Quando termina o recesso do judiciário?

Perguntado por: Kelly Lia Magalhães Abreu  |  Última atualização: 23. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

Os órgãos do Poder Judiciário Federal entram em recesso no dia 20 de dezembro de 2023 (quarta-feira) e permanecem até o dia 6 de janeiro de 2024 (sábado).

Quando os juízes voltam do recesso?

O recesso forense do Poder Judiciário está chegando ao fim. Iniciado no último dia 20 de dezembro, o período de interrupção do expediente acaba no próximo sábado, dia 6 de janeiro. Com isso, os expedientes serão retomados na próxima segunda-feira (8/1).

Que dia os juízes voltam a trabalhar 2024?

Em geral, o recesso do Judiciário acaba dia 6 de janeiro, que neste ano cai no próximo sábado. Na prática, os atendimentos presenciais retornam no dia 8, próxima segunda-feira.

Quando o Tribunal de Justiça volta a funcionar 2024?

As seis turmas do tribunal retomam os julgamentos no dia 6 de fevereiro, a partir das 14h. A Corte Especial volta a se reunir no dia 7, no mesmo horário.

Quando acaba o recesso do judiciário no Carnaval?

De acordo com a PORTARIA SEAP Nº 232, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2022, ficou acordado que, nos dias 12 e 13 de fevereiro é feriado devido ao Carnaval, portanto, não haverá expediente.

Recesso do Poder Judiciário e Suspensão de Prazos - Quando é? 2019 - 2020

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os prazos que não suspendem no recesso forense?

Prazos processuais penais

Eis o que prescreve o art. 798 do Código de Processo Penal: “Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado.”. Significa dizer, portanto, que não há suspensão dos prazos nos processos criminais.

Como ficam os prazos judiciais durante o Carnaval 2024?

Conforme consta da Portaria STJ/GP 2/2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não terá expediente nos dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval), em razão de feriado na Justiça Federal e nos tribunais superiores, estabelecido pelo artigo 62, inciso III, da Lei 5.010/1966.

Quando o Fórum Trabalhista volta a funcionar?

A partir do dia 22 de fevereiro de 2021, voltam a correr os prazos processuais para os processos físicos e o atendimento ao público.

Quando volta os prazos processuais 2024 TJMG?

O envio de expedientes para publicação no DJe somente será retomado a partir do dia 19 de janeiro de 2024. Serão mantidas as disponibilizações, via internet, de despachos, decisões, sentenças e acórdãos, por meio do acesso ao acompanhamento processual no Portal TJMG.

Qual o período de férias dos juízes?

Em busca da licença-prêmio, os magistrados federais já têm direito - a exemplo dos colegas estaduais - a dois meses de férias por ano, conforme previsão da Lei Orgânica da Magistratura, em vigor desde 1979 (Governo do general João Figueiredo).

Quando o juiz começa a trabalhar?

A magistratura é uma das carreiras mais almejadas, mas é também uma das mais difíceis do meio jurídico. A porta de entrada da profissão acontece por meio de concurso público, promovido pelo Poder Judiciário, e a aposentadoria se dá após 35 anos de contribuição e com idade mínima de 65 anos.

O que é o recesso forense?

Recesso forense é o período de suspensão das atividades judiciais remotas e presenciais, prazos processuais e audiências, devido às festividades de fim de ano.

Quando acaba recesso forense 2024?

No recesso forense, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai funcionar em esquema de plantão até 6 de janeiro de 2024. Os prazos processuais permanecem suspensos de 20 de dezembro até 20 de janeiro.

Quando termina o recesso do Tribunal de Justiça do Rio de janeiro?

17/10/2023 Regulamenta o plantão judiciário do 2º grau de jurisdição durante o período de recesso forense, compreendido entre os dias 20 de dezembro de 2023 e 06 de janeiro de 2024.

Quando termina o recesso do STJ?

Prezado(a) Sr(a). Usuário(a), De acordo com o Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, artigo 81, Parágrafo 2º, Inciso I, a partir do dia 20 de dezembro de 2024 até o dia 01 de janeiro de 2025, o Tribunal estará em recesso.

Qual é o significado da palavra recesso?

O termo recesso é usado no ambiente de trabalho para designar um período de pausa nas atividades da empresa em determinado período, e usualmente acontece em épocas festivas mais longas, como fim de ano e carnaval. Esses dias de folga são considerados um benefício dado pela empresa, e não uma obrigação legal.

Quais prazos ficam suspensos durante o recesso forense?

Art. 2º O recesso judiciário importa em suspensão não apenas do expediente forense, mas, igualmente, dos prazos processuais e da publicação de acórdãos, sentenças e decisões, bem como da intimação de partes ou de advogados, na primeira e segunda instâncias, exceto com relação às medidas consideradas urgentes.

Como é a contagem dos prazos no recesso forense?

Em termos práticos, o efeito do recesso forense nos processos penais é tão somente a prorrogação do vencimento para o primeiro dia útil após o término, caso o último dia do prazo fosse ocorrer no recesso.

Quando começa a contar os prazos processuais?

Os prazos voltam a fluir em 1º de fevereiro de 2024, exceto para os processos criminais, nos quais deve ser observada a regra do artigo 798-A do Código de Processo Penal.

Quem determina o recesso forense?

Os Tribunais de Justiça dos Estados poderão suspender o expediente forense, configurando o recesso judiciário no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro, garantindo atendimento aos casos urgentes, novos ou em curso, por meio de sistema de plantões”.

Quais atos podem ser praticados no recesso forense?

Modelos que citam Atos Processuais Praticados em Período de Férias Forenses
  • Modelo de peça: Ação de obrigação de fazer cumulada com cobrança de licença prêmio em prol de servidor público (professor) aposentado. Modelos • 29/09/2021 • Edinei Ballin. ...
  • Recurso Ordinário - Trabalhista. ...
  • reclamação trabalhista-jornalista.

Qual o prazo para intimação da sentença?

§ 2º Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas. § 3º Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.

Quais são os feriados forenses?

Feriados forenses de 2024
  • Expediente forense – Semana Santa.
  • Expediente forense – Dia de Todos os Santos e Finados (1º e 2 de novembro)
  • Expediente forense – Fundação da cidade de São Paulo 2024.
  • Expediente forense – Carnaval.
  • Expediente forense – Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)

Como vai funcionar o Fórum no Carnaval?

A maioria não terá expediente na segunda-feira, 12, e manterá suas portas fechadas também durante a terça e Quarta-feira de Cinzas. Outras optarão por horário especial no dia 14/2, funcionando somente no período da tarde.

Artigo anterior
Por que o mês de setembro foi escolhido para a campanha?
Artigo seguinte
Porque o sangue é considerado rio da vida?