Quando surgiu a questão social?

Perguntado por: Igor Cristiano Torres  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

Resumo:A “questão socialsurgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.

Quando surgiu a questão social no Brasil?

A questão social surgiu no século XIX com o intuito de exigir a formulação de políticas sociais em benefício a classe operária, que estavam em pobreza crescente. O conceito de questão social está ligado a forma como a riqueza em sociedade é produzida e repartida.

Qual a base da questão social?

A questão social expressa portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico- raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal.

O que é a questão social para iamamoto?

É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão (p. 77) (CARVALHO; IAMAMOTO, 2006, p. 77).

Qual a teoria de iamamoto?

Iamamoto aponta possibilidades: retomar a dimensão política e educativa do Serviço Social, uma profissão cuja prática crítica é também inspirada na educação de base; valorizar o trabalho cotidiano de profissionais, que lidam com uma imensa população usuária desprovida de qualquer direito.

AFINAL, O QUE É A QUESTÃO SOCIAL ?

32 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal problema da nova questão social?

Neste sentido, "o principal problema não é demográfico e sim, econômico e de estrutura de emprego" (Castells, 1997:181).

Como pode ser definida a questão social?

27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais colectiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte ...

O que é correto afirmar sobre a questão social?

A questão social está relacionada com o sistema capitalista de produção, ou seja, com a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida. Para compreensão da questão social deve-se considerar somente o cenário econômico do país. Existem várias e novas questões sociais na atualidade.

Onde se manifesta a questão social?

Ou seja, a “questão social” nada mais é do que o conjunto de problemas sociais devidos a uma sociedade desigual, que tem suas manifestações expressas através da falta de moradia, fome, violência, miséria, problemas que são frutos da exploração desse modo cruel de acumulação.

Quais são as principais expressões da questão social?

A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...

O que é a questão social para Marx?

A “questão social” é um “produto social historicamente determinado pelo modo de produção capitalista e pelas lutas modernas do movimento operário” (CASTELO, 2010:86), cujos elementos básicos são “capital, trabalho assalariado e lutas operárias” (:87), com sua superação sendo a superação do MPC.

Quais são as formas de enfrentamento da questão social?

Assim sendo, o tratamento da questão social passa a ser segmentado, filantrópico, moralizador e comportamental. A ação é de educação e de filantropia. Argumenta o autor: Desta forma, em vez de tratar da pobreza com ações filantrópicas/assistenciais, ela passa a ser reprimida e castigada.

Quais são os principais problemas sociais?

Veja a seguir 12 tipos de problemas sociais com os quais nosso país se depara diariamente.
  • Saúde. ...
  • Educação. ...
  • Moradia. ...
  • Desemprego. ...
  • Saneamento básico. ...
  • Desigualdade social. ...
  • Trabalho infantil. ...
  • Fome.

Qual é o objeto do Serviço Social?

14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

Qual é a relação entre a pobreza e a questão social?

A relação entre pobreza e questão social é que a pobreza se constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida. No sistema capitalista, essa falta de acesso enriquece poucos e empobrece muitos, o que potencializa a manifestação das expressões da questão social.

Como o capitalismo influencia as manifestações da questão social?

aprofundamento da concentração de poder político e econômico, agravando as desigualdades sociais e potencializando a desvalorização do trabalho, com a diminuição do Estado nas políticas e necessidades sociais e o apelo ao individualismo e à responsabilidade privada.

Quais são as expressões da questão social reconhecidas no espaço de trabalho do assistente social?

Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública etc.

Qual a relação entre a questão social e as políticas sociais?

Portanto, as políticas sociais se apresentam como uma maneira de assegurar o desenvolvimento da ordem monopólica. tomar a “questão social” como problemática configuradora de uma totalidade social é remetê-la concretamente a relação capital/trabalho – o que significa, liminarmente, colocar em xeque a ordem burguesa.

Como aconteceu a origem do Serviço Social no mundo?

O Serviço Social surge como uma resposta dos grupos dominantes, em especial a Igreja Católica, à latente questão social. Parte-se da gênese de que essa concepção inspira uma ideologia de preceitos que leva a conhecer os direitos humanos. A influência da mais-valia dentro de uma sociedade dialética.

Qual é a relação existente entre política pública e questão social?

No conjunto das políticas públicas, entende-se as políticas sociais como um conjunto de programas e ações, caracterizadas pela garantia da oferta de bens e serviços, transferências de renda e regulação de elementos do mercado, que visam alcançar a proteção e a promoção social.

Qual a relação entre capitalismo e questão social?

O modo de produção capitalista, além de promover o surgimento da denominada “questão social”, desencadeia o processo de intensificação da Alienação, sendo esta, segundo o filósofo Lukács, um fenômeno histórico-social – construído pelo próprio homem – que assume formas diferenciadas postas historicamente.

O que é a questão social para José Paulo Netto?

Compartilhando a ideia da autora, Netto (2001) afirma que a “questão social” é constitutiva do desenvolvimento do capitalismo. Diante disso, compreende-se que a referida questão está intimamente relacionada ao sistema de produção capitalista, o qual engendra as desigualdades sociais.

Qual é a relação entre o capitalismo e o Serviço Social?

O Serviço Social está diretamente vinculado às demandas construídas no complexo das contradições produzidas pelo conjunto das relações sociais de produção e reprodução da sociedade capitalista em sua fase monopolista.

Quais são as duas teses que justificam o surgimento do Serviço Social?

Carlos Montaño no livro “A natureza do Serviço Social”, apresenta duas teses sobre a natureza do Serviço Social: a perspectiva endogenista e a perspectiva histórico-crítica.

Artigo anterior
Quantos bilionário tem no Brasil?
Artigo seguinte
Onde deixei ou aonde deixei?