Quando se deve fazer o exame de retorno ao trabalho?

Perguntado por: Viviane Mónica Cunha Cunha Tavares  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)

O exame de retorno ao trabalho deve ser realizado no primeiro dia de retorno do trabalhador após permanecer afastado durante período igual ou superior a 30 dias, por motivo de acidente ou doença, sejam eles ocupacionais ou não.

Quando é obrigatório o exame de retorno ao trabalho?

É o exame médico que deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do servidor ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de parto, doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Como faço para retornar ao trabalho após afastamento?

Para retornar ao trabalho, o segurado precisa da autorização do perito. Ela só é concedida quando o profissional está apto para exercer suas atividades de trabalho. Para isso é elaborada uma autorização, que suspenderá o benefício e em seguida o agendamento da data do retorno.

Qual o prazo para fazer exame periódico?

Para os empreendimentos de risco ocupacional 1 e 2, como escritórios, escolas e empresas em geral, os funcionários de 18 a 45 anos devem passar por inspeções regulares a cada 2 anos. Já os colaboradores com menos de 18 anos e com mais de 45 anos devem fazer o exame anualmente.

O que diz a CLT sobre exame periódico?

O que a lei diz sobre os exames periódicos? A Consolidação de Leis Trabalhistas brasileiras prevê que toda empresa é obrigada a realizar exames periódicos em seus funcionários. Os exames estão regulados pelo artigo 168 da Norma Regulamentadora 07 (NR-07) da CLT.

Quando fazer o exame de retorno ao trabalho?

19 questões relacionadas encontradas

Pode fazer exame periódico fora do horário de trabalho?

Além disso, se a empresa dá como benefício um plano de saúde, o exame periódico permite diagnosticar certas doenças precocemente e reduzir o custo do tratamento. O exame não pode ser realizado nas férias do trabalhador ou fora do seu horário de trabalho.

Qual documento do INSS para retorno ao trabalho?

Para solicitar a alta antecipada é preciso que o trabalhador tenha em mãos um atestado médico que comprove a sua capacidade de retornar ao trabalho, exercendo as atividades laborais.

Como funciona o retorno ao trabalho?

O exame de Retorno ao Trabalho é realizado em funcionários que ficaram afastados do trabalho. Ele deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a trinta dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

Quem pode dar atestado de retorno ao trabalho?

Apenas o médico do trabalho pode realizar o exame de retorno

O ASO é ratificado e assinado pelo médico do trabalho da empresa, com sua devida aptidão para a função e é a confirmação que o trabalhador pode fazer o retorno ao trabalho.

O que diz o artigo 168 da CLT?

Redação anterior (original): Art. 168 - Deverá ser evitada, tanto quanto possível, na atmosfera dos locais de trabalho a existência de suspensoides tóxicos, alergênicos, irritantes ou incômodos para o trabalhador.]

Precisa fazer exame de retorno ao trabalho após Auxílio-doença?

O exame de retorno ao trabalho deve ser realizado no primeiro dia de retorno do trabalhador após permanecer afastado durante período igual ou superior a 30 dias, por motivo de acidente ou doença, sejam eles ocupacionais ou não. O pós-parto também se enquadra.

Quais são os exames admissionais exigidos por lei?

Os exames obrigatórios são:
  • Anamnese médica. ...
  • Avaliação Física e Psicológica. ...
  • Exames complementares. ...
  • Exames periódicos. ...
  • Exame de mudança de função. ...
  • Exame de retorno ao trabalho. ...
  • Exame demissional. ...
  • Como escolher uma clínica para o exame admissional?

Pode ser demitido após voltar de atestado 2021?

Sim, a empresa pode demitir o funcionário após o tempo de estabilidade, mas apenas nos casos de auxílio doença comum. Em algumas situações, é possível que a empresa fique mais tempo com o funcionário. Porém, a possibilidade de demissão é prevista pela lei.

Pode voltar a trabalhar antes da perícia?

Ou seja, se você está capacitado para o trabalho, você pode retornar, sem perder os benefícios que já recebeu. Porém, a partir do retorno ao trabalho, você terá o benefício cancelado. A recuperação deve ser devidamente informada ao INSS para evitar problemas, como recebimento de valores indevidos.

Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia INSS?

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica? Esse é um tema muito delicado, pois nos 15 primeiros dias de afastamento, o salário do funcionário é de responsabilidade do empregador.

Pode fazer exame admissional no dia da folga?

É obrigação da empresa arcar com o ônus da realização de exames médicos periódicos, conforme determina o artigo 168 da CLT. Isto significa que tanto os exames periódicos, como os admissionais e demissionais devem ser realizados por conta do empregador e não podem ser agendado para os dias de folga.

O que fazer quando o funcionário se recusa a fazer exame periódico?

O que fazer quando o funcionário se recusa a fazer o exame periódico? Inicialmente, a empresa deve se precaver notificando formalmente o empregado a respeito da data e do horário do exame, bem como o médico responsável por realizá-lo.

Quantos dias a empresa tem para me mandar embora após um atestado?

As empresas não podem demitir o trabalhador que estiver doente e afastado de suas funções. Em alguns casos de doenças, ao retornar ao trabalho, o funcionário terá direito a 12 meses de proteção contra a demissão.

Quanto tempo de estabilidade após atestado médico?

Acidente de trabalho: o empregado afetado por doença em serviço contará com uma estabilidade de 12 meses após retornar do seu afastamento acidentário. No entanto, poderá ser demitido no caso de justa causa.

Quantos dias após atestado pode demitir?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

Quais exames a empresa pode solicitar?

Os exames médicos obrigatórios para trabalhadores com carteira assinada são:
  • Exame admissional;
  • Exame periódico e complementar;
  • Exame de mudança de função;
  • Exame de retorno ao trabalho;
  • Exame demissional.

Quais os tipos de exames de acordo com a NR 7 que as empresas deverão realizar?

Para isso, vale observar o item 7.4 da NR-07, que orienta as empresas e profissionais do SESMT quanto ao desenvolvimento do PCMSO. Segundo o texto, todos os funcionários devem passar pelos exames médicos admissional, demissional, periódico, de retorno ao trabalho e de mudança de função.

Quais doenças reprovam no exame admissional?

Quais doenças impedem de assumir cargo público?
  • Sangue. ...
  • Olhos e visão. ...
  • Doenças endócrinas e metabólicas. ...
  • Audição e ouvido. ...
  • Pescoço e cabeça. ...
  • Aparelho estomatognático. ...
  • Sistema cardiovascular. ...
  • Nariz, boca, dentes, laringe, faringe, traqueia e esôfago.

Como o art 168 da CLT é obrigatório o exame médico por conta do empregador nas seguintes situações?

168 - Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I - na admissão; II - na demissão; III - periodicamente.

Sou obrigado a fazer o ASO?

O ASO é obrigatório para todos os empregadores e empresas que contratam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Dessa maneira, o atestado de saúde ocupacional deve ser emitido no mínimo em duas vias: uma para o contratante e outra para o empregado.

Artigo anterior
Qual o significado do nome Maina?
Artigo seguinte
Quem é mais forte Obito ou Madara?