Quando surgiu a eletroterapia?

Perguntado por: Ângela Mota Cunha  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Como surgiu a eletroterapia? Apesar de ter sido aperfeiçoada somente nas últimas décadas, as técnicas da eletroterapia são conhecidas desde a antiguidade. Há registros que comprovam o uso de correntes elétricas para o tratamento contra dores e patologias ainda no século 16.

Quem criou a eletroterapia?

Aparelho de indução de corrente constante de Reiniger

A eletroterapia é conhecida desde o final do século XVIII, com as primeiras experiências do médico e físico Luigi Galvani e seus discípulos, mas foi adotada amplamente somente em meados do século XIX, quando passou a ser utilizada em tratamentos contra a dor.

Como surgiu o uso da eletroterapia?

A origem da Eletroterapia vem da época em que os homens viviam em cavernas e que um homem com dores crônicas no calcanhar, ao banhar-se em um rio, encostou acidentalmente seu pé em uma enguia elétrica e obteve uma melhora dos sintomas.

Como funciona a eletroterapia?

Como funciona a eletroterapia? Basicamente, a eletroterapia faz uso de estímulos elétricos com dois objetivos: para interferir na transmissão dos sinais de dor para o cérebro, ou para estimular a contração muscular ao influenciar a atividade elétrica muscular.

Quem pode aplicar eletroterapia?

Quem pode aplicar eletroterapia? Para aplicar a eletroterapia é preciso ser um profissional qualificado, visto que algumas correntes podem trazer reações adversas e complicações se utilizadas de forma inadequada.

Princípios Básicos de Eletroterapia

45 questões relacionadas encontradas

Quem não pode fazer eletroterapia?

Contraindicações: sobre os olhos, câncer, sobre o útero durante a gravidez, hemorragia no local de aplicação, pessoa com deficiência mental, que não colabora com as indicações do terapeuta.

Quem pode aplicar tens?

Esse tipo de tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta especializado e consiste na aplicação de impulsos elétricos no local a ser tratado com objetivo de ativar o sistema nervoso para exercer uma ação analgésica, ajudando no combate da dor sem que haja necessidade de tratamento.

Como a eletroterapia age na dor?

Simplificadamente, podemos dizer que a eletroterapia faz uso de impulsos elétricos a fim de prejudicar a transmissão dos sinais de dor para o cérebro. Para isso, músculos e tecidos são estimulados (por meio de aparelhos) a produzir endorfina.

O que é para que serve os eletrodos?

Os Eletrodos são materiais popularmente conhecidos por pólos condutores e seu objetivo é realizar uma conexão entre metais e suas ligas, principal, transferindo assim os elétrons de um meio para outro.

Como funciona tens?

A TENS utiliza a estimulação elétrica galvânica por meio de um dispositivo elétrico, com capacidade para controlar a intensidade dos estímulos. São fixados pequenos eletrodos na pele do paciente, na região dolorida, para que a corrente elétrica consiga atingir os músculos.

Quais os efeitos terapêuticos da aplicação da eletroterapia?

A eletroterapia consiste em aplicar correntes elétricas diversas para conseguir efeitos como analgesia, diminuição de edema, relaxamento e fortalecimento muscular para auxiliar no processo de reabilitação das mais diversas patologias. Ela é utilizada como adjuvante e traz ótimos benefícios para o paciente.

Como e quando foi fundamentada a eletroterapia como foi a primeira utilização na estética?

Embora seu desenvolvimento tenha se aperfeiçoado mais apenas nas últimas décadas, já na Antiguidade seu uso era empregado. Os registros mais antigos datam de 2.750 a.C., quando eram utilizados peixes elétricos (Torpedo) para produzir choques nos doentes e assim obter analgesia local.

Quais são os eletroterapia?

A eletroterapia estética consiste no uso de aparelhos que utilizam estímulos elétricos de baixa intensidade para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição, e a oxigenação da pele, favorecendo a produção de colágeno e elastina, promovendo o equilíbrio manutenção da pele.

Onde surgiu o TENS?

A sigla TENS vem do inglês Transcutaneous electrical nerve stimulation (neuroestimulação elétrica transcutânea) e foi utilizada na década de 70 com objetivos para analgesia, atuando na teoria das comportas de dor.

Quando usar ultrassom fisioterapia?

Esse tratamento é indicado para o tratamento de:
  1. Artrose;
  2. Inflamação das articulações;
  3. Dor lombar;
  4. Bursite;
  5. Doenças ou dores crônicas ou agudas;
  6. Espasmos musculares;
  7. Contratura muscular.

Quando foi criada a corrente russa?

A corrente russa, desde que foi apresentada por Kots, por volta de 1977, como um estimulador muscular elétrico para aumentar o ganho de força, evoluiu. Atualmente, pode oferecer frequência média de 2.000 a 10.000 Hz, com pulso podendo variar de 50 a 250 microssegundos5.

O que são os eletrodos?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

1 Ponto de transição, em um circuito elétrico, de um condutor metálico para a condução por íons (em líquidos ou gases) ou por elétrons livres (no vácuo), tal como em uma pilha galvânica, um acumulador, uma válvula eletrônica ou uma lâmpada de arco voltaico.

O que acontece com os eletrodos?

O eletrodo positivo de uma pilha é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é chamado de ânodo, e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito, ou também chamado de ponte salina, é a solução condutora de íons que formam a corrente elétrica gerada pela pilha.

Por que devemos usar os eletrodos autoadesivos?

Ela funciona como um verdadeiro analgésico em dores intensas, provocadas ou não por problemas ortopédicos e musculares. A corrente elétrica penetra a pele do paciente pelos eletrodos, o sistema nervoso responde a essa intervenção e ativa seus próprios controles internos para fazer a dor desaparecer.

Quanto tempo TENS faz efeito?

O tempo esperado para o efeito de alivio da dor e vai depender de diversos fatores. Geralmente a duração da aplicação do TENS é de 20 a 40 minutos. Durante esse tempo o paciente pode sentir uma sensação de formigamento entre os eletrodos, sendo até uma sensação forte, mas não é dolorosa.

Como o TENS age no corpo?

A TENS age sobre mecanoceptores periféricos. O estímulo é conduzido por fibras Aβ, que possuem diâmetro largo, e vão até os interneurônios. Atuam para inibir a retransmissão dos estímulos de dor na medula (que são conduzidos pelas fibras tipo C e Aδ, comdiÂmetros estreiros). Dessa forma, a dor é minimizada.

O que é Burst eletroterapia?

A eletroestimulação de baixa frequência (burst) propicia contração muscular, causando a ativação dos mecanismos de liberação dos opioides endógenos e também aumenta o fluxo sanguíneo arterial para a área estimulada gerando uma maior analgesia.

Quem tem Pino pode usar TENS?

Pode ser utilizado sim, porém com algumas ressalvas como os colegas comentaram. As correntes polarizadas devem ser evitadas por terem risco de queimadura. O mais indicado são exercícios para ganho de força e mobilidade. O TENS não tem problema porque não é uma corrente intensa.

Como fazer um TENS?

Como usar TENS corretamente
  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.

Quando usar o TENS convencional?

TENS Convencional

Ele é indicado para dores agudas, pois se baseia no manejo da dor estudado pela teoria do portão ou de controle da dor. Devido a isso, os pacientes relatam analgesia rápida e pouco duradoura mesmo com tempo de permanência da sessão entre 30 e 60 minutos.

Artigo anterior
Alinhamento o que é?
Artigo seguinte
Quem inventou a patenteada?