Quando sai uma sentença pode recorrer?

Perguntado por: Érica Cardoso Lopes  |  Última atualização: 29. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (4 avaliações)

É permitido recorrer a sentença proferida no seu processo se tiverem ocorrido erros nas conclusões que lhe digam diretamente respeito. Pode recorrer de uma sentença condenatória, da pena e/ou da indemnização fixada, ou pode recorrer de todas as conclusões do tribunal de primeira instância.

Quando o juiz dá a sentença pode recorrer?

Após todo o trâmite e deferida a sentença pelo juiz, se alguma parte não concordar com o resultado, terá direito ao recurso. Esse recurso, é de motivação livre, pois só depende da vontade de uma das partes para acontecer.

Qual recurso vem depois da sentença?

513 . Da sentença caberá apelação (arts. 267 e 269). O recurso de apelação é cabível diante de sentença, porém não é de toda sentença que é cabível o recurso de apelação.

Qual o próximo passo depois de uma sentença?

Após a publicação da sentença, os advogados são intimados e têm prazo para apresentar recursos, como embargos de declaração ou apelação. Estes recursos visam esclarecer pontos obscuros, omissões ou contradições na sentença ou, no caso da apelação, modificar ou desconstituir a decisão do juiz.

Quantas vezes o réu pode recorrer da sentença?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Se meu advogado recorrer da sentença posso perder o que o juiz já concedeu em meu favor?

27 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

O que acontece se não recorrer da sentença?

Não havendo recurso e não sendo caso de reexame necessário (não haver órgão público como parte) o sistema automaticamente lançará o trânsito em julgado no processo e encerrará o fluxo (término).

O que acontece depois que o juiz dá a sentença favorável?

Após a decisão favorável e definitiva, quando não houver mais possibilidade de recurso, o juiz ordenará o cumprimento da obrigação, ou seja, será dará efetividade ao que foi determinado no julgamento.

Quando a sentença passa a valer?

As decisões do Judiciário só têm validade depois da publicação da ata do julgamento no Diário da Justiça Eletrônico.

O que é recorrer de uma sentença?

O recurso é um instrumento processual para impugnação ou revisão de decisões judiciais. É um ato voluntário, ou seja, recorre se quiser. Para que possa ser analisado, deve preencher os pressupostos exigidos pela legislação, chamados de requisitos de admissibilidade.

Quanto tempo demora um recurso de uma sentença?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Quando não cabe mais recurso no processo?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

É possível ganhar um processo em segunda instância?

RESUMO: O Duplo Grau de Jurisdição é um meio em qual a parte pode ter uma segunda decisão do Tribunal Superior, que pode simplesmente aceitar o argumento do juízo de primeiro grau ou reformular a sua decisão, ficando sujeito ao juízo de retratação.

O que acontece quando o processo vai para segunda instância?

Na segunda instância, se as partes não concordarem decisão (acórdão), poderão ser apresentados novos recursos, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas estes caminhos ficam para a próxima!

Onde fica a sentença de um processo?

No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Quando o processo vai para 3 instância?

Os casos mais polêmicos podem ser enviados à terceira instância do poder Judiciário, que julga, então, de maneira definitiva, sem possibilidade de novos recursos.

O que significa quando o juiz dá a sentença?

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

Quantas vezes uma pessoa pode recorrer em um processo?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Como saber o valor da sentença de um processo?

PJe (Processo Judicial Eletrônico): O PJe é um sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que possibilita a consulta eletrônica de processos judiciais. Cadastre-se no site do Tribunal onde o processo será julgado e, após o login, você terá acesso às informações do processo, incluindo o valor da causa.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Quando a sentença começa a fazer efeito?

Por sua vez o artigo 1.012, §1º, V, do Código de Processo Civil, declara que a sentença começa a produzir efeitos imediatos após a sua publicação quando confirma, concede ou revoga tutela provisória.

Qual o valor para recorrer de uma sentença civil?

- as custas judiciais, no valor de R$ 223,79. - Forma de recolhimento: O recolhimento deverá ser feito através de GRU – Ficha de Compensação, conforme Resolução nº 737, de 31 de maio de 2021, Art. 5º, I, disponível para impressão no seguinte site: http://www.stf.jus.br .

Como saber se a causa foi ganha?

Em geral, é possível consultar a situação do processo de duas maneiras. A mais tradicional seria ir até o fórum onde a ação foi julgada e solicitar as informações lá. Outra maneira, bem mais prática e moderna, é realizar a consulta pela internet.

O que torna uma sentença nula?

Os vícios que determinam a nulidade da sentença correspondem a casos de irregularidades que afetam formalmente a sentença e inutilizam o julgado na parte afetada. Tratam-se, portanto, de defeitos no ato jurisdicional que atentam à sua própria estruturação, conteúdo ou limites.

O que acontece quando o réu não paga a sentença?

Diante de uma sentença que não é cumprida, então, o primeiro passo é procurar o defensor ou defensora responsável pelo seu caso. Ou ir direto à Vara onde o processo tramitou e você ganhou a decisão a seu favor.

Artigo anterior
Quais os principais desafios da educação brasileira na atualidade?
Artigo seguinte
Foi aprovado o Auxílio Brasil de R$ 400?