Quando um átomo radioativo emite uma partícula alfa o que ocorre com o seu número de massa?

Perguntado por: Nádia Vitória Pacheco  |  Última atualização: 2. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Sobre as emissões alfa, foi enunciada por Soddy, em 1911, a chamada primeira lei da Radioatividade: Quando um radionuclídeo emite uma partícula Alfa, seu número de massa diminui 4 unidades e, seu número atômico, diminui 2 unidades.

O que acontece quando um átomo emite partícula alfa?

No caso da emissão de uma partícula alfa (42α2+), o número atômico (quantidade de prótons) do átomo diminui duas unidades (porque perdeu dois prótons) e seu número de massa (quantidade de prótons e nêutrons no núcleo) diminui quatro unidades.

O que acontece quando a emissão de radiação alfa?

A radiação α só é emitida por núcleos cujo número atômico é superior a 83, sendo que durante a sua emissão ocorre o desaparecimento gradual do elemento original e o aparecimento de um novo elemento, como ocorreu no exemplo anterior, em que o urânio-235 se transformou no Tório-321.

O que acontece quando um átomo radioativo emite partícula alfa e beta?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Quando um elemento radioativo emite uma partícula?

*Partículas beta (β): Quando um elemento radioativo emite uma partícula beta, ele está perdendo um elétron e uma subpartícula denominada antineutrino.Um nêutron decompõe-se, originando um próton que permanece no núcleo, um elétron e um antineutrino que são emitidos.

🧪 PARTÍCULAS ALFA E BETA: COMO CALCULAR?

18 questões relacionadas encontradas

Quando um átomo emite radiação?

Primeira lei da radioatividade

Segundo essa lei, quando um átomo radioativo emite uma radiação do tipo alfa, ele dará origem a um novo átomo com núcleo contendo dois prótons e dois nêutrons a menos, totalizando uma massa quatro unidades menor.

Quando um elemento radioativo emite uma partícula beta seu número?

“Quando um átomo emite uma partícula beta, seu número atômico (Z) aumenta uma unidade e seu número de massa (A) permanece o mesmo.” O número atômico (Z) é a quantidade de prótons existentes no núcleo atômico.

Quando um átomo emite uma partícula alfa e em seguida duas partículas beta?

02) Quando um átomo emite uma partícula “alfa” e, em seguida, duas partículas beta, os átomos inicial e final: a) Têm o mesmo número de massa.

Qual e a carga da partícula alfa?

A partícula alfa é uma partícula composta por dois prótons e dois nêutrons, tendo a mesma estrutura do núcleo do átomo de hélio e sendo denotada pela letra grega α. Portanto, a partícula alfa possui duas unidades de carga positiva e quatro unidades de massa atômica.

Quando um núcleo 226 88ra decai emitindo uma partícula alfa qual e o número atômico do núcleo resultante qual a massa atômica resultante?

Como podemos ver o elemento resultante é o Randônio de número atômico 86 e massa 222.

Quando a radiação alfa perde toda a sua energia ela se transforma em que elemento?

O núcleo do Urânio (cujo número atômico é 92 e o número de massa é 238), ao eliminar uma radiação alfa, forma o átomo de rádio (cujo número atômico é 88 e o número de massa é 234).

O que a radiação alfa atravessa?

As partículas Alfa, por terem massa e carga elétrica relativamente maior, podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel (veja a figura a seguir); elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas.

Que são partículas alfa?

Posteriormente se verificou que a partícula alfa é um conjunto de dois prótons e dois neutrons, isto é, é o núcleo do átomo de hélio. Possui carga elétrica igual a , e massa de 4,002764 unidades de massa atômica, isto é, praticamente 4 vezes a massa do átomo de hidrogênio.

O que acontece quando um átomo emite uma partícula beta?

Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.

Qual partícula não e desviada por um campo magnético?

16) Radiação gama não é desviada de sua direção de propagação por um campo magnético, mas partículas alfa e beta são desviadas em direções opostas entre si quando expostas a um campo magnético.

O que acontece com o número atômico Z e o número de massa?

Enquanto o número atômico (Z) vai indicar a quantidade de prótons de um átomo, o número de massa (A) vai indicar a soma de prótons e de nêutrons.

Quais são os três tipos de radioatividade?

São três as emissões radioativas naturais:
  • Emissão alfa (α): Partículas formadas por dois prótons e dois nêutrons, do mesmo modo que o núcleo de um átomo de hélio. ...
  • Emissão beta (β): Partículas formadas por um elétron. ...
  • Emissão gama (γ): É uma radiação eletromagnética semelhante aos raios X.

O que acontece quando um elemento radioativo emite um raio?

O rádio é um elemento radioativo, sofrendo decaimento e liberando partículas alfa, beta e grande quantidade de energia. É altamente perigoso aos seres vivos, que podem desenvolver problemas nos ossos e tireoide, anemia, câncer, entre outras doenças.

Como saber se a partícula e alfa ou beta?

A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações. A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira.

Por que a radiação gama e liberada após a emissão de partículas alfa ou beta A para aumentar a estabilidade do núcleo?

Radiação gama (γ): mesmo após emitir partículas, o núcleo radioativo ainda possui um excesso de energia que precisa ser aliviado. Ele faz isso por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, mais especificamente a radiação gama.

Qual e a partícula emitida pelo núcleo radioativo?

A energia liberada é uma energia invisível chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material chamado então de radioativo. Essa energia é liberada com a emissão de partículas (alfa, beta ou radiação gama) de um núcleo atômico de elementos que sofre decaimento radioativo.

O que acontece com um elemento radioativo ao emitir uma radiação beta mais?

Como há uma alteração no número de prótons do núcleo do átomo, sempre que uma radiação beta é emitida, temos a formação de um novo elemento químico, cujo número atômico é 1 unidade maior que o que deu origem a ele.

O que são as partículas alfa e beta?

A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética. A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons.

Quais átomos emitem radiação?

Todos os isótopos (átomos que possuem o mesmo número de prótons) dos elementos radioativos, isto é, que apresentam número atômico maior ou igual a 84, emitem radiação.

Quais os átomos que emitem radiação?

→ Elementos radioativos naturais
  • Polônio (84Po)
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Astato (85At)
  • Radônio (86Rn)
  • Frâncio (87Fr)
  • Rádio (88Ra)
  • Actínio (89Ac)
  • Tório (90Th)
  • Protactínio (91Pa)

Artigo anterior
Qual o melhor tipo de grama para ser plantada na sombra?
Artigo seguinte
O que é disgrafia adquirida?