Quando um corpo está dotado de movimento retilíneo uniforme a resultante das forças que sobre ele atuam e *?

Perguntado por: Igor Rocha  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

a) Um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.

O que é a primeira lei de Newton?

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia

Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

O que é o movimento retilíneo uniforme?

Em linha reta e no mesmo ritmo. Corpos que se deslocam em trajetória retilínea e com velocidade constante – ou seja, sem aceleração – estão em movimento retilíneo uniforme, ou MRU. Corpos em MRU percorrem sempre a mesma distância em um mesmo intervalo de tempo.

É possível que um corpo tenha movimento na ausência de forças sobre ele?

Até o início do século XVII, pensava-se que para se manter um corpo em movimento era necessária uma força atuando sobre ele. Essa idéia foi totalmente revirada por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objeto continuará se movendo em linha reta e com velocidade constante".

Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula?

"Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças que atuam sobre esse corpo for nula". Assim, se o corpo estiver em repouso continuará; em repouso; se estiver em movimento, continuará o seu movimento em linha reta e com velocidade constante.

Movimento retilíneo de queda livre | Exercícios e aplicações | Aula 2 | 11F1.3

24 questões relacionadas encontradas

Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual a zero esse corpo somente pode estar em repouso?

Alternativa “c” é falsa porque quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, esse corpo permanece em repouso ou em movimento uniforme somente em linha reta, e não em qualquer direção.

É necessária uma força resultante não nula?

1ª Lei de Newton: Corpos em Repouso

A primeira lei de newton nos diz que um corpo em repouso continuará em repouso até que uma força resultante não nula atue sobre ele. As forças peso (P) e normal (N) se anulam, logo, a força resultante é nula. A força do empurrão é a força resultante sobre o corpo.

Qual é a causa do movimento de um corpo?

Tais grandezas são relacionadas entre si pela 2ª lei de Newton, que estabelece que a força resultante sobre um corpo causa uma variação na quantidade de movimento durante certo intervalo de tempo.

Quando um corpo exerce força sobre o outro?

Quando um corpo exerce força sobre o outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido. II. A resultante das forças que atuam em um corpo de massa m é proporcional à aceleração que este corpo adquire.

O que diz a terceira lei de Newton Cite exemplos?

Isso significa que as forças atuam em pares e que para toda ação existe uma reação. Por exemplo, se o corpo A exercer uma força Fa sobre o corpo B, o corpo B irá exercer uma força Fb de igual intensidade sobre o corpo A, isto é Fa = Fb,, e de igual direção, pois ambos estão na horizontal.

O que é movimento retilíneo e uniforme exemplos?

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Desta forma, em intervalos de tempos iguais o móvel percorre a mesma distância. Um exemplo de MRU é quando estamos viajando em uma estrada plana e reta e o velocímetro indica sempre a mesma velocidade.

O que é uma trajetória retilínea?

A trajetória descrita por um corpo em movimento pode ser retilínea, se for uma linha reta, ou curvilínea, se for uma linha curva. O movimento descrito por um automóvel numa estrada retilínea é um exemplo de uma trajetória retilínea.

O que é movimento não retilíneo?

O movimento uniformemente variado é um movimento cuja velocidade aumenta ou diminui de forma constante em relação ao tempo. Esse tipo de movimento não é necessariamente retilíneo e está sujeito a uma aceleração constante.

O que é a lei de Newton?

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

O que diz a lei de Newton?

“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

Como explicar as três leis de Newton?

A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação ...

Quando um corpo exerce uma força em outro ele recebe de volta na mesma direção e em sentido contrário uma força *?

A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mas com sentido oposto.

O que diz a primeira lei de Newton Cite exemplos?

Quando estamos dentro de um ônibus em pé e o mesmo freia bruscamente, por inércia, somos atirados para frente. Quando um carro vai fazer uma curva é necessário que uma força atue, pois de outra forma o carro irá seguir em linha reta.

O que é a Segunda Lei de Newton?

A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.

O que causa o movimento aparente das estrelas no céu?

Isso ocorre, porque a Terra gira em torno do seu eixo norte-sul (por isso chamado eixo de rotação da Terra). Então, as estrelas na direção norte parecem caminhar em sentido anti-horário e na direção sul, no sentido horário.

Qual a principal fórmula da quantidade de movimento?

A quantidade de movimento pode ser calculada multiplicando-se a massa de um corpo por sua velocidade. Essa grandeza física é vetorial, e sua unidade de medida, de acordo com o SI, é o kg. m/s.

Quais são os tipos de forças?

Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.

O que diz a Segunda Lei de Newton Cite exemplos?

Desta forma, se aplicarmos a mesma força em dois corpos com massas diferentes, o de maior massa sofrerá uma menor aceleração. Daí concluímos que o de maior massa resiste mais as variações de velocidade, logo tem maior inércia. Exemplo: Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2.

Como calcular a resultante das forças?

A força resultante é a soma vetorial de todas as forças aplicadas a um corpo. De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

O que é movimento retilíneo e não retilíneo?

Primeiramente, os movimentos retilíneos são caracterizados por se deslocar apenas em uma trajetória reta, onde a direção do vetor velocidade é constante; ou seja, se um objeto percorre uma linha reta com velocidade não nula, seu movimento se enquadra em um movimento retilíneo.

Artigo anterior
Quantos dias para ver o resultado do Skinbooster?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre a Igreja Católica e ortodoxa?