Quando se quebrar algo no trabalho tenho que pagar?

Perguntado por: Ricardo Cláudio Reis  |  Última atualização: 8. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Sou obrigado a pagar algo que quebrei no trabalho? O empregador deve pagar ao empregado o salário que foi combinado, ainda que a empresa não tenha dado lucro naquele mês. Não pode, portanto, sair descontando valores somente porque o resultado não foi como esperava.

Pode descontar material quebrado de funcionário?

Se o empregado quebra um material de trabalho ou estraga um aparelho, por exemplo, sem ter tido a intenção de causar o dano, esse desconto só pode ser feito se tiver a previsão no contrato, ou então, com autorização posterior dele.

Quais danos causados pelo funcionário pode ser descontado?

Existem dois tipos de danos que podem ocasionar descontos no salário do empregado: decorrente de dolo e de culpa. O artigo 462, § 1º da CLT determina que poderá haver desconto no salário em razão de dano causado com dolo pelo empregado.

Quando quebramos algo no trabalho temos que pagar?

Sou obrigado (a) pagar? O Princípio da Intangibilidade Salarial não permite que o empregador proceda descontos infundados no salário do empregado (artigo 462, CLT). Contudo, casos onde o empregado danificou algo na empresa podem ser exceção à essa regra.

O que acontece se quebrar alguma coisa no trabalho?

O empregador poderá descontar os valores referentes ao dano causado pelo empregado no limite máximo de 70% da remuneração do funcionário, por analogia ao § único, do art. 82, da CLT.

Quebrei algo no trabalho. Sou obrigado (a) pagar? Advogado responde

21 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a pagar prejuízo na empresa?

Se o empregado causa um prejuízo ao patrão e esta conduta foi intencional, isto é, se o empregado desejou o resultado de causar o dano, naturalmente terá de arcar com os prejuízos causados. Nestes casos o empregado pode, sim, sofrer descontos salariais do valor que for suficiente para cobrir o prejuízo.

Quando o funcionário erra ele tem que pagar?

Veja o que diz o § 1º do art. 462 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) : “§ 1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado”.

O que acontece se eu quebrar o notebook da empresa?

Na prática, o empregador só pode descontar do salário do funcionário algum aparelho ou objeto danificado se o profissional o tiver quebrado intencionalmente. No caso dos computadores, por exemplo, “se o aparelho quebrar durante o expediente, não pode haver o desconto”, explica o advogado Luiz Fernando Alouche.

Pode colocar quebrou pagou?

Os avisos fixados em estabelecimento comerciais com os dizeres “quebrou, pagou” não respeitam a legislação vigente.

Pode ser descontado falta de caixa?

Quando falta dinheiro no caixa pode descontar do funcionário? Assim, se houver de fato uma quebra de caixa, é possível o desconto justamente porque existe o recebimento dessa parcela. Contudo, se não houver quebra de caixa, o valor é destinado integralmente ao trabalhador e é bom lembrar que tem natureza salarial.

Qual o valor máximo que a empresa pode descontar do funcionário?

Ou seja, o limite máximo para todos os descontos em folha de pagamento é estabelecido em 70%. Isso implica que, independentemente da variedade de descontos, o empregado deve receber, no mínimo, 30% de seus rendimentos em forma de pagamento líquido.

Pode dar advertência e descontar do salário?

Na advertência não há prejuízos nos salários do empregado. A suspensão disciplinar, por sua vez, é uma penalidade dada ao empregado com caráter mais enérgico. Visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa.

Quando o empregador será responsabilizado pelos prejuízos causados por seu empregado?

Para que alguém seja responsabilizado civilmente por um dano, é preciso que algum ato tenha sido praticado ou deixado de praticar, seja pelo próprio agente ou por pessoa ou animal de que ele seja responsável.

O que a empresa pode descontar por falta?

entre 6 e 14 faltas: desconto de 6 dias, restando 24 dias de férias; entre 15 e 25 faltas: desconto de 12 dias, restando 18 dias de férias; entre 24 e 32 faltas: desconto de 24 dias, restando 12 dias de férias; mais de 32 faltas: colaborador perde o direito às férias.

O que eu posso fazer se alguém quebrar meu celular?

Deverá o juiz oficiar ao cartório competente para os fins previstos nos incisos II e III deste artigo. O único remédio eficaz contra esse tipo de abuso é estar alerta, proteger os bens mediante contrato e regime de bens protetor, para estar livre para amar e ser amada (o) com c0ontroles de danos.

O que fazer quando o produto quebra?

Se o produto comprado já veio com defeito, você deve solicitar a troca à loja, ao fabricante ou à assistência técnica o quanto antes. Os grandes varejistas têm políticas internas de troca imediata, caso o produto apresente o defeito e a troca seja solicitada em até 7 dias da data de compra.

O que fazer quando o produto vem quebrado?

Nesse caso, você tem o direito de entrar em contato com a loja online onde realizou a compra e solicitar a substituição dos pratos danificados ou o reembolso. É importante lembrar que, como consumidor, você tem direitos garantidos por lei para proteger sua compra.

O que fazer quando o produto chega quebrado?

O que fazer se o meu produto chegar danificado: Entenda passo a passo
  1. Documente o Estado do Produto. ...
  2. Guarde a Embalagem Original. ...
  3. Entre em Contato com a Empresa Vendedora. ...
  4. Informe a Transportadora. ...
  5. Guarde Documentação de Entrega. ...
  6. Siga as Políticas de Devolução. ...
  7. Documentação Imediata: ...
  8. Contato Imediato com o Vendedor:

O que diz o artigo 2º da CLT?

Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

O que diz o artigo 482?

482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.

O que acontece se perder o celular da empresa?

Se os celulares de sua empresa foram roubados, perdidos ou extraviados você deverá tomar medidas imediatas para bloquear a linha e o aparelho. Em caso de roubo/furto é indispensável possuir o IMEI para registro do B.O. e ao mesmo tempo acionar a operadora.

O que o empregador é obrigado a pagar?

Segundo a CLT, o empregador tem por obrigação pagar ao trabalhador, diversos itens além do salário. Entre eles estão férias, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), 13º salário, rescisões, demissões e licenças. Mas a conta da organização não para por aí.

O que não pode ser descontado do salário?

A regra é que o empregador não pode promover descontos em seu salário, conforme escrito no início do art. 462 da CLT:Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Quem responde pelo erro do funcionário?

Empregador é responsável pelos danos causados pelo empregado.

Quando falta um dia de trabalho desconta dois?

Quando falta um dia pode descontar dois? Para responder isso, precisamos antes saber o que vem a ser o repouso semanal remunerado, bem como se existe feriado no meio da semana, pois em tais circunstâncias, a falta não justificada pode sim levar ao desconto de mais 1 ou mais 2 dias.

Artigo anterior
Como ficam as multas de trânsito na pandemia?
Artigo seguinte
Qual é a pessoa mais bonita do Brasil?