Quando surgiu o conceito de responsabilidade social?

Perguntado por: Viviane Kyara Fonseca  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)

O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa.

Como surgiu o conceito de responsabilidade social?

A expressão "responsabilidade social" foi escrita pela primeira vez em um manifesto de 120 industriais ingleses. O documento menciona que a "responsabilidade dos que dirigem a indústria é manter um equilíbrio justo entre os vários interesses dos públicos, dos consumidores, dos funcionários, dos acionistas”.

Quando surgiu o conceito de responsabilidade social no Brasil?

No Brasil, a preocupação com a responsabilidade social surgiu na década de 60 a partir de vários movimentos empresariais de incentivo à pratica de ações sociais.

Quem inventou a responsabilidade social?

Sendo assim os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916).

O que os autores dizem sobre responsabilidade social?

De acordo com Chiavenato (1999, p. 121), Responsabilidade Social é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem- estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses.

O Que é Responsabilidade Social?

24 questões relacionadas encontradas

Qual foi o primeiro relatório de responsabilidade social?

“Em 1971 a companhia alemã STEAG produziu uma espécie de relatório social, um balanço de suas atividades sociais.”(SANTOS, 2007, pág 9). Em 1972 a SINGER, empresa francesa, preparou o primeiro Balanço Social da história.

O que é responsabilidade social no Brasil?

A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.

Quando foi criada a responsabilidade corporativa ou Responsabilidade Social Empresarial e qual a preocupação das companhias?

A Responsabilidade Corporativa surgiu na década de 70 como um meio de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram.

Quais os antecedentes históricos das últimas décadas que impulsionaram os temas da responsabilidade social e da sustentabilidade?

A responsabilidade social das empresas tornou-se importante na última década do século XX, impulsionada por vários aspectos como a globalização da economia, os acordos multilaterais, o avanço das tecnologias de informação e os meios de comunicação que contribuíram para a disseminação dos conceitos de responsabilidade ...

Em que ano surgiu a responsabilidade socioambiental?

Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920. O ápice da luta ambiental se deu por volta dos anos 70 quando organizações não governamentais ganharam força e influência no mundo.

Quais os fatores influenciaram no surgimento da responsabilidade social?

A partir dos resultados da Revolução industrial, com a degradação do meio ambiente e da vida humana pelo trabalho, foi que passaram a surgir novas reflexões sobre o papel das empresas frente às obrigações legais, ambientais e sociais de maneira geral.

Quais foram os principais marcos históricos da sustentabilidade?

Nesse clima, a ONU começa a fomentar o debate, organizando, em 1972, a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente das Nações Unidas, em Estocolmo, Suécia, e em 1983, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, geradora do relatório Brundtland (1987).

Quais são as origens da responsabilidade social e ambiental?

Sua origem está nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial. O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa.

Quando ocorre a Responsabilidade Social Empresarial?

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial tem relação com o compromisso das empresas com a sociedade. Ele vai além de questões econômicas, como a geração de lucros e empregos. Uma empresa socialmente responsável deve pautar suas ações em uma gestão ética e transparente.

O que é responsabilidade social e corporativa?

A responsabilidade social corporativa é o compromisso voluntário das empresas com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, desde sua composição social e um comportamento responsável com as pessoas e os grupos sociais aos quais se integram.

Qual o papel das empresas em relação à responsabilidade social?

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

A RSC representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico. Para isso, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade.

O que é responsabilidade social exemplos?

Responsabilidade social é quando empresas, de maneira voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar de seu público interno e externo. Trata-se de uma prática espontânea, isto é, ela não deve ser tomada a partir de determinações do governo, por exemplo.

Quais são os tipos de responsabilidade social?

Tipos de responsabilidade social
  • Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA)

Quais são os objetivos da responsabilidade social?

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Ou seja, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades de negócios para os públicos.

Qual foi o primeiro relatório de responsabilidade social apresentado no Brasil?

Com a criação da Norma Brasileira de Contabilidade T15 (NBC T 15) – um compêndio de recomendações, iniciou no Brasil uma forma de apresentação das ações de responsabilidade social e ambiental. Ela propõe a evidenciação de informações de natureza social e ambiental.

Como elaborar relatório GRI?

As informações devem ser organizadas para comunicar:
  1. O perfil organizacional da empresa;
  2. Sua estratégia;
  3. Como aborda ética e integridade;
  4. Estrutura de governança;
  5. Como realizou o engajamento de stakeholders;
  6. Suas práticas de relato.

Quando surgiu o balanço social?

O Balanço Social surgiu em meados da década de 60 nos Estados Unidos da América, quando as empresas pressionadas pela população americana resolveram publicar relatórios com suas ações sociais, de forma a adquirir mais prestígio e recuperar a imagem desgastada das empresas que subsidiavam a guerra contra o Vietnã.

O que é responsabilidade social e ambiental?

A responsabilidade socioambiental é um compromisso que as empresas possuem com o meio em que estão inseridas. Dessa forma, as instituições se tornam encarregadas por adotarem postura de mercado ética e responsável, levando em conta os impactos sociais e ambientais que suas decisões podem acarretar.

Que é responsabilidades social e ambiental?

O que é responsabilidade social e ambiental de uma empresa

A responsabilidade ambiental e social de uma empresa trata justamente de como a organização se relaciona não apenas com o meio ambiente, mas também com a sociedade, com a economia e até mesmo com suas obrigações legais.

Quais as fases da responsabilidade social?

Os autores classificam a Responsabilidade Social Corporativa em cinco estágios: elementar, engajado, inovador, responsável e transformador, conforme apresentado no quadro 01. No estágio elementar as empresas não valorizam tanto o conceito de cidadania empresarial e se restringem ao cumprimento das leis.

Artigo anterior
Como ficou a situação do cartão do Idoso?
Artigo seguinte
Porque meu gato foge de mim?