Quando surgiu a alvenaria estrutural no mundo?

Perguntado por: Vanessa Valente  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

Em meados da década de 60 é introduzida no Brasil a alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto, em prédios de até 4 pavimentos, com tecnologia e procedimentos baseados em normas americanas.

Quando surgiu a alvenaria estrutural?

Não é possível dizer com precisão quando ela surgiu, mas especialistas apontam que tudo começou no Oriente Médio, na Mesopotâmia, entre 8.000 a 4.000 a.C. Os primeiros materiais usados para a execução de alvenaria estrutural foram o adobe, o barro queimado, a argila seca ao sol e os blocos de arenito.

Quando começou a alvenaria estrutural no Brasil?

PROJETO (NBR 15.961:2011)

O método construtivo em alvenaria estrutural começou a ser implantado, nacionalmente, a partir dos anos 1970, na região Sudeste, no estado de São Paulo. Foi pouco utilizado durante a década de 1980 e no início dos anos 1990.

Quando a alvenaria estrutural passou a ser tratada como engenharia?

Segundo Hendry (2002), a alvenaria estrutural começou a ser tratada como uma tecnologia de construção civil por volta do século XVII quando os princípios de estatísticas foram aplicados para a investigação da estabilidade de arcos e domos.

Onde a alvenaria estrutural é mais utilizada?

Onde pode ser usada

Hoje a alvenaria estrutural pode ser utilizada numa ampla gama de obras como: – imóveis residenciais; pode ser usada tanto para fazer casas em projetos únicos, como para conjuntos habitacionais de sobrados e para prédios de três a 20 pavimentos, com ou sem subsolos.

Aula 01 - Histórico da Alvenaria Estrutural

22 questões relacionadas encontradas

Qual o maior vão para alvenaria estrutural?

“Vãos de 6 a 7 metros e edifícios com 40 a 50 pavimentos tem como solução as estruturas de concreto armado. Nas estruturas de concreto armado, as alvenarias atuam apenas como vedações”, aponta.

Quais os tipos de alvenaria estrutural podem ser utilizadas na construção civil?

Os mais conhecidos e utilizados são:
  • Blocos de concreto estrutural.
  • Blocos de concreto de vedação.
  • Blocos de concreto celular autoclavados ou somente Bloco de concreto celular.
  • Tijolo cerâmico.
  • Tijolos de vidro.
  • Blocos de solo-cimento.
  • Blocos cerâmicos.
  • Blocos de Silício-Calcário.

Quais os fundamentos da alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que as paredes atuam como a própria estrutura da edificação e têm a função de resistir às cargas verticais, bem como às cargas laterais. As cargas verticais são devidas ao peso próprio da estrutura e às cargas de ocupação.

Quais as vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural?

Economia no custo da obra. Menor gasto com revestimento. Flexibilidade e versatilidade da construção. Liberdade no layout.
...
Desvantagens da alvenaria estrutural:
  • Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas.
  • Dificuldade de improvisações.
  • Limitação de grandes vãos e balanços.

Como é feita a alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.

Quantos andares pode ser feito alvenaria estrutural?

Imóveis residenciais – A Alvenaria Estrutural pode ser usada tanto para fazer casas isoladas como para conjuntos habitacionais de sobrados e para prédios de 3 a 20 pavimentos, com ou sem subsolos.

Como surgiu o bloco de concreto?

História dos blocos de concreto

Inicialmente produzidos em 1832, na Inglaterra, eles foram uma iniciativa para fornecer mais segurança a hospitais, creches, escolas e casas. Assim, as construções aos poucos abandonaram os tijolos de barro. ... Joseph Aspdin, químico inglês, criou o concreto em 1824.

Qual a diferença entre alvenaria estrutural e não estrutural?

A alvenaria estrutural apresenta execução mais rápida que a alvenaria convencional, uma vez que a estrutura e a vedação são realizadas por meio de um único processo e elemento — a execução das paredes. Já na alvenaria convencional, em primeiro lugar é realizada a estrutura e depois as paredes.

Qual a diferença de alvenaria estrutural e alvenaria não estrutural?

A alvenaria é dividida entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação (convencional). A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes.

O que é cantaria na construção civil?

Cantaria é o ofício ou arte de talhar blocos de rocha bruta de forma a constituir sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos, de variável complexidade, para utilização na construção de edifícios ou de muros. O profissional desse ofício chama-se canteiro.

Quando não usar alvenaria estrutural?

Uma das grandes desvantagens do uso da alvenaria estrutural é que, por conta de sua característica autoportante, é difícil encontrar flexibilidade em suas plantas, pois não é possível subtrair paredes em caso de reformas, a não ser que uma alternativa de substituição estrutural seja aplicada, como uma viga, por exemplo ...

Qual a vantagem de construir com bloco estrutural?

Excelente resistência

O bloco de concreto estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho. Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos.

Quais as desvantagens do concreto armado?

A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. Por ser muitas vezes produzido in loco, a resistência final pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura. O 'armado' utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo o projeto.

Quais os principais parâmetros devem ser considerados para a adoção da alvenaria estrutural?

Os componentes principais da alvenaria estrutural são: blocos, ou unidades; argamassa; graute e armadura.

Quais as principais considerações que precisam ser feitas na etapa de projeto de alvenaria estrutural?

Para se obter uma boa alvenaria, é necessário controlar não apenas o tijolo ou bloco, mas também a argamassa utilizada. A execução da alvenaria portante também deve ser controlada pois a espessura das juntas, o prumo das paredes e sua altura também modificam a sua capacidade resistente.

O que são modulações para a alvenaria estrutural?

Quando se utiliza a alvenaria estrutural, a modulação torna-se imprescindível ao projeto. Modular a alvenaria é projetar utilizando uma unidade modular, que é definida pelas medidas dos blocos, que podem ou não ser múltiplas umas das outras.

Qual o vão máximo de uma laje?

As lajes treliçadas (tanto de isopor quanto de cerâmica) são mais indicadas para obras residenciais, comerciais ou industriais de pequeno e médio porte, com vãos máximos de 12 metros.

O que é alvenaria não estrutural?

Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas. As paredes servem apenas como fechamento e separação de ambientes. Todo o peso é absorvido pelo sistema pilares, lajes e vigas, e por isto pode-se dizer que as paredes não possuem função estrutural.

Artigo anterior
O que acontece com o corpo quando estamos perto de menstruar?
Artigo seguinte
O que é caravela do mar?