Quando se usa a com acento?

Perguntado por: Ricardo Frederico Ramos  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
...
À utiliza-se apenas isoladamente, no singular (à) ou no plural (às), e nas seguintes palavras:
  1. àquele;
  2. àqueles;
  3. àquela;
  4. àquelas;
  5. àquilo;
  6. àqueloutro;
  7. àqueloutros;
  8. àqueloutra;

Quando se usa a com acento ou sem acento?

Vale lembrar que a contração “à” antecede sempre uma palavra feminina. A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase.

Quando se usa a?

á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).

Quanto à ou a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Quando usamos a em uma frase?

A preposição “a” é utilizada antes de substantivos e, ao contrário do “há”, que se refere ao passado, é também usada para falar do futuro. Além disso, essa preposição também pode aparecer nas frases quando falamos de distância. Veja: Daqui a dois anos irei para a Austrália.

Quando usar “a”, “à” ou “há”? - Com Prof. Noslen

17 questões relacionadas encontradas

Que se refere à ou a?

Referente à é o correto. Se a palavra seguinte for masculina ficará referente AO, isso comprova que ocorre crase se a palavra for feminina. Se o caso for "referente a valores e prazos" (no que se refere a valores e prazos), não se usa crase.

Quanto às outras tem crase?

Sim, Monique. A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

Quanto à alteração tem crase?

A palavra alterações está no plural. Se por acaso a frase tivesse crase, seria escrita "preço sujeito às alterações", como por exemplo em "preço sujeito às alterações previstas em contrato", mas que nesta frase está longe de fazer sentido. O certo mesmo é remover a crase: "preço sujeito a alterações".

Quando se usa a vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  • Use vírgula nas enumerações. ...
  • Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  • Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  • Use vírgula para separar o aposto. ...
  • Para separar o vocativo.

Quando se usa os dois pontos?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Qual a usar em datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quanto à aprovação tem crase?

Correto: sujeito a aprovação, sem crase.

Como escreve alterações?

A forma correta de escrita da palavra é alteração, com l na primeira sílaba: al-te-ra-ção. A palavra auteração está errada. O substantivo feminino alteração indica, principalmente, uma modificação. Pode indicar também uma falsificação, deterioração, agitação, motim ou discussão.

Foi submetido a ou a?

É, portanto, correcta a crase na expressão: `O trabalho será submetido à análise estatística´ (submetido a `a análise´). Pela forma como escreveu «correto», depreendo que a Fernanda segue a grafia adoptada pela comunidade culta brasileira.

Tem crase antes de as outras?

Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

Pode haver crase antes da palavra outras?

Muitos julgaram inadequado o uso do acento indicador de crase, pois não o há diante de pronomes indefinidos. Ocorre, porém, que “outro” é um pronome indefinido que varia em gênero e número – outro, outra, outros, outras – e que pode ser determinado por artigo – o outro, a outra, os outros, as outras.

Tem crase antes da palavra qualquer?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

O que se refere à?

No que diz respeito a: 1 no que diz respeito a, no que respeita a, no que concerne a, quanto a, relativamente a, em relação a, com relação a, em referência a, com respeito a, a respeito do, no que toca a, no que está relacionado com, no tocante a, no que tange a, sobre, acerca, no que corresponde a.

Está a tem crase?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

O que se refere ou a que se refere?

Expressão que estabelece relação com algo que já foi dito e que será explicado com maiores detalhes, assim como "ao que se refere", "no que diz respeito". Exemplo de uso da palavra No que concerne: As boçlsas de estudo vão aumentar.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Artigo anterior
Qual fio usar para ligar freezer?
Artigo seguinte
O que fazer para clarear as sobrancelhas?