Quando se deve operar o apêndice?

Perguntado por: Rita Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

Indicações da apendicectomia
A apendicite é uma inflamação dolorosa do apêndice e que requer tratamento imediato. Quando não tratada atempadamente, a inflamação pode provocar a rutura do apêndice, o que leva a diversas complicações associadas ao conteúdo derramado na cavidade abdominal, como é o exemplo a peritonite.

Quando operar apêndice?

A cirurgia para apendicite, conhecida como apendicectomia, é o tratamento utilizado em caso de inflamação do apêndice. Esta cirurgia, geralmente, é feita sempre que se confirma a apendicite pelo médico, através do exame clínico e uma ultrassonografia ou tomografia do abdômen, por exemplo.

É possível tratar apendicite sem cirurgia?

A possibilidade de escolha pelo uso exclusivo de terapia antibiótica permite ser aplicada a casos onde o paciente se recusa ser submetido a cirurgia ou existe algum risco maior relacionado. Em todos os outros a apendicectomia ainda permanece como melhor escolha.

O que fazer para não operar apendicite?

A prevenção. Como a apendicite é um problema associado ao funcionamento do intestino, uma dieta rica em fibras, com frutas e verduras, pode diminuir o tempo de trânsito intestinal das fezes, reduzindo o risco de estacionarem no apêndice.

Quando a apendicite é grave?

A apendicite aguda é uma doença de início abrupto e evolução rápida. Se o diagnóstico demorar muito, o apêndice pode romper e contaminar toda a cavidade abdominal. Esse é um quadro grave e que pode levar à morte.

O que é apendicite? O que é, causas, sintomas e como tratar a doença

23 questões relacionadas encontradas

O que é apendicite pode matar?

Quando o apêndice rompe pode acontecer uma infecção generalizada no abdômen a qual é dada o nome de peritonite. Esse quadro pode evoluir para uma infecção generalizada (SEPSE) provocando a falência múltiplas dos órgãos.

O que é apendicite grau 4?

Classificação da apendicite

Grau 1: apêndice normal; Grau 2: apêndice hiperemiado e edemaciado; Grau 3: apêndice com exsudato fibrinoso; e. Grau 4: apêndice perfurado podendo evoluir para peritonite generalizada.

Quanto tempo leva para estourar o apêndice?

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

Tem como reverter apendicite?

“A maioria apresenta uma forma branda da doença, que retrocede com antibióticos”. Pesquisas anteriores conduzidas na Suécia e na Inglaterra já haviam sugerido que antibióticos podem curar apendicite e a remoção cirúrgica ficar restrita aos casos de maior gravidade.

Qual a idade para ter apendicite?

Contudo, a apendicite é uma emergência médica que exige cirurgia. O distúrbio é raro em crianças com menos de um ano de idade, mas se torna mais comum à medida que as crianças crescem e é mais comum em adolescentes e adultos com 20 a 30 anos.

Como pode ser tratada a apendicite?

O tratamento da apendicite é cirúrgico, ou seja, o apêndice inflamado precisa ser retirado durante uma cirurgia, em que a pessoa está anestesiada, no hospital. O procedimento é conhecido como apendicectomia. O apêndice não é substituído durante a cirurgia, apenas é feita a sua remoção.

O que pode ser confundido com apendicite?

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal refere-se à doença de Crohn e à colite ulcerativa, que se caracterizam por uma inflamação do intestino, levando à ocorrência de sintomas muito semelhantes às da apendicite, como dor abdominal, diarreia e febre.

Como saber se é apendicite ou gases?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale seus sintomas:
  1. 1.Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. 2.Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. 3.Náuseas ou vômitos. ...
  4. 4.Perda de apetite. ...
  5. 5.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. 6.Mal estar geral. ...
  7. 7.Prisão de ventre ou diarreia. ...
  8. 8.Barriga inchada ou excesso de gases.

Tem como curar apendicite naturalmente?

Um bom remédio caseiro para apendicite crônica é tomar o suco de agrião ou o chá de cebola de forma regular. A apendicite é uma inflamação de uma pequena parte do intestino conhecida por apêndice, que provoca sintomas como febre entre 37.5 e 38ºC insistente e dor no lado direito do abdômen.

Quem tem apendicite consegue andar?

Pacientes cujo apêndice se localiza mais próximo da região pélvica podem ter diarreia, caso a inflamação da apendicite acometa também o reto. Em geral, porém, o que o paciente tem não é propriamente diarreia, mas, sim um aumento na frequência das evacuações, sem necessariamente haver grandes perdas de fezes líquidas.

Qual é a causa do apêndice?

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação.

Quando a apendicite estoura sente dor?

Quando o apêndice fica inflamado, ele pode causar dor abdominal severa, além de se encher de pus, em uma condição chamada de apendicite ou de apendicite aguda. A doença, de forma geral, causa uma dor forte e aguda no lado direito do abdômen, geralmente na altura do umbigo.

Qual o pior tipo de apendicite?

Importante notar que os níveis de leucócitos são maiores quanto pior o quadro de apendicite: apendicite aguda: 14.500 ± 7.300 leucócitos/microL; apendicite gangrenosa: 17.100 ± 3.900 leucócitos/microL; apendicite perfurada: 17.900 ± 2.100 leucócitos/microL.

Quais são os tipos de apendicite?

Apendicite: aguda, crônica e recorrente.

Como é a dor de gases?

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos

A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa. Entretanto, o desconforto tende a diminuir quando o organismo começar a eliminar o excesso dos gases intestinais.

Como saber se é dor de gases?

Quais são os sintomas de gases?
  1. Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  2. Mal estar geral;
  3. Dor abdominal em forma de pontadas;
  4. Flatulência;

Como saber se a dor e gases?

Já os sintomas que podem indicar a presença de gases no intestino geralmente são:
  1. Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;
  2. Inchaço abdominal;
  3. Barriga dura;
  4. Flatulência;
  5. Prisão de ventre;
  6. Cólica intestinal.

Qual tipo de ultrassom para verificar o apêndice?

A ultra-sonografia é uma modalidade de exame de imagem que tem sido usada somente recentemente em pacientes com suspeita de apendicite aguda e os resultados têm sido satisfatórios.

Quais são os principais alimentos que causam apendicite?

"A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem constipação intestinal (prisão de ventre), excessos de comida, má alimentação e alimentos com baixo teor em fibra, como: ultraprocessados, fast foods, excesso de massas, doces e carnes vermelhas gordas.

O que pode acontecer se a apendicite estourar?

Quando o apêndice perfura, podem cair fezes ou pus na cavidade abdominal, o que determina a apendicite aguda supurada. Esse processo pode ficar localizado no canto inferior direito do abdome ou, em quadros ainda mais graves, disseminar a infecção por todo o abdome, o que chamamos de peritonite difusa.

Artigo anterior
Quando surgiu a música popular amapaense?
Artigo seguinte
Quais são os fatores que determinam a elasticidade preço da demanda?