Quando se começa a contar o dia da gravidez?

Perguntado por: Diego Enzo Ferreira Moreira  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

Como se calcula a Idade Gestacional (Duração da Gestação)? A gravidez é convencionalmente calculada em semanas, a partir do primeiro dia da última menstruação.

Quando começa a contar o início da gravidez?

Para se contar a gravidez, os médicos iniciam a contagem da idade gestacional antes de ter acontecido a gestação (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação - mesmo você não estando grávida.

Por que a gravidez é contada a partir da última menstruação?

Isso porque em um processo normal de menstruação, que dura em média 28 dias, o óvulo maduro é liberado no meio desse processo (por volta do 14º dia). Esse óvulo viaja desde o ovário até as tubas uterinas, em direção ao útero, e lá aguarda ser fecundado.

Como é feita a contagem do tempo de gestação?

Em geral o cálculo da idade gestacional é baseado na data da última menstruação, conhecida como DUM. Neste caso, é muito simples. Verifica-se a quantidade de dias que se passaram da DUM até o dia do cálculo e divide-se por 7.

Como é a última menstruação antes de engravidar?

De modo geral, a fase da ovulação acontece 14 dias antes do início da próxima menstruação. Assim, se você tem um ciclo menstrual de 30 dias, muito provavelmente ovulará no 16º dia. Sobre isso, é essencial que você saiba que o óvulo só sobrevive no organismo 24 horas após a sua saída do ovário.

Como calcular as semanas de gestação | Porque a Gravidez é contada em semanas e não em meses

31 questões relacionadas encontradas

Por que os médicos contam a gravidez a partir da DUM?

Isso ocorre, pois estipulou-se que essa seria a forma universal de datar o período gestacional. Ao total, a gravidez dura em média 280 dias (cerca de 40 semanas). Outra forma de explicar por que a gravidez é contada em semanas refere-se a irregularidades de dias em um mês.

Como o médico sabe quantas semanas de gestação?

Quando a mulher não tem certeza qual foi o dia da última menstruação, a forma mais segura de saber com quantas semanas de gestação está e qual é a data provável do parto é através da ultrassonografia ou através da altura uterina, que é a que o médico normalmente calcula as semanas e meses de gravidez.

Porque a ultrassom dá uma data diferente?

O primeiro ultrassom, feito entre seis a dez semanas de gravidez, é considerado o método mais preciso para prever a data do nascimento. Os ultrassons que são feitos mais tarde não são tão precisos, e é por isso que a data do nascimento não deve ser alterada se já tiver sido definida no primeiro trimestre.

É possível o ultrassom errar a data da semana da gestação?

Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

Quantos dias a ultrassom pode errar no começo?

Mas isso é perfeitamente normal. O ultrassom nessa fase pode errar em até 15 dias para mais ou para menos.

Qual a data mais certa do ultrassom ou da dum?

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser: Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação; Data da última menstruação (DUM); Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

Quantas semanas de diferença no ultrassom?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

No ultrassom de 1° trimestre (até 12 semanas) o erro é de aproximadamente +/- 3 dias. Caso exista essa diferença de 3 semanas da DUM e ultrassonografia considere o tempo gestacional do exame realizado.

Em qual data devo considerar para o parto?

Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.

Qual é a DPP mais confiável?

Nas 12 primeiras semanas de gravidez os bebês se desenvolvem de forma similar, então estimar a DPP através do ultrassom é mais confiável, após 13 semanas que é quando o ultrassom começa a perder sua eficácia para estimar a data do parto, podendo “errar” mais de 7 dias para mais ou para menos na Data Provável do Parto.

Quais as chances de uma ultrassom dar errado?

De acordo com o ginecologista e obstetra especializado em ultrassonografia, Sebastião Zanforlin, de São Paulo, a situação não é tão rara e a taxa de falhas é de 10 a 20%.

Como saber se é menstruação ou sangramento de gravidez?

No entanto, uma boa forma de saber se a mulher está grávida é observar a presença de enjoos matinais que apenas acontecem no início da gravidez. Além disso, os sintomas de TPM duram entre 5 a 10 dias até ao surgimento da menstruação, enquanto os primeiros sintomas de gravidez podem durar desde 2 semanas a vários meses.

Como saber se a gente conseguiu engravidar?

Como saber se houve fecundação
  1. Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  2. Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  3. Cansaço e sonolência;
  4. Dor de cabeça leve e persistente;
  5. Seios inchados e doloridos.

Quantos dias após a menstruação é o período fértil?

3 dias depois da menstruação algumas mulheres já poderão estar dentro do seu período fértil. Nomeadamente mulheres com ciclos menstruais de 25 dias ovularão por volta do 11º dia de cada ciclo, pelo que no 6º dia poderão estar a entrar no período fértil.

Artigo anterior
O que é fator de diluição?
Artigo seguinte
Como acabar com a pedra na vesícula?