Quando um dente precisa ser arrancado?

Perguntado por: Juliana Cardoso Costa  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 5/5 (40 avaliações)

8 situações em que o dente precisa ser extraído
1) Cáries muito extensas: principalmente quando envolve a raiz do dente. 2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa.

Quem não pode arrancar dente?

Existem alguns casos onde é preciso prestar ainda mais atenção. Pacientes que tenham alergia ou reações à anestesia dentária precisam informar o dentista sobre isso. O mesmo vale para pacientes com problemas circulatórios, pois geralmente tomam remédios que aumentam o risco de hemorragia.

O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?

Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.

Pode arrancar o dente ao invés de fazer canal?

Pode sim. O tratamento de canal não é uma contra-indicação para exodontia, porém o tratamento de canal é realizado com o objetivo de evitar a exodontia.

O que acontece se não fazer canal no dente?

As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.

O DENTE QUE NUNCA DEVE SER EXTRAÍDO ou ARRANCADO! Veja o que acontece!

41 questões relacionadas encontradas

Qual o dente mais perigoso de extrair?

O dente do siso, ou terceiro molar, sempre era indicado por dentistas a ser extraído em todos os tipos de pacientes, sem distinção, já que, mesmo sem nascer, ele poderia ter cáries e oferecer incômodos conforme a sua posição no interior da boca.

Qual o dente mais perigoso para extrair?

O maior problema enfrentado pelos dentes do siso, no entanto, é a falta de espaço para nascer. Nesses casos, o ideal é que seja extraído antes dos 30 anos. “Caso contrário, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e a extração fica mais complicada, podendo até lesionar os nervos da região.

Pode morrer arrancando dente?

Uma mulher, de 31 anos, morreu vítima de uma infecção, nesta quarta-feira (8), após ter extraído um dente, em uma clínica odontológica particular de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

É perigoso arrancar o dente siso?

Apesar de causar certo medo em muitas pessoas, no geral, a extração do dente siso é considerado um procedimento simples pelos dentistas. A cirurgia é segura e, sendo realizada por um profissional capacitado, tem tudo para ser um sucesso.

Quais os riscos de extrair um dente inflamado?

As complicações infecciosas após a extração dentária incluem inchaço, dor, drenagem de pus e febre. Quando o local onde o dente ficava não é preenchido por um coágulo de sangue, pode surgir uma “alveolite seca”, que causa dor intensa e mau cheiro.

Quantos dentes podem ser arrancados de uma só vez?

Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).

Pode tirar 4 sisos de uma vez?

A resposta é simples: pode-se extrair os 04 sisos de uma vez! Para alguns, a retirada dos quatro dentes traz receios. Contudo, com o uso da técnica correta, a extração de todos os sisos de uma vez traz benefícios ao paciente.

É realmente necessário tirar o dente do siso?

Quando é necessário extrair o dente do siso? A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Entretanto, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração.

Quanto custa para extrair um dente podre?

Logo, o valor da extração do dente podre pode variar dependendo da gravidade do problema e do quadro clínico do paciente, além de variar pelo dentista e pela clínica. O preço médio desse processo cirúrgico pode ir de R$100 (cem reais) a R$200 (duzentos reais), considerando os fatores clínicos e o local da extração.

Quanto tempo leva para tirar os 4 sisos?

Em média, nas mãos de um bom cirurgião e equipe, pode-se remover os 4 sisos em cerca de uma hora. No seu caso, como são apenas dois, em até metade do tempo. Se for inferior, por vezes, precisa pedir uma tomografia computadorizada.

Quanto custa para tirar 4 sisos?

Valores dependem de diversos fatores, variam de acordo com o local, a dificuldade, o tempo, se o cirurgião é especialista etc. Não existe uma média. Em média, pode variar de 50 reais a 1.500 reais. Depende do profissional e do local.

O que fazer depois de tirar os 4 sisos?

Pós-operatório do siso: quais cuidados você deve ter?
  1. Mantenha o repouso. A cirurgia para retirada do dente siso não é considerada muito complexa. ...
  2. Aplique gelo no local. ...
  3. Evite fazer bochecho. ...
  4. Escove os dentes delicadamente. ...
  5. Adapte sua alimentação. ...
  6. Procure falar pouco. ...
  7. Tome os medicamentos indicados. ...
  8. A importância dos cuidados.

Pode-se extrair 4 dentes de uma vez?

Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico. “Normalmente realizamos as cirurgias por etapas, fazendo dois elementos por vez”, diz ela, “mas é possível realizar a cirurgia dos 4 sisos no mesmo momento”.

Pode extrair 12 dentes de uma vez?

Pode, desde que não haja nenhuma condição sistêmica que contra indique.

Pode tirar 2 sisos de uma vez?

É viável sim a realização dos 2 sisos na mesma cirurgia. Isso é uma prática muito comum. Eu realizo normalmente os 4 sisos na mesma cirurgia. É muito melhor para o paciente em termos de pós operatório e modificação da rotina.

Quais os sintomas que um dente inflamado pode causar?

Sinais e sintomas
  • Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
  • Inchaço na bochecha.
  • Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
  • Sensibilidade causada por pressão.
  • Febre.
  • Inchaço dos linfonodos no pescoço.

O que é bom para desinflamar quando arranca dente?

Além do sangramento, também é comum sentir um ligeiro inchaço da gengiva e do rosto na região em volta do dente que foi removido. Para aliviar esse desconforto é importante aplicar compressas com gelo sobre o rosto, no local onde estava o dente. Este procedimento pode ser repetido a cada 30 minutos, por 5 a 10 minutos.

Quanto tempo dura uma inflamação no dente?

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Qual o antibiótico indicado para dente inflamado?

Ao usar antibióticos, a escolha é penicilina ou amoxicilina, com clindamicina como alternativa para pacientes alérgicos à penicilina.

Qual o melhor antiinflamatório para desinflamar o dente?

Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para o alívio da dor de dente que age reduzindo a produção de substâncias que causam a inflamação e também atua como analgésico, reduzindo a dor de dente.

Artigo anterior
Qual é o nome do volante do navio?
Artigo seguinte
Quem matou o Senju hashirama?