Quando se usa metáfora?

Perguntado por: Eduardo Gonçalves  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (46 avaliações)

Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.

Quando usar metáfora?

A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.

O que é uma metáfora exemplos?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

Como saber se uma frase é metáfora?

Como identificar a metáfora? É possível identificar ainda a metáfora ao perceber a substituição de uma palavra do sentido denotativo (significado literal) e, atribuída ao contexto conotativo (termo fora do conceito literal).

O que é uma expressão metafórica?

Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.

? Figuras de linguagem: O que é metáfora [Prof. Alda]

45 questões relacionadas encontradas

O que é metáfora no poema?

Metáforas são comuns na linguagem poética, que expressam através de imagens um sentido figurativo. Metáforas como “Ana é uma flor” ou “o dia foi um saco” são bastante comuns na língua portuguesa, mas normalmente não são percebidos como figuras de linguagem.

Qual frase tem a figura de linguagem conhecida como metáfora?

Exemplo: Você tem uma pedra dentro do peito. No exemplo, a metáfora serve para dizer que a insensibilidade de alguém é como um coração tão duro quanto uma pedra.

Como falar em metáforas?

A metáfora é uma forma para você dar um sentido figurado a algo por meio de comparações. Esse recurso é muito utilizado no nosso dia a dia mesmo que você não saiba disso. Por exemplo: “o rei João está pronta para palestrar do seu trono”. Isso pode querer dizer que ele traz soluções tão boas que acaba reinando no local.

O que é sentido figurado exemplo?

O que é sentido figurado ou conotação

Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.

O que é silepse e exemplos?

O que é uma Silepse:

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Quais são as palavras em sentido figurado?

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

O que é uma linguagem figurada?

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

Quais são os tipos de linguagem figurada?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Qual a única alternativa que possui a figura de linguagem conhecida como metáfora?

Assinale a única alternativa que possui a figura de linguagem conhecida como metáfora: a) ( ) Correu feito louco para não perder o ônibus. b) ( ) Sua pele é um pêssego. c) ( ) “Cabelos tão escuros como a asa da graúna” - José de Alencar.

Como se faz uma metáfora?

Uma metáfora sempre deve vir ao texto para dizer algo, passar uma ideia, um sentimento ou uma imagem. Se está sendo usada sem um bom motivo e justificativa, ela é desnecessária e está poluindo o texto. Evite metáforas comuns e, principalmente, aquelas que não acrescentam informação, sentimento ou imagem.

O que é um paradoxo exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é metonímia e 3 exemplos?

O que é Metonímia:

A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.

Quais são as Figuras de Linguagem mais comuns?

11 Figuras de Linguagem mais cobradas em provas
  1. 1 – Metáfora. A gente usa metáfora para fazer uma comparação sem deixar o elemento comparativo evidente na frase. ...
  2. 2 – Metonímia. ...
  3. 3 – Sinestesia. ...
  4. 4 – Antítese. ...
  5. 5 – Paradoxo. ...
  6. 6 – Eufemismo. ...
  7. 7 – Hipérbole. ...
  8. 8 – Ironia.

O que é a linguagem verbal?

Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral.

O que é sentido figurado e sentido comum?

No que se refere ao significado das palavras, as mesmas se subdividem da seguinte forma: Sentido próprio: sentido literal da palavra, sendo o sentido comum que se costuma atribuir a determinada palavra. Sentido figurado: sentido simbólico, figurado, que pode ser atribuído a uma palavra.

Qual o sentido figurado da expressão perder a cabeça?

expressão Perder o controle dos próprios atos, deixar de agir ou falar com serenidade; tornar-se violento, raivoso; enfurecer-se, exaltar-se: não tem como não perder a cabeça no trânsito de São Paulo.

Qual é o sentido literal da palavra abobrinha e o sentido figurado?

c) Qual é o sentido literal da palavra abobrinha ? E o sentido figurado? Literal: Legume pequeno, de forma alongada e casca verde. Figurado: Coisa sem importância.

Como identificar a silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Artigo anterior
O que é um projeto de educação nutricional?
Artigo seguinte
O que os Ptolomeus criaram em Alexandria?