Quando se dá a rescisão administrativa?

Perguntado por: Miriam Lia Garcia  |  Última atualização: 18. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

A rescisão poderá ocorrer: por ato unilateral da Administração; amigavelmente, acordando as partes, se conveniente para a Administração e reduzida a termo a ocorrência e, finalmente, por determinação judicial.

Quais são as causas de rescisão do contrato administrativo?

Rescisão do contrato administrativo: unilateral, amigável, judicial e por arbitragem. É uniforme o entendimento segundo o qual a Lei geral de licitação prevê três tipos de rescisão: unilateral, amigável e judicial. O entendimento que prevalece é o de quem nem mesmo o edital pode ampliar as hipóteses de rescisão.

Quais são as três formas de rescisão dos contratos administrativos?

O art. 79 da Lei nº 8.666/93 estabelece três espécies de rescisão contratual: rescisão administrativa unilateral, rescisão amigável e rescisão judicial.

Quais são os três atos jurídicos que podem levar à extinção de um contrato administrativo?

Os atos jurídicos que extinguem os contratos administrativos são a rescisão administrativa, a consensual e a judicial.

O que acontece quando um contrato administrativo e rescindido unilateralmente pela Administração Pública?

O artigo 78 da Lei nº 8.666 /93 prevê o descumprimento do contrato como motivo para a rescisão contratual unilateral pela Administração Pública, justificando, ainda, a aplicação de multa prevista no contrato.

Rescisão unilateral do contrato administrativo | DIREITO ADMINISTRATIVO

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as formas de extinção do contrato administrativo Segundo a Lei 14133 21?

137, da Lei nº 14.133/2021, o contratado passa a ter o direito de extinguir o contrato caso ocorra atraso superior a dois meses, contado da emissão da nota fiscal, dos pagamentos ou de parcelas de pagamentos devidos pela Administração.

Como rescindir um contrato de Administração?

O contrato de administração com a imobiliária ou corretor de imóveis, pode ser rescindido a qualquer momento, estando o imóvel alugado ou não, basta comunicar por escrito que não deseja dar continuidade ao contrato de administração e deseja rescindir esse contrato.

Qual a diferença entre rescisão e extinção de contrato?

Rescisão significa anular ou romper. É a extinção do contrato, que pode ocorrer de várias formas. Resolução é o termo utilizado quando o contrato é encerrado pelo descumprimento das obrigações assumidas, também chamado de quebra contratual.

Quando se dá a extinção do contrato?

Dá-se a extinção do contrato pela resolução quando evento futuro e incerto se verifica, quais sejam: a) inadimplemento; b) onerosidade excessiva. Não se pode olvidar, porém, que qualquer outro evento pode figurar como condição a ensejar a resolução do negócio jurídico, à luz do art. 128 CC.

Quando é possível rescindir um contrato unilateralmente?

RESILIÇÃO UNILATERAL – CONCEITO, DIVERGÊNCIA JURISPRUDENCIAL E NEGOCIAÇÃO. Um contrato firmado poderá ser terminado por vontade de apenas uma das partes, sem que haja necessariamente motivo ou justa causa para tal (há exceções). Esta é a chamada resilição unilateral e está prevista no art. 473 do Código Civil.

Quem pode anular contrato administrativo?

Nessa linha, ao tomar conhecimento de um ato ou contrato que apresente vício insanável, isto é, não passível de convalidação, a administração tem o poder e ao mesmo tempo o dever de anular o ato ou contrato ilegal.

Quais os 5 tipos de rescisão contratual?

Veja abaixo os nove principais tipos e entenda quais são as obrigações a serem cumpridas pelo empregador em cada uma delas:
  • Demissão sem justa causa. ...
  • Demissão por justa causa. ...
  • Rescisão indireta. ...
  • Pedido de demissão. ...
  • Rescisão por acordo entre as partes. ...
  • Rescisão por culpa recíproca. ...
  • Rescisão por término de contrato temporário.

O que pode anular um contrato?

O cancelamento pode ocorrer por três razões:
  • Quando o que foi adquirido apresentar algum problema de defeito do produto ou do serviço.
  • Quando o fornecedor descumprir a oferta.
  • Ou pela vontade das partes.

O que é uma rescisão administrativa?

O descumprimento, total ou parcial do contrato, acarreta a rescisão, com as conseqüências, previstas, no contrato, na lei ou no regulamento. A inexecução do contrato produz conseqüências de ordem, civil, administrativa, penal, trabalhista, fiscal, cumulativamente ou não.

O que é o fato do príncipe?

O Fato do Príncipe ocorre nos casos em que um ato geral e abstrato praticado pelo Estado afeta indiretamente o contrato administrativo, impedindo a sua execução nos termos inicialmente pactuados.

Quando um contrato administrativo pode ser alterado?

As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado. Portanto, a possibilidade de alteração unilateral do contrato pela Administração somente abrange as cláusulas que dispõem sobre o objeto do contrato e sua execução.

O que diz o artigo 474 do Código Civil?

474 do CC , desnecessária qualquer notificação receptícia prévia para que o contratante logrado possa agir. Ao descumprir obrigação essencial da compra e venda (pagamento do preço avençado), configurado está o inadimplemento contratual, autorizador da rescisão contratual ( CC , art.

O que diz o artigo 472 do Código Civil?

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil. Art. 472. O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato.

O que diz o artigo 473 do Código Civil?

473, CC, ou seja, ineficaz será a notificação até que os investimentos de vulto realizados pela outra parte contratante venham a ser amortizados, há de se perquirir qual será a exten- são temporal do vínculo contratual para que se tenha o início da eficácia da notificação.

O que diz o artigo 475 do Código Civil?

De fato, o artigo 475, do Código Civil, estabelece que: “a parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos”.

O que é a rescisão do contrato?

É o encerramento da relação trabalhista e esta iniciativa pode partir tanto do empregador como do empregado. Cada tipo de rescisão de contrato possui suas características e preveem regras que devem ser cumpridas pelo empregado como o aviso prévio, e pelo empregador, como o pagamento das verbas rescisórias.

Quais são os tipos de contratos administrativos?

São exemplos de contrato administrativo: concessão de serviço público, parceria público-privada (PPP), contrato de gestão, termo de parceria e contrato de gerenciamento etc.

Quando o contrato não tem cláusula de rescisão?

Contratos de prestação de serviços com prazo determinado e que não constem cláusula que regule a rescisão, deverão ser submetidos a apreciação judicial para que seja possível o reconhecimento da validade de sua extinção antecipada.

Como rescindir um contrato sem cláusula de rescisão?

Na maioria dos casos, se o prestador de serviços não fizer o que prometeu pode-se optar pela rescisão do contrato. Para isso, deve-se apresentar uma notificação com antecedência por escrito. A maioria dos acordos também permite que o contrato seja cancelado por qualquer outro motivo.

Quais são as cláusulas de rescisão do contrato?

Exemplos de cláusulas: Em rescisão antecipada, em casos de contrato por tempo determinado. Rescisão sem aviso prévio e por qualquer das partes. Multa total firmada no início do contrato não superior a 10% do valor total do contrato.

Artigo anterior
Quantos anos o Draco tem no primeiro filme?
Artigo seguinte
Qual é o melhor suplemento vitamínico?