Quando se consuma o crime de concussão?
Perguntado por: Erica Castro de Guerreiro | Última atualização: 14. November 2024Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)
No crime de concussão, a situação de flagrante delito configura-se no momento da exigência da vantagem indevida, e não no instante da entrega, uma vez que tal delito é crime formal ou de consumação antecipada, isto é, se consuma com a mera exigência da vantagem indevida.
O que configura crime de concussão?
Consiste em exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. A pena prevista é de reclusão, de dois a oito anos, e multa (artigo 316 do Código Penal).
Quais são as três espécies de concussão?
316 do Código Penal pode ser dividido em três partes, que demonstram a existência de três espécies de concussão, sendo a concussão direta ou indireta, o excesso de exação e o excesso de exação qualificada.
O que é concussão exemplos?
O crime de concussão ocorre quando o servidor exige alguma coisa em razão de seu cargo. Por exemplo, fiscal que exige dinheiro para não aplicar uma multa. No peculato, o servidor tem acesso a bens ou valores, somente em razão de seu cargo, e valendo-se dessa facilidade, decide desviá-los ou ficar com eles.
Como se consuma o crime?
O delito será consumado quando nele se reunirem todos os elementos da sua definição, a tipicidade vai estar completa. O agente, por meio de sua conduta, irá realizar a previsão, núcleo do tipo legal, alcançando então o resultado previsto em lei.
Concussão - art. 316 do CP
Quando ocorre a consumação?
O crime consumado ocorre quando todos os elementos necessários para sua configuração estão presentes e o resultado esperado é alcançado. Já o crime tentado acontece quando o agente inicia a execução do crime, mas não consegue concluí-lo por circunstâncias alheias a sua vontade.
O que diz a Súmula 96 do STJ?
O crime de extorsão é, efetivamente, formal ou de consumação antecipada, integrando-se com a ação, tolerância ou omissão imposta coativamente à vítima. Não se exige, pois, que o agente tenha conseguido o provento que pretendia.
Quando ocorre a concussão?
É a atitude de uma pessoa que tem ou vai assumir um cargo público, e utiliza esse cargo de alguma forma para exigir, para si ou para outro, algum tipo de vantagem indevida. O crime de concussão se parece muito com o crime de Corrupção Passiva, tema já tratado aqui no direito fácil.
Como provar crime de concussão?
- Que a conduta de exigir para si ou para outrem ocorreu;
- Qual foi a forma (direta ou indireta) da exigência;
- Se a conduta ocorreu em razão da função pública, mesmo que o agente não a exercesse;
- Qual foi a vantagem indevida.
Como identificar uma concussão?
- Perda de memória - As pessoas às vezes esquecem o que causou a lesão, bem como o que aconteceu logo antes e depois da lesão.
- Confusão.
- Dor de cabeça.
- Tonturas ou problemas com o equilíbrio.
- Náusea ou vômito.
- Sentindo-se sonolento.
- Agindo de forma irritada, estranha ou fora de ordem.
Quem julga o crime de concussão?
Em regra, a competência para julgar o crime de concussão, é da justiça estadual. Pelo fato de ser um crime e não uma contravenção penal, o julgamento não pode ser no Juizado Especial Criminal.
Qual a diferença de crime de concussão e excesso de exação?
(b) Concussão indireta ou implícita – caracterizada pela conduta de exigir vantagem indevida, sem qualquer relação com tributo ou contribuição (CP, art. 316, caput); (c) Excesso de exação na primeira modalidade – caracterizada pela conduta de exigir tributo ou contribuição indevido (CP, art.
Qual a diferença entre crime de concussão e corrupção passiva?
A diferença entre esses tipos penais se encontra no núcleo. A concussão prevê o verbo “exigir”, enquanto a corrupção passiva utiliza os verbos “solicitar ou receber […] ou aceitar”. Na concussão, há um caráter intimidativo na conduta. Exigir é algo tão impositivo quanto ordenar.
Quem paga propina comete crime?
Veja bem, se o indivíduo realizar a entrega do documento, com a quantia (propina), antes da solicitação (pedido) do agente público, o indivíduo incorre no crime de corrupção ativa, art. 333, do CP, independentemente da aceitação ou não da quantia por parte do agente público (CRIME FORMAL).
O que é um crime de prevaricação?
É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
O que é crime de consunção?
O princípio da consunção é aplicado quando uma das condutas típicas for meio necessário ou fase normal de preparação ou execução do delito de alcance mais amplo.
Qual a pena para desvio de dinheiro?
Art. 312. Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Quais são os tipos de prevaricação?
A prevaricação própria, é dividida em três formas, sendo elas: quando o delinquente retarda um ato de ofício; quando o delinquente deixa de praticar um ato de ofício; e quando um delinquente pratica um ato de ofício contra disposição expressa de lei.
Qual a diferença de peculato e prevaricação?
O que inclui itens particulares sobre a guarda da administração pública. Por exemplo, mercadorias ilegais apreendidas pela Receita Federal. De acordo com o Canal Justiça, enquanto o crime de prevaricação envolve atrasar ou deixar de cumprir ato de ofício de forma indevida. Ou cometer ato de ofício contra lei.
Qual lesão no cérebro é causada por pancada na cabeça?
Concussão é uma lesão cerebral temporária causada por uma pancada na cabeça ou uma agitação violenta da cabeça e/ou do corpo, com ou sem perda de consciência, podendo levar a sintomas cognitivos temporários.
Qual a diferença entre contusão e concussão cerebral?
A concussão (também pode ser conhecida como contusão cerebral) ocorre depois de levar um golpe na cabeça (com ou sem perda de consciência). Engloba diversos sintomas que promovem impacto físico, emocional e no bem-estar mental.
O que diz o artigo 317 do Código Penal?
Art. 317-A. Possuir, manter ou adquirir, para si ou para outrem, o funcionário público, injustificadamente, bens ou valores de qualquer natureza, incompatíveis com sua renda ou com a evolução de seu patrimônio: Pena - reclusão, de três a oito anos, e multa.
O que diz a Súmula 711 do STF?
SÚMULA 711
A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
O que diz a Súmula 610 do STF?
SÚMULA 610
Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima.
O que diz a Súmula 608 do STJ?
608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.
O que é o número dez elevado a menos 1?
Quanto rende 20 milhões na poupança Caixa?