Quando surgiu o conceito de inteligência?

Perguntado por: Rui Rodrigo Ramos Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

O conceito de inteligência no século XIX
No século XIX, surgiram os primeiros estudos sobre a inteligência, entre os quais se destacam os de: Broca, que conseguiu localizar a área da linguagem no cérebro. Essa foi a primeira demonstração da possibilidade de localização física das funções cerebrais.

Quando surgiu o conceito de Inteligência Emocional?

O conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer. No entanto, tornou-se conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, em 1995, por Daniel Goleman.

Quem descobriu a inteligência?

O psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, identificando sete diferentes tipos de inteligência: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinemática, intrapessoal e interpessoal.

Qual é o conceito de inteligência?

No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.

Quem criou o conceito de Inteligência Emocional?

O papel de Daniel Goleman

O psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi quem popularizou o conceito da Inteligência Emocional em seu livro intitulado “Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”.

COMO NASCE A INTELIGÊNCIA | LUÍS MAURO SÁ MARTINO

42 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito de inteligência emocional Segundo Goleman?

Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo o psicólogo, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.

Quem foi o criador do termo inteligência emocional e em que ano seu livro foi lançado?

O primeiro uso do termo "inteligência emocional" é geralmente atribuído a Wayne Payne, citado em sua tese de doutoramento, em 1985.

Quais são os tipos de inteligência?

Então este é o conteúdo certo para você.
  • 7 tipos de inteligência.
  • Inteligência espacial. ...
  • Inteligência físico-cinestésica. ...
  • Inteligência interpessoal. ...
  • Inteligência intrapessoal. ...
  • Inteligência linguística. ...
  • Inteligência lógico-matemática. ...
  • Inteligência musical.

Qual a função da inteligência?

A inteligência é a capacidade de se levantar hipóteses. A hipótese é uma crença que é fixada, a propósito da qual se reserva o direito de voltar a trás e, assim, seguir outra direção. A inteligência é, sobretudo, um sistema de operações.

O que a Bíblia fala sobre a inteligência?

A inteligência é mental, mas a sabedoria é espiritual e vem de Deus. Tiago 3:13 fala “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras”.

Quem criou a primeira ia?

A tecnologia teve sua definição conceitual nos idos dos anos 1950, na Universidade de Carnegie Mellon. Os cientistas Herbert Simon e Allen Newell foram os pais dessa ciência, criando, nessa universidade, o primeiro laboratório dedicado à inteligência artificial no âmbito acadêmico.

Qual a diferença entre Galton e Binet?

Alfred Binet não foi o primeiro a buscar uma técnica para medir habilidades mentais. ... Apesar de essa teoria ter se mostrado, mais tarde, reducionista, o trabalho de Galton espalhou a ideia de que era possível medir a capacidade intelectual. Mas foi só com Binet, 20 anos depois, que o teste ganhou a forma de hoje.

E a inteligência que segundo Gardner?

Os primeiros estudos de Howard Gardner definiram as inteligências múltiplas em sete tipos: inteligência lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial e musical. Alguns anos após os primeiros resultados, foram adicionados mais dois tipos, a inteligência existencial e a naturalista.

Como surge a inteligência emocional?

O conceito de Inteligência Emocional (IE) surgiu primeiramente com Charles Darwin, que notou a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação das espécies.

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Os cinco pilares da Inteligência Emocional
  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Por que começamos a ouvir esse termo inteligência emocional nos últimos anos?

A sociedade está “despertando” graças ao fato de que pesquisadores, educadores e meios de comunicação têm divulgado o conceito de inteligência emocional, o que permitiu que chegasse ao mundo todo em uma sociedade que tradicionalmente está acostumada a castigar as emoções.

O que é inteligência para a filosofia?

Do lat. intellectus, inter e lec = escolher entre, ou intus e lec = escolher dentro, como preferem outros - é a faculdade que tem o espírito de pensar, conceber, compreender.

O que é inteligência segundo Piaget?

Para Piaget, a inteligência seria, então, um "conjunto de operações vivas e atuantes", "uma forma de equilíbrio a que tendem todas as estruturas" (piaget, 1947-1977, p. 16-7). Nesse sentido, uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes.

Como se desenvolve a inteligência?

Estudos de psicólogos comprovam que as pessoas podem desenvolver a sua inteligência por meio de treinamentos e terapia. Por exemplo, um atleta, que treina diariamente suas habilidades corporais, com certeza é mais inteligente do que quem não pratica nunca.

Quais são os 9 tipos de inteligência?

Quais são os 9 tipos de inteligência?
  1. Espacial. A inteligência espacial está ligada à capacidade de processar informações tridimensionais e diferenciar cores, linhas, espaços, figuras e formas. ...
  2. Corporal e cinestésica. ...
  3. Musical. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Interpessoal. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Linguística. ...
  8. Existencial.

Qual é o meu tipo de inteligência?

Existem diversos testes na internet que ajudam a descobrir qual tipo de inteligência predomina em você. Eles consideram algumas características da sua personalidade e com quais áreas do conhecimento você apresenta maior facilidade. Também é possível fazer um acompanhamento com um profissional, como o psicólogo.

Quais são as nove inteligências?

9 tipos de inteligência e as aplicações no mundo do trabalho
  1. Inteligências que todo gestor deveria valorizar.
  2. Inteligência lógico-matemática.
  3. Inteligência espacial.
  4. Inteligência linguística.
  5. Inteligência musical.
  6. Inteligência corporal.
  7. Inteligência intrapessoal.
  8. 7.Inteligência interpessoal.

Que é emoção Goleman 2012 P 340?

O autor afirma que a emoção é um sentimento. Fala de pensamentos extintos, estados psicológicos e biológicos, e de diversas formas de agir. Cita também, algumas emoções primárias como, ira, tristeza, medo, prazer, amor, surpresa, nojo e vergonha. Contudo, a mente emocional é bem mais rápida do que a racional.

Quem são Salovey e Mayer?

Salovey era um professor da Universidade de Yale, enquanto Mayer era um estudante de pós-doutorado na época. Eles pesquisaram juntos e publicaram vários artigos sobre o tema. Apesar disso, muita gente atribui o conceito ao seu melhor divulgador, Daniel Goleman.

Quais são as ideias de Goleman sobre a inteligência emocional?

Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
  • Autoconhecimento emocional. Capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. ...
  • Controle emocional. ...
  • Automotivação. ...
  • Reconhecimento das emoções em outras pessoas. ...
  • Relacionamentos interpessoais.

Artigo anterior
Quando a Escuridão morre em Supernatural?
Artigo seguinte
Qual é o período de safra?