Quando se aplica a prescrição da pretensão punitiva em abstrato?

Perguntado por: Leonardo Jaime Costa Lopes Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

Pena abstrata é a cominada no preceito secundário da norma incriminadora. Esse tipo de prescrição ocorre antes da sentença final transitar em julgado e regula-se pela pena privativa de liberdade cominada para o delito.

Quando ocorre a prescrição em abstrato?

A prescrição em abstrato (ou propriamente dita) é aquela que leva em consideração a pena máxima em abstrato prevista no tipo, já que não se sabe a pena que será aplicada ao sujeito.

Qual o prazo da prescrição punitiva abstrata?

O prazo da prescrição em abstrato seria de 16 anos, já que o máximo de pena cominada é de 10 anos. Porém, a prescrição pela pena concretizada é de 12 anos.

Qual o termo inicial da contagem do prazo da prescrição da pretensão punitiva em abstrato?

Na prescrição da pretensão punitiva, o termo inicial é a consumação do crime, em regra. Na prescrição da pretensão executória, o trânsito em julgado para a acusação. Para contagem do prazo decadencial, no entanto, o termo inicial é o conhecimento da autoria delitiva.

Qual a diferença entre prescrição da pretensão punitiva em abstrato e prescrição da pretensão punitiva em concreto?

Diferentemente da prescrição da pretensão punitiva abstrata, a intercorrente leva em conta para o cálculo do prazo prescricional a pena aplicada in concreto. O marco inicial dessa contagem se dá com a publicação da sentença condenatória recorrível e termina com o trânsito em julgado definitivo.

Prescrição Penal - Prescrição da Pretensão Punitiva

25 questões relacionadas encontradas

O que é pretensão punitiva em abstrato?

A prescrição da pretensão punitiva é chamada impropriamente de prescrição da ação, onde decurso do tempo faz com que o Estado perca o direito de punir, no tocante à pretensão do Poder Judiciário julgar a lide e aplicar a sanção abstrata. Pena abstrata é a cominada no preceito secundário da norma incriminadora.

Quais as diferenças entre prescrição abstrata e em concreto?

A transcrição pela pena em abstrato é a perda da pretensão punitiva do Estado, calculada pela pena máxima em abstrato cominada para o crime. É utilizada enquanto o Estado não possui a pena concreta. Transitada em julgado a sentença condenatória, pelo menos para a acusação, a pena in concreto regula a prescrição.

Qual o parâmetro regulador da prescrição abstrata?

Acontece que o parâmetro regulador da prescrição abstrata é o máximo da pena cominada para o delito, no caso, como a sanção prevista no art.

Qual o prazo prescricional pela pena em abstrato do delito previsto no artigo 140 parágrafo 3º do CPB?

140 , § 3º , DO CP - PENA MÁXIMA EM ABSTRATO - 03 (TRÊS) ANOS - COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM - ART.

Como calcular pena máxima em abstrato?

Para alcançar a pena máxima em abstrato, não são computadas as circunstâncias agravantes e atenuantes, que não têm fração determinada e não são capazes de alterar os limites mínimo e máximo definidos no tipo penal.

Qual é o prazo de prescrição?

205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.

Como se calcula o prazo prescricional?

O cálculo de prescrição para cada tipo de crime está previsto no art. 109 do Código Penal e é contado a partir da pena máxima cominada para o delito em questão. Prevê o art. 109: “A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1º do art.

O que é causa interruptiva da prescrição?

As causas interruptivas da prescrição estão elencadas no artigo 117: a) pelo recebimento da denúncia ou da queixa; b) pela pronúncia; c) pela decisão confirmatória da pronúncia; d) pela publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis; e) pelo início ou continuação do cumprimento da pena; f) pela ...

Quando começa a contagem da prescrição penal?

110 deste Código, a prescrição começa a correr: I – do dia em que transita em julgado a sentença condenatória, para a acusação, ou a que revoga a suspensão condicional da pena ou o livramento condicional; II – do dia em que se interrompe a execução, salvo quando o tempo da interrupção deva computar-se na pena.”

Quando se verifica a prescrição superveniente?

A Prescrição Superveniente ou Intercorrente, disciplinada nos § 1º do Artigo 110 do Código Penal, ocorre no período posterior a sentença, quando a defesa ou acusação oferece recurso para que seja revisto o processo em questão.

Qual tempo de prescrição do crime de injúria racial?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (28) que o crime de injúria racial não prescreve. A Corte entendeu que casos de injúria podem ser enquadrados criminalmente como racismo, conduta considerada imprescritível pela Constituição.

Quanto tempo prescreve o crime de injúria?

I - Sendo a pena máxima cominada em abstrato para o delito de injúria de 06 (seis) meses, seu prazo prescricional é de 02 (dois) anos, nos termos do art. 109 , caput e inciso VI , do Código Penal . II - No caso de sentença absolutória o recebimento da denúncia é o março interruptivo da prescrição.

Qual a prescrição do crime de injúria racial?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (28/10), por 8 votos a 1, que o crime de injúria racial não prescreve.

Quais são os marcos Interruptivos da prescrição?

São causas interruptivas da prescrição punitiva, previstas no art. 117 do Código Penal: o recebimento da denúncia ou da queixa, a pronúncia, a decisão confirmatória da pronúncia, a publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis, o início ou continuação do cumprimento da pena e a reincidência.

Quais são as modalidades de prescrição?

São cinco as modalidades de prescrição penal no Brasil: (a) prescrição pela pena máxima em abstrato; (b) prescrição superveniente ou intercorrente; (c) prescrição retroativa; (d) prescrição virtual ou antecipada ou em perspectiva (só admitida em primeira instância); (e) prescrição da pretensão executória.

Quais são os fundamentos da prescrição em face da legislação penal existente?

A Prescrição se caracteriza pela perda do direito de punir do Estado pelo transcurso do tempo. Conforme o artigo 61 do Código de Processo Penal, a prescrição deverá ser determinada de ofício, pelo juiz, ou por provocação das partes em qualquer fase do processo.

O que é prescrição em concreto?

Esta prescrição é calculada sobre uma pena em concreto. Acontece em situações nas quais o processo se iniciou antes de transcorrido o prazo para a prescrição mas, antes de transitada em julgado definitivamente a sentença, atinge-se o prazo prescricional, o qual passará a ser aplicado a partir da pena in concreto.

O que se entende por prescrição superveniente?

A prescrição superveniente é espécie de prescrição da pretensão executória porque regulada pela pena 'in concreto' A prescrição superveniente é espécie de prescrição da pretensão punitiva (e não executória), estabelecida no artigo 110, § 1º do Código Penal.

O que é uma pena em concreto?

Pena em concreto, é aquela aplicada pelo magistrado ao caso concreto, após a análise do mérito do caso atendo-se ao previsto no caput do artigo 59 do Código Penal, que é o orientador para a fixação da pena para qualquer delito, quando diz que “o juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à ...

O que é prescrição da pretensão punitiva superveniente?

2ª) Prescrição da pretensão punitiva superveniente ou intercorrente (art. 110, § 1º, do CP). É a modalidade que se verifica entre a publicação da sentença condenatória recorrível e o trânsito em julgado para a defesa, o que justifica o nome “superveniente” (posterior à sentença).

Artigo anterior
Qual a tendência de pisos para 2021?
Artigo seguinte
O que fazer quando a planilha está muito lenta?