Quando se consuma a falsidade material?

Perguntado por: Vicente Anjos Lima  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 5/5 (63 avaliações)

A falsidade ideológica acontece toda vez em que for inserido um dado falso em documento verdadeiro, ou seja, o crime se consuma quando o agente alegar fato diverso da realidade ou omiti-lo (comissivo ou omissivo). É preciso que ocorra em um documento, podendo ser público ou particular.

Quando se consuma o crime de uso de documento falso?

O crime de uso de documento falso é formal e se consuma no momento em que o agente utiliza a documentação, pouco importando se ela tem aptidão para enganar quem a examina.

O que é falsidade material exemplo?

A doutrina aponta três espécies de falsidade. A falsidade material, quando adulterado um documento verdadeiro. Assim, em um cheque de cem reais, insere-se mais um zero, transformando-o em mil reais. Tem-se ainda a falsidade pessoal, que se refere a alguma pessoa que figure no documento.

O que é o artigo 304 do Código Penal?

Art. 304 – Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302: Pena – a cominada à falsificação ou à alteração.

Qual a diferença entre falsidade material e ideológica?

“A falsidade material, com efeito, altera o aspecto formal do documento, construindo um novo ou alterando o verdadeiro; a falsidade ideológica, por sua vez, altera o conteúdo do documento, total ou parcialmente, mantendo inalterado seu aspecto formal.”

Qual a diferença entre falsidade material e falsidade ideológica de documentos?

21 questões relacionadas encontradas

O que é considerado falsidade ideológica?

O crime de falsidade ideológica esta previsto no artigo 299 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de omitir a verdade ou inserir declaração falsa, em documentos públicos ou particulares, com o objetivo de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente ...

Quais os tipos de falsidade ideológica?

Quais os crimes de falsidade ideológica?
  • Transferência de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Adulteração de documentos para Declaração de Imposto de Renda;
  • Declaração de bens que não possuem registro em seu nome;
  • Falsificação de cheques;
  • Falsificação de carteira de estudante para garantir meio ingresso;

Qual a pena para o artigo 304 do Código Penal?

A pena cominada, isoladamente, é a detenção, de um mês a um ano, e a ação penal é pública incondicionada. A forma qualificada (parágrafo único) se da quando o agente comete o crime com o intuito de obter qualquer vantagem ou ganho de natureza econômica. Nesse caso, também é previsto a aplicação de pena de multa.

O que abordam os arts 303 e 304 do novo Código de Processo Civil?

303. Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.

O que é documento particular para fins penais?

O conceito de documento particular se extrai por exclusão, isto é, todo aquele não compreendido como público ou equiparado a público. É a peça escrita confeccionada sem a intervenção de funcionário público, mas que, em razão de sua natureza e relevância, deve ser objeto da tutela penal.

O que é falsificação material de documento público?

Trata-se de crime que pune àquele que falsifica documento público, ou altera (modifica) documento público verdadeiro. ... Na conduta alterar, o agente modifica documento público existente (e verdadeiro), substituindo ou alterando dizeres inerentes à própria ·essência do documento.

O que é considerado documento falso?

299. Podem-se classificar as falsificações em: falsidade imediata que ocorre quando o próprio agente omite declaração que deveria ser apresentada ou profere declaração falsa ou diversa e a falsidade mediata que ocorre quando o agente faz inserir declaração falsa ou diversa por meio de um terceiro.

Como saber se a pessoa é falsa ou não?

Como Descobrir se uma Pessoa é Falsa
  1. Elas sempre julgam os outros.
  2. Elas são grosseiras e mal-educadas.
  3. Elas não escutam de verdade.
  4. Ela vive tentando agradar aos outros.
  5. Elas estão sempre com suas panelinhas.
  6. Elas espalham boatos.
  7. Elas são péssimas amigas.
  8. Elas não são consistentes.

É possível a tentativa no uso de documento falso?

1 - O crime de uso de documento falso se consuma com o uso, consubstanciado na apresentação daquele perante a pessoa a que busca iludir. Trata-se de crime formal, porquanto o delito já se consuma com o primeiro ato de uso, não se admitindo a tentativa.

Por que o crime de uso de documento falso e um delito remetido?

O crime de uso de documento falso revela um tipo remetido, porque faz remissão à pena respectiva do delito falso cometido.

Quando deve ser aplicado o princípio da consunção entre os crimes de falso e de estelionato?

"Conforme entendimento consolidado pela jurisprudência, o princípio da consunção somente se aplica quando o crime de falso se exaure no estelionato, sendo solidificado por meio do Enunciado da Súmula nº 17 do c.

Quais as regras firmadas pelo legislador no CPC para a tutela provisória?

Os requisitos para concessão da tutela antecipada ou da tutela cautelar, antecedente ou incidental, são os mesmos (art. 300): i) probabilidade do direito, ii) perigo de dano, para as tutelas antecipadas e iii) risco ao resultado útil do processo, para as tutelas cautelares.

Quais são as características dos procedimentos especiais?

As características que a doutrina tradicional via nos procedimentos especiais podem ser hoje, com algum distan- ciamento, claramente identificadas. Dentre elas, podemos destacar: 1) legalidade; 2) taxatividade; 3) excepcionalidade; 4) indisponibilidade; 5) inflexibilidade; 6) infungibilidade; 7) exclusividade.

O que é a tutela cautelar?

A tutela cautelar tem por objetivo preservar direitos, podendo ser antecedente/preparatória (antes do oferecimento do pedido principal) ou incidental (durante o trâmite do pedido principal), tendo em ambos casos por requisitos o fumus boni juris e o periculum in mora.

Qual é a pena para falsificação de documentos?

Falsificação de documento particular

Art. 298. Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Quem é a vítima no crime de uso de documento falso?

ARTIGO 304: USO DE DOCUMENTO FALSO

É crime comum, o uso de documento falso pode ser cometido por qualquer pessoa, desde que não seja o autor da falsificação. Nesse caso, o conflito aparente de normas se resolve pelo princípio da consunção, sendo o uso um post factum impunível. Sujeito passivo é o Estado.

Como se dá a prescrição de um crime?

Pena máxima maior que quatro anos e até oito anos: 12 anos para prescrição; Pena máxima maior que dois anos e até quatro anos: oito anos para prescrição; Pena máxima de um ano ou inferior a dois anos: quatro anos para prescrição; Pena máxima inferior a um ano: três anos para prescrição.

Quais são os tipos de falsidade?

A falsificação o corre mediante contrafação (fingimento, simulação, disfarce, falsificação de modo a iludir sua autenticidade). A falsidade ideológica, por sua vez, configura-se pelo falso conteúdo posto quando da feitura de um documento verdadeiro.

Qual a diferença de falsa identidade e falsidade ideológica?

Se alguém envia uma selfie falsa para se cadastrar em um banco online: é falsa identidade. Mas a adulteração de uma carteira de identidade não é crime de falsa identidade: seria caso de falsidade ideológica, por se basear em adulteração de documento público.

Como se chama uma pessoa que quer se passar por outra?

Assim, pode-se descobrir, ao final, que aquele que alega para todos ser “fulano” quando na realidade se chama “sicrano”, ou aquele que se faz passar por alguém que não o é, não comete crime de falsidade ideológica, como corriqueiramente se ouve nos noticiários brasileiros, e, sim, tão somente de falsa identidade.

Artigo anterior
O que são bovinos zebuínos?
Artigo seguinte
Qual o artigo da agressão verbal?