Quando se deve usar o pretérito mais-que-perfeito?

Perguntado por: Valentim Fernandes  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.

O que é pretérito mais-que-perfeito exemplos?

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

Quando usar pretérito mais-que-perfeito fora?

Após conjunções como embora, não obstante, ainda que, etc., quando se quer exprimir a ideia de passado, usam-se os verbos no pretérito mais-que-perfeito. Um exemplo: 'Embora tenha sido (fora) avisado, continuou falando demasiadamente'.

Quando usar o pretérito perfeito é o mais-que-perfeito?

O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado: “... o árbitro apitou”. O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.”

Como usar o pretérito perfeito?

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

Pretérito mais-que-perfeito - Dicas Gerais

22 questões relacionadas encontradas

Foi feito ou fora feito?

O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).

Qual a diferença do pretérito perfeito para o mais-que-perfeito?

Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação. O pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito possuem formas compostas no modo indicativo e subjuntivo. Entretanto, na forma simples, as duas apresentam conjunção no modo indicativo, enquanto o pretérito imperfeito também é conjugado no modo subjuntivo.

O que é pretérito perfeito Imperfeito e Mais-Que-perfeito?

Enquanto o pretérito perfeito indica uma ação acabada que ocorreu em determinado momento no passado, o pretérito imperfeito, é utilizado para indicar uma ação inacabada. Ou seja, um fato que ainda não foi terminado. ... Já o pretérito mais-que-perfeito é empregado para uma ação que ocorreu no passado antes de outra ação.

Porque o pretérito mais-que-perfeito tem esse nome?

O pretérito mais-que-perfeito tem esse nome porque indica fato anterior ao expresso pelo perfeito "FAMÍLIA MUDA-SE" é o nome de uma mais do que recomendável peça teatral, escrita e dirigida por Odilon Wagner.

Qual é a forma simples do pretérito mais-que-perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito simples é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação – am e adicionando o sufixo adequado.

Foi fora quando usar?

Fora indica a 1. ª ou a 3. ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo ser ou do verbo ir. Fora deverá ser pronunciado com o fechado (ô).

Quais são os pretéritos?

Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.
  • Pretérito perfeito - o pretérito perfeito do indicativo exprime uma ação concluída. ...
  • Pretérito imperfeito - o pretérito imperfeito do indicativo exprime uma ação anterior ao presente, mas ainda não concluída.

O que é um verbo no pretérito?

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

O que é o pretérito imperfeito do subjuntivo?

O “pretérito imperfecto de subjuntivo” expressa ações hipotéticas ou incertas no passado, presente ou futuro em relação ao momento em que se fala.

O que é o pretérito perfeito?

Para indicar ações que se iniciaram no passado e continuam no presente, implicando, com frequência, a ideia de repetição, utiliza-se a forma composta do pretérito perfeito. O pretérito perfeito composto forma-se com o verbo “ter” no presente, seguido do particípio passado do verbo principal.

Qual é o pretérito imperfeito?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Qual foi ou qual era?

Estão ambas correctas. São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1.

Qual é a diferença entre este e esse?

O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo. Exemplo: "Nesse ano viajei a Londres".

Qual a diferença entre o futuro do Presente e futuro do pretérito?

Como já vimos anteriormente, o futuro do pretérito faz referência a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado. Já o futuro do presente é um tempo verbal utilizado para ações que ocorrerão após o discurso.

Foi feita ou foi feito?

Significado de Feita

substantivo feminino Ato, ação, obra. Data, ocasião, vez. [Gramática] Usado na locução adverbial dessa, desta ou daquela feita: desta feita não escapou.

Tinha sido e fora?

Caso eu troque o «partira» e «fora» para «tinha partido» e «tinha sido entregue», a frase tem o mesmo sentido: «Pálida, jogada fora de uma Igreja, olhou a terra imóvel de onde tinha partido e aonde de novo tinha sido entregue».

Artigo anterior
Qual a diferença de multivitamínico para polivitamínico?
Artigo seguinte
Qual membro do BTS fala português?