Quando se administra a epidural?

Perguntado por: Martim Diego Garcia  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

Quando a grávida já iniciou o trabalho de parto com contrações dolorosas está pronta para receber a anestesia epidural.

Quando aplicar a peridural?

A anestesia peridural pode ser usada para procedimentos cirúrgicos como:
  • Cesariana;
  • Reparo de hérnias;
  • Cirurgias gerais na mama, estômago ou fígado;
  • Cirurgias ortopédicas de quadril, joelho ou fraturas pélvicas;
  • Cirurgias ginecológicas como histerectomia ou pequenas cirurgias no assoalho pélvico;

Como ocorre a administração por via epidural?

Para a administração do medicamento pela via epidural, o médico anestesista instala um cateter epidural por uma via percutânea no espaço epidural, que está localizado entre o ligamento flavum e a duramáter, estendendo-se desde o forame magno até a membrana sacrococcígea.

Qual a diferença entre a anestesia peridural e raquidiana?

“A diferença entre as duas primeiras está na quantidade de anestésicos e na ação da droga. Enquanto a raquidiana – conhecida como raqui – usa uma quantidade menor de anestésico, a peridural contém maior quantidade. A raqui é dada de uma só vez, já a peridural é administrada continuamente, por meio de um cateter.

Para que serve cateter peridural?

O cateter peridural é um dispositivo de material biocompatível, descartável, radiopaco, resistente e flexível, que ajusta facilmente a anatomia da coluna vertebral. Sua inserção é realizada no espaço peridural (epidural ou extradural) localizado entre a dura-máter e ligamento amarelo.

Epidural Anaesthesia

36 questões relacionadas encontradas

Onde é colocado o cateter epidural?

Localização. O cateter, instalado pelo anestesista, é colocado no espaço peridural (epidural) – localizado entre a dura-máter e o ligamento flavum (amarelo). É um espaço preenchido por tecido adiposo e vasos sanguíneos.

O que é o espaço peridural?

O espaço epidural é o espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral, sendo ocupado por tecido conjuntivo frouxo, gordura epidural e plexo venoso vertebral interno. Existe apenas no canal vertebral, mas não no crânio.

Qual tipo de anestesia e mais perigosa?

A anestesia local, quando usada corretamente é segura e quase não apresenta efeitos secundários, no entanto, em doses elevadas pode ter efeitos tóxicos, podendo afetar o coração e a respiração ou comprometer a função cerebral, já que doses elevadas podem atingir a corrente sanguínea.

O que é a raquianestesia ou anestesia raquidiana?

A raquianestesia é aplicada no espaço onde circula o líquido cefalorraquidiano, pelo qual ocorre transporte de substâncias no sistema nervoso. Atinge a coluna lombar com uma agulha de cerca de 12cm, com largura de um fio de cabelo. A injeção única permite o bloqueio motor imediato.

Qual anestesia é melhor raqui ou geral?

Ambas são anestesias seguras, mas como todo procedimento cirurgico, existem seus riscos, prós e contras. A raqui anestesia por ex, têm maior risco de cefaleia pós procedimento e maior risco de retençao urinaria que a sedacao (geral).

Quais são as vias de administração?

Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Qual via de administração da morfina?

​EV: A morfina deve ser administrada de forma lenta (ex: 15mg em 3 minutos). Pode ser administrado também por via IM, IT, e PERID.

Quem pode administrar a via intratecal?

A Polimixina B quando utilizado por via intramuscular ou intratecal, deve ser administrado apenas a pacientes hospitalizados, com supervisão constante. O uso por via intramuscular não é recomendado devido ao fato de esta via causar dor intensa no local da injeção, particularmente em crianças.

Quem pode tomar peridural?

Junto com a raquidiana, a anestesia peridural é indicada nos casos de parto normal e também na cesariana. No entanto, acontece com mais incidência durante o parto normal. Isso porque a medicação da peridural tira a dor das contrações, mas a gestante consegue manter seus movimentos, o que ajuda na hora do parto.

Quando posso pedir analgesia no parto normal?

Com tudo isso envolvido, a conclusão é que, se a mulher desejar, por estar sentindo uma dor que vai além do seu limite e não foi aliviada com os métodos não farmacológicos, a analgesia deve ser realizada.

Qual é a pior parte de um parto?

Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.

O que a raquianestesia?

A raquianestesia é uma técnica que faz parte das anestesias parciais. O objetivo deste método é bloquear temporariamente a sensibilidade de uma parte específica do corpo. A anestesia raquidiana é aplicada através da região lombar das costas, entre as vértebras da coluna, em um local abaixo da medula espinhal.

Porque se chama raquianestesia?

Ouça este artigo: A raquianestesia, também chamada de bloqueio subaracnóideo ou anestesia raquidiana, é o nome dado para a anestesia decorrente da aplicação de um anestésico local no interior do espaço subaracnóideo.

Quais os 4 tipos de anestesia?

A anestesia é um procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso.

Qual é a cirurgia mais arriscada do mundo?

A cirurgia é tão casca grossa que o nome dela é um palavrão quase impronunciável: hepatopancreatoduodenectomia (HPD). Trata-se da retirada do duodeno e de parte do pâncreas e do fígado ao mesmo tempo, no mesmo procedimento.

Porque a anestesia geral e perigosa?

Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios. Sua incidência está diretamente relacionada ao estado de saúde prévio do paciente. Muitas dessas complicações podem ser previsíveis e prevenidas através da entrevista pré-anestésica.

É necessário entubar na anestesia geral?

Sim. Na anestesia geral ocorre a perda da capacidade de respirar sozinho, e por isso a entubação é necessaria.

Como é formado o espaço peridural?

Entre a dura-máter e o periósteo da coluna vertebral se forma o espaço peridural, que contém veias de parede muito delgada, tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo, sendo chamado de plexo venoso vertebral. Já entre a dura-máter e a aracnoide-máter não há espaço em condições normais.

Quais as vantagens e desvantagens da anestesia peridural?

Peridural em obstetrícia

A analgesia peridural é a modalidade utilizada com mais frequência durante o trabalho de parto. Suas principais vantagens incluem: o alívio efetivo da dor com baixa dose anestésica sem bloqueio motor significativo e a possibilidade de complemento analgésico em cateter.

Quanto tempo pode ficar um cateter peridural?

Tempo máximo recomendado de permanência do cateter simples para Pós Operatorio são 7 dias desde que não haja sinais de infecção. Pacientes com Dores Crônicas de segmento inferior que utilizaram cateter epidural para analgesia e não necessitam mais desta técnica.

Artigo anterior
Qual a diferença entre ouvir e escutar na Bíblia?
Artigo seguinte
Qual a principal diferença entre Prometeu é Epimeteu?