Quando se usa aspas na redação?

Perguntado por: Daniela Kyara Barros de Pereira  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (47 avaliações)

Quando usar aspas na redação: casos de uso
  1. Para marcar citações: ...
  2. Para marcar palavras estrangeiras: ...
  3. Para destacar títulos/nomes:

Quando devo usar aspas na redação?

As aspas são usadas para mostrar que o texto está sendo citado palavra por palavra de outra fonte, para chamar a atenção para uma palavra ou frase importante, ou ao usar um termo técnico pela primeira vez. Existem citações embutidas no texto e outras separadas em blocos de texto.

Para que se usa aspas no texto?

Normalmente, o uso das aspas é feito quando o autor da redação tem a intenção de exprimir ironia ou destacar uma frase ou expressão que não são usadas diariamente.

Pode começar um texto com aspas?

Aspas são bem-vindas em textos científicos, para começar, até crônicas, porém não pode prejudicar a clareza do texto.

O que deve vir entre aspas?

Grafe entre aspas sempre que for citar um tema, slogan ou lema qualquer.

Formalidades do texto - O uso de aspas na redação - Prof. Dickson Cosseti

29 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer a expressão entre aspas?

Aspas são o sinal de pontuação usado para ressaltar palavras e expressões que precisam de destaque. É preciso abrir e fechar as aspas, indicando início e fim do destaque. Abre-se e fecha-se as aspas em uma palavra ou expressão para destacá-la.

Em que outros casos as aspas podem ser utilizadas?

O emprego das aspas ocorre, sobretudo, em: citações, transcrições, nomes de obras literárias ou artísticas, estrangeirismos, neologismos, arcaísmos, gírias, expressões populares e em palavras e expressões com ironia ou ênfase.

Quando usar aspas na citação?

As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).

Pode se usar aspas dentro de aspas?

A utilização de aspas dentro de aspas é correta, como quando, por exemplo, se realça uma palavra dentro de uma citação, ou se cita algo dentro de outra citação? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei" (palavras realçadas).

Como usar aspas seguidas?

Coloque a pontuação da citação dentro das aspas, exatamente como está escrita na fonte. Vírgulas, pontos, exclamações, traços e interrogações: caso apareçam na citação, elas devem também aparecer dentro das aspas. Seguem os exemplos: Otelo salienta: “ela tinha olhos e me escolheu.”

Como usar aspas duas vezes?

Aspas Duplas (“ ”): empregada nos discursos diretos para enfatizar algo no texto, ou citar alguma obra, por exemplo: Manuela preferiu dizer logo o que estava pensando: “Não gosto mais do curso”.

Artigo anterior
O que é uma rima perfeita?
Artigo seguinte
Como se inscrever na CNH Social Sergipe?