Quando um paciente se nega a receber tratamento quais princípios estão em conflito?

Perguntado por: Liliana Reis de Teixeira  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (70 avaliações)

O paciente que não aceita o tratamento proposto baseia-se no direito de livre arbítrio e nos princípios da dignidade e liberdade de consciência religiosa, pois de acordo com os artigos 15 do CC e 5° da CF, tem este o direito de recusar determinado tratamento médico que lhe sane enfermidade ou até lhe salve a vida.

O que fazer quando paciente recusa tratamento?

Art. 12. A recusa terapêutica regulamentada nesta Resolução deve ser prestada, preferencialmente, por escrito e perante duas testemunhas quando a falta do tratamento recusado expuser o paciente a perigo de morte. Parágrafo único.

Em que hipóteses é inadmissível a recusa de um tratamento médico?

A lei permite (e até obriga, a depender da interpretação do artigo 135 do CP) ao médico agir contra a decisão de recusa terapêutica, apenas nos casos de risco iminente de vida do paciente. Não há lei que proíba esse modo de agir.

Quais direitos o paciente tem para decidir se quer ou não receber atendimento?

Em outras palavras, o paciente tem não somente o direito de ser informado, mas, se assim decidir, tem também o direito de não saber o que se passa em relação a seu estado de saúde e acerca dos cuidados que lhe serão ministrados.

São princípios da Ética Médica?

O Código de Ética Médica tem como princípios básicos a garantia da identidade, da integridade e da dignidade dos pacientes e prega que tudo aquilo que o profissional venha a fazer tenha que ser, necessariamente, em benefício da pessoa que está sendo atendida, preservando as condições dignas de trabalho e remuneração ...

Recusa de tratamento pelo paciente | O que devo fazer? Como redijo o termo?

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios da medicina?

Art. 1° – A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza. Art. 2° – O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

Qual é a Ética Médica?

Ética médica é a disciplina que avalia os méritos, riscos e preocupações sociais das atividades no campo da Medicina, levando em consideração a moral vigente em determinado tempo e local. ... A ética profissional é constituída por princípios da conduta humana que define diretrizes para o exercício de uma profissão.

Pode um paciente se recusar a ser submetido a algum tratamento?

O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.

Quando o SUS pode negar atendimento?

A – Ao acesso universal, isso quer dizer que todos os hospitais públicos ou conveniados do SUS (nas especialidades garantidas) não poderão negar atendimento a qualquer pessoa, independente de sua classe social, sexo, cor, crença, idade ou da localidade do País da qual for originária.

Quais os direitos das pessoas atendidas?

Direitos da pessoa que estiver sendo atendida. O prestador de socorro deve ter em mente que a vítima possui o direito de recusa do atendimento. No caso de adultos, esse direito existe quando eles estiverem conscientes e com clareza de pensamento.

O que é termo de recusa?

É o documento assinado pelo cliente confirmando que ele se recusou a preencher o questionário de perfil de risco e a fazer a adequação de investimento. Nesse caso, ele fica 100% responsável pelas aplicações em produtos que apresentem perfil de risco divergentes do seu perfil de risco como investidor.

Pode o titular do direito plenamente capaz Recusar-se a tratamento médico ou cirúrgico mesmo correndo risco de morte?

Em regra, ninguém é obrigado a se submeter a tratamento médico ou intervenção cirúrgica de risco, salvo na situação de risco iminente de morte. O artigo 15 do Código Civil Brasileiro dispõe que ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.

Quando o paciente não quer fazer quimioterapia?

Pode ser que os pacientes não utilizem em seus tratamentos esses medicamentos, então é sempre aconselhável esclarecer as dúvidas sobre os tratamentos junto ao seu médico. Mas, de qualquer forma, se o cabelo cair, estimule a paciente a lembrar que é só uma fase.

Precisa de tratamento mas não aceita?

Procurar um psicólogo para trabalhar as questões comportamentais e um psiquiatra, para ver a necessidade de medicação são de grande valia. É sempre complicado ajudar quem não quer tratamento.

Quando um usuário do SUS e mal atendido a quem ele pode recorrer?

Pelo número 136, o cidadão tem acesso gratuito à Ouvidoria do SUS. São oferecidas diversas opções, tais como: fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde.

Quanto tempo de atraso o plano de saúde pode negar atendimento?

As operadoras de planos de saúde nem sempre podem negar atendimento por causa do não pagamento da fatura. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano só pode recusar o paciente se ele atrasar a mensalidade por 60 dias, consecutivos ou não, no prazo de um ano.

É crime negar atendimento médico?

Nos hospitais ou clínicas, quando ocorre o atendimento de urgência e emergência é vedado o médico ou hospital negar o atendimento alegando não importa o argumento, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa.

O que é recusa terapêutica?

Ou seja, classifica-se como recusa terapêutica o direito do paciente maior, capaz, orientado e consciente de recusar a proposta médica quanto ao tratamento indicado para o seu quadro clínico....do tratamento puder gerar riscos previsíveis ao paciente, de modo que deve ser adotada a terapêutica que havia sido indicada, ...

Quando o paciente não quer ficar internado?

Só o médico responsável pelo caso/paciente pode dar alta. Os casos de pedido de alta por parte do paciente, que desiste ou quer interromper o tratamento ensejo uma situação em que se confrontam a autonomia da vontade do paciente e a responsabilidade do médico, vinculado pelo Princípio da beneficência.

Quais são os tipos de ética?

Tipos de ética
  • Ética racionalista. ...
  • Ética teleológica. ...
  • Ética teológica ou cristã ...
  • Ética deontológica. ...
  • Ética utilitarista. ...
  • Ética na Idade Média. ...
  • Ética Moderna. ...
  • Ética contemporânea.

Qual a função do código de ética médica?

O Código de Ética Médica institui princípios da prática profissional e normatiza as relações do médico com pacientes e familiares, com outros médicos, instituições de saúde, bem como sua conduta no âmbito do sigilo e responsabilidade profissional.

Qual o objetivo do Código de Ética médica?

O Código de Ética Médica é uma proteção para a sociedade e para a classe médica ao instituir normas que devem ser seguidas pelos médicos no âmbito profissional. São mudanças que visam uma conduta mais técnica, transparente e humanista do médico.

Quais são os 4 princípios fundamentais sobre saúde e doença?

Descentralização; Regionalização e hierarquização; • Participação da comunidade; É por intermédio dessas diretrizes, tendo em vista o alicerce estrutural dos princípios da universalidade, eqüidade e integralidade, que o SUS deve se organizar.

Quais os 4 princípios entre médico e paciente?

Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.

Quais os três princípios básicos da Medicina social?

Guia completo dos princípios do SUS
  • Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
  • Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
  • Equidade. ...
  • Descentralização. ...
  • Regionalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Participação social.

Artigo anterior
Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?
Artigo seguinte
Qual as características do liberalismo?