Quando uma assembleia de condomínio pode ser anulada?

Perguntado por: Martim Nuno Abreu Fonseca  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Assembleias têm uma série de normas no Código Civil e na convenção dos condomínios, em relação à convocação e às votações. Se alguma regra não for respeitada, a assembleia (e suas decisões) podem ser anuladas por uma assembleia seguinte, ou por decisão judicial.

Quem pode anular uma assembleia de condomínio?

A anulação de assembleia condominial é sempre feita por meio de uma ação judicial que objetiva a declaração de nulidade pelo juiz. Qualquer condômino pode ingressar com essa ação.

Qual o prazo para anular assembleia de condomínio?

2. O direito da parte de pleitear a anulação de assembléia geral de condomínio decai em 2 (dois) anos a contar da data da conclusão do ato. Logo, se a demanda foi proposta após o decurso do prazo, a decadência deve ser reconhecida, de ofício, pelo magistrado, conforme estabelece o artigo 210 do Código Civil .

Como faço para cancelar uma assembleia de condomínio?

O condômino insatisfeito, se não conseguiu juntar ¼ dos condôminos para convocar assembleia, desejando anular as decisões de uma assembleia, deverá sempre se valer de uma ação judicial para que o juiz declare nula tal assembleia.

Quanto tempo posso impugnar uma assembleia?

“O prazo decadencial para pleitear a anulação de assembleia condominial é de quatro anos, contando da sua realização – art. 178 do Código Civil”[4].

Anulação de Assembleia Condominial - Varela Torres Advocacia

25 questões relacionadas encontradas

O que precisa para impugnar uma assembleia?

Como impugnar a assembleia condominial? Os condôminos insatisfeitos devem impugnar a assembleia condominial ingressando com uma ação no Poder Judiciário, solicitando ao juiz que declare tal assembleia nula, desde que haja motivação suficiente.

Como impugnar uma candidatura de síndico?

Durval, consulte sua Convenção, se ela disser algo que possibilite impugnar candidato a síndico então siga, mas no Código Civil em vigor não existe impugnação de candidato a síndico. O que vcs devem fazer é mobilizar-se para votar em outra pessoa ou mesmo para optar por um síndico profissional.

O que acontece se ninguém for a reunião de condomínio?

Se ninguém mais comparecer à reunião de condomínio, o síndico sozinho pode aprovar medidas que dependam de validação de 50% dos moradores presentes mais um —no caso, só ele mesmo. Isso se a convenção não proibir o síndico de votar.

Como cancelar um edital de convocação?

O Edital de convocação de uma assembleia é construído pelo corpo diretivo que foi eleito pela maioria dos moradores. Nesse caso não se pode cancelar uma convocação, mas sim estar presente na assembleia para fazer valer seu voto e se possível junto com outros moradores que compartilham da mesma opinião.

Quem deve assinar a ata de assembleia de condomínio?

O presidente e o secretário são os últimos a assinar, concluindo a Ata da assembleia. ... Ele poderá assinar como condômino, se durante a sessão for estabelecido que todos os presentes deverão assinar e se a Ata for elaborada na hora.

Qual o prazo para convocação de assembleia?

Prazo. A convocação de assembleia deve ser divulgada, no mínimo, com 24 horas de antecedência. No entanto, é comum que as convenções estabeleçam o prazo de, no mínimo, 10 dias.

Qual o prazo para convocação de assembleia de condomínio?

O prazo mínimo é de 5 dias úteis. De acordo a legislação, é importante que os moradores tenham conhecimento da assembleia com um tempo hábil para que possam se organizar e estar presentes no horário e data marcados. Esse tempo pode ser definido também dentro da convenção do condomínio.

Qual o prazo para edital de convocação?

O prazo para publicação do edital de convocação para sociedade anônima de capital fechado é de no mínimo 8 dias antes da data prevista para realização da assembleia. O prazo começa a contar a partir da primeira publicação, independente se a primeira publicação for no Diário Oficial ou no jornal de grande circulação.

Como um condômino pode convocar uma assembleia?

As assembleias ordinárias e extraordinárias podem ser convocadas tanto pelo síndico ou por ¼ dos condôminos. No entanto, existe uma exceção quanto a reunião. Em situação de obras que exigem despesas muito altas, qualquer morador pode convocar uma assembleia, segundo o artigo 1.341.

Quando o síndico pode ser processado?

Processo contra síndico de condomínio são cabíveis apenas quando há provas de que o gestor agiu de má-fé e cometeu atos ilícitos durante a sua gestão. Por ser tratar de um assunto tão sério, elaboramos esse artigo que reúne informações sobre quais são as possibilidades de uma ação contra síndico de condomínio.

Quem pode participar das assembleias de condomínio?

O Código Civil orienta a respeito de diversos assuntos que envolvem um condomínio. ... O artigo 1.335 estabelece que qualquer condômino tem o direito de participar das assembleias, desde que esteja com a taxa condominial em dia.

O que pode ser decidido em assembleia de condomínio?

A assembleia condominial é uma obrigação prevista no Código Civil para que os moradores possam se reunir, discutir e decidir sobre diversas questões que envolvem o condomínio. Aprovação de contas, obras, rateios, eleição de membros da administração etc são algumas das pautas debatidas nesses encontros.

Quando o síndico não cumpre a ata?

Se ele não cumpre as decisões da assembleia ele pode ser destituído. ... Nessa própria assembléia, deveria ser estabelecido prazos para as etapas de dispensa de funcionários e serviços e analisando os contratos. Isso tudo deveria ser reportado pelo síndico. Até as verbas indenizatórias precisavam ser reportadas.

Quem define a pauta da assembleia?

Em regra, quem convoca a assembleia define a sua pauta.

O que é uma ação de impugnação?

A impugnação é o ato de contrariar, refutar, opor-se a ou contradizer uma ideia específica, expondo as razões para tal. A finalidade dela é opor-se a alguma manifestação ou decisão da parte adversária de um processo, enumerando razões do motivo da falta de concordância com tal manifestação.

Qual o quórum para eleição de síndico?

O Código Civil não estabelece um quórum especial para a eleição de síndico. Portanto, o síndico pode ser eleito com base no caso geral estabelecido na lei. Em primeira convocação, por maioria de votos dos condôminos presentes que representem pelo menos metade das frações ideais.

Quantos votos precisa para eleger um síndico?

Para ser eleito um síndico primeiro é necessário que estejam presentes a quantidade exigida pela sua convenção ou pelo código Civil que é 2/3 dos Condôminos adimplentes. A maioria será o ganhador, ou como diz outros 50% + Um dos votos.

Como contagem prazo para convocação assembleia?

Para a contagem do prazo consideram-se os dias corridos, úteis ou não. Assim, está regular a convocação se entre a data da assembleia e a data da primeira convocação tiverem transcorrido oito ou quinze dias, conforme o caso, excluindo-se da contagem a data da convocação e incluindo-se a data da assembleia.

O que deve constar no edital de convocação?

Deve constar no Edital de Convocação o local, data, horário das 03 (três) convocações, sendo o intervalo entre elas de 01 (uma) hora cada, quorum para instalação, ordem do dia, número de cooperados em condições de votar e assinatura do responsável pela convocação.

Qual o prazo para ocorrer a convocação da AGO?

Procedimentos para a Convocação da AGO

Companhia Aberta – o prazo de antecedência da primeira convocação será de 15 dias e o da segunda convocação de 8 dias.

Artigo anterior
O que é preciso para ser um executivo de contas?
Artigo seguinte
Qual o melhor médico para tratar obesidade?