Quando se consuma o crime de falsidade de documento público?

Perguntado por: Henrique Jorge Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

É indiferente, porém, que o sujeito queria causar o prejuízo ou que não resulte efetivo prejuízo ou lucro. O crime consuma- se com a omissão ou a inserção direta ou indireta da declaração falsa ou diversa da que devia constar.

Quando se consuma o crime de falsificação de documento público?

I - A conduta do tipo penal previsto no artigo 297 do CP consiste na falsificação (total ou parcial) de documento público, cuja consumação ocorre no momento em que se opera a contrafação ou alteração do documento, independentemente de seu uso efetivo, o que consistiria em mero exaurimento do delito.

O que acontece se falsificar documento?

A pena prevista é de até 5 anos de reclusão e multa, em caso de a falsidade ocorrer em documento público, e de até 3 anos, nos documentos particulares. É importante destacar que o crimes de falsidade ideológica não se confundem com os delitos de falsa identidade ou falsificação e uso de documento falso.

Onde se consuma o crime de falsidade ideológica?

“A falsidade ideológica é crime formal e instantâneo, cujos efeitos podem se protrair no tempo. A despeito dos efeitos que possam, ou não, gerar, ela se consuma no momento em que é praticada a conduta.

O que é crime de falsificação de documento público?

Trata-se de crime que pune àquele que falsifica documento público, ou altera (modifica) documento público verdadeiro. A falsificação pode ser total (documento é inteiramente criado) ou parcial (adiciona-se ao documento, nos espaços em branco, novos e relevantes elementos).

Falsificação de Documento Público - Art. 297 do CP (Facilitando o Direito Penal)

34 questões relacionadas encontradas

O que é considerado documento falso?

299. Podem-se classificar as falsificações em: falsidade imediata que ocorre quando o próprio agente omite declaração que deveria ser apresentada ou profere declaração falsa ou diversa e a falsidade mediata que ocorre quando o agente faz inserir declaração falsa ou diversa por meio de um terceiro.

O que é crime de falsa identidade?

O Código Penal, nos artigos 307 e 308 descreve os delitos de falsa identidade. O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

Como proceder em caso de falsidade ideológica?

As denúncias e pesquisas de documentos podem ser realizadas por meio dos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIP) da capital ou por meio do disque-denúncia da Secretaria de Segurança, pelo telefone 181.

Qual a fiança para falsidade ideológica?

Considerando que a falsidade ideológica não integra a lista de crimes inafiançáveis, o agente acusado de praticá-la pode aguardar o julgamento do processo em liberdade, mediante o pagamento de fiança, no valor arbitrado pelo juiz da causa.

Quantos anos prescreve o crime de falsidade ideológica?

A pena aplicada ao réu para o crime de falsidade ideológica, foi de 01 ano e 08 meses de reclusão. Assim, nos termos do art. 109 , inc. V , do Código Penal , o prazo prescricional é de 04 anos.

Qual é a pena para quem falsifica documentos?

Pena – reclusão, de dois a seis anos, e multa.

Quando se consuma o crime de falsidade de documento público é preciso prejuízo efetivo ou perigo de dano?

Trata-se de crime de natureza formal, que não exige o prejuízo efetivo; basta, pois, a possibilidade de dano. Teoricamente é possível a tentativa, pois até que se encerre o documento, pode a falsa declaração não se concretizar por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O que diz o artigo 304 do Código Penal?

304 – Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302: Pena – a cominada à falsificação ou à alteração.

Quem falsifica documento público e após ele próprio vem a usá lo comete crime de?

FALSIDADE IDEOLÓGICA. DOCUMENTO PÚBLICO. USO PELO PRÓPRIO FALSIFICADOR.

Qual o valor da multa por falsidade ideológica?

1 Noções Gerais sobre o Crime de Falsidade Ideológica

Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular.

Quais os crimes que não cabe fiança?

323. Não será concedida fiança: (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011). I – nos crimes de racismo; (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011). II – nos crimes de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos; (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

Quais são os crimes que têm fiança?

Em que casos posso pedir fiança?
  • Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas;
  • Racismo;
  • Tortura;
  • Terrorismo;
  • Crime contra a ordem constitucional e o Estado.

O que acontece se mentir no boletim de ocorrência?

O Código Penal prevê pena de 1 a 5 anos e multa para o crime de Falsidade Ideológica. Além do crime, o associado que assim age, perde todos os benefícios que teria na associação e seu veículo fica sem qualquer proteção para danos, roubo, furto ou perda total.

Como denunciar falsidade ideológica na internet?

Assim como qualquer crime, é preciso fazer um boletim de ocorrência. Dirija-se à delegacia mais próxima e faça o B.O. É possível fazer esse registro em qualquer unidade da Polícia Civil, mas se existir em sua cidade, é interessante procurar a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI).

Qual a diferença de falsa identidade e falsidade ideológica?

Se alguém envia uma selfie falsa para se cadastrar em um banco online: é falsa identidade. Mas a adulteração de uma carteira de identidade não é crime de falsa identidade: seria caso de falsidade ideológica, por se basear em adulteração de documento público.

Qual a diferença entre falsa identidade e uso de documento falso?

A diferença entre documento falso e falsa identidade

Ocorre que, apresentar documento falsificado constitui o crime de uso de documento falso, tipificado no artigo 304 do Código Penal e não o crime de falsa identidade (art. 307, CP).

Como se chama uma pessoa que se faz passar por outra?

Assim, pode-se descobrir, ao final, que aquele que alega para todos ser “fulano” quando na realidade se chama “sicrano”, ou aquele que se faz passar por alguém que não o é, não comete crime de falsidade ideológica, como corriqueiramente se ouve nos noticiários brasileiros, e, sim, tão somente de falsa identidade.

Quais são os tipos de falsificação?

Tipos de falsificação mais comuns
  • Falsificação Sem Imitação: É extremamente comum em cheques e boletins. ...
  • Falsificação De Memória: Nesse caso, o falsificador tenta reproduzir a assinatura de memória. ...
  • Falsificação por Imitação Servil: Nesse caso, o falsificador possui a assinatura original para tentar copiar.

O que abordam os arts 303 e 304 do novo Código de Processo Civil?

303. Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.

Qual o artigo de matador?

Matar alguem: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

Artigo anterior
O que gasta um bebê Recém-nascido?
Artigo seguinte
Tinha Amiantacea tratamento?