Quando realizar o capeamento pulpar direto?

Perguntado por: Lara Vaz Jesus  |  Última atualização: 27. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).

Quando é indicado o capeamento pulpar indireto?

É o tratamento indicado para dentes decíduos com lesão de cárie profunda, próxima à polpa dentária e sem história de dor espontânea ou outros sinais ou sintomas19, com o objetivo de evitar a exposição do tecido pulpar1-2.

Qual a diferença entre o tratamento expectante e capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um procedimento curativo que corresponde à remoção completa da dentina comprometida pela infecção bacteriana que leva ao processo carioso, enquanto o tratamento expectante permite a conservação de um remanescente de tecido afetado sobre a polpa, descalcificada e fina, porém, vital ( ...

O que usar no capeamento pulpar direto?

Uma das alternativas de materiais viáveis para o capeamento pulpar são as cerâmicas à base de fosfatos de cálcio, destacando-se a hidroxiapatita (HAp) e o fosfato tricálcico (β-TCP).

Quando fazer Proteção pulpar indireta?

Recobrimento pulpar indireto

É utilizado em preparações de cavidades profundas em que a polpa não está exposta, mas se encontra comprometida. Nestes casos, é aconselhável eliminar a dentina infectada e deixar uma camada de 1 mm de dentina afetada antes de aplicar o protetor pulpar.

Capeamento Direto: Como Aplicar Hidróxido de Cálcio em Exposições Pulpares.

22 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre Proteção pulpar direta e indireta?

A grande diferença entre estas duas medidas é a quantidade de dentina remanescente, ou seja, a proteção pulpar direta consiste na aplicação de um agente especializado regenerador imediatamente por cima da polpa exposta, já a proteção pulpar indireta, consta na aplicação de um agente especializado sob a dentina, num ...

Como é feita a Proteção pulpar direta?

Atualmente com o aumento do número de produtos, diversidade de técnicas de aplicação e mecanismos de aplicação, uma adequada proteção do complexo dentino/pulpar pode ser obtida com os selantes, forradores, capeadores, bases protetoras e/ou bases cavitárias.

Quando usar cimento de hidróxido de cálcio?

O cimento de hidróxido de cálcio fotoativado pode ser utilizado sobre o pó de hidróxido de cálcio ou sobre a pasta (feita com o pó e água destilada), como também pode ser utilizado como agente capeador direto sobre a exposição pulpar(1).

Quando usar hidróxido de cálcio?

São amplamente utilizados para: proteção pulpar, pulpotomias, cimentação protética, forramento cavitário, apicificação e em casos de reabsorção radicular. As formas de apresentação desses materiais pode ser produtos na forma de pó, ou na forma de pastas, autoativa- das ou fotoativadas.

Quando usar hidro C?

O Hidróxido de Cálcio Hydro C fabricado pela Dentsply Sirona é ideal para o capeamento pulpar e no forramento protetor sob materiais restauradores, cimentos e outros materiais de base. Graças a sua composição, ele não inibe a polimerização de resinas restauradoras autopolimerizáveis e fotopolimerizáveis.

O que é Proteção pulpar direta?

Resumo: A manutenção do elemento decíduo na arcada tem fundamental importância no estabelecimento de uma oclusão normal, principalmente em casos de agenesia dental. A proteção pulpar direta é um tratamento conservador que visa à manutenção da vitalidade pulpar e possibilita a permanência do elemento dental na arcada.

Como saber se o capeamento pulpar deu certo?

A ausência de dor já seria um indicativo de sucesso. Porém, é importantíssimo o acompanhamento deste caso, pois alterações futuras podem ocorrer, levando à necessidade de tratamento de canal.

Quais os tipos de capeamento?

Os métodos de capeamento adotados foram: gesso, enxofre, argamassa e Neoprene, com corpos de prova cilíndricos de 100 x 200 mm.

O que usar para capeamento pulpar indireto?

Optou-se pelo cimento de ionômero de vidro que é um excelente material indicado para o capeamento pulpar indireto em cavidades profundas quando não tem risco de exposição pulpar, que com a liberação de flúor auxilia na remineralização dental e diminui a sensibilidade pós-operatória.

Como é feito o tratamento expectante?

A técnica para realização do tratamento expectante compreende uma primeira escavação que objetiva retirar a biomassa cariogênica da cavidade com a remoção superficial da dentina cariada infectada da parte central da lesão e completa remoção da parte periférica. Em seguida, a cavidade é selada provisoriamente.

Qual a diferença entre pulpotomia e Pulpectomia?

Diferença entre pulpotomia e pulpectomia

Enquanto a pulpotomia envolve a remoção parcial da polpa do dente, a pulpectomia envolve a remoção completa do tecido pulpar de um dente como o primeiro passo no tratamento de canal.

Qual a diferença entre hidróxido de sódio e hidróxido de cálcio?

- base NaOH (hidróxido de sódio): o sódio pertence à família dos metais alcalinos, portanto a base correspondente se apresenta solúvel em água. - base Ca (OH)2 - hidróxido de cálcio: o cálcio é um metal alcalino terroso e por isso a base apresenta pouca solubilidade em água.

Qual a indicação do pó de hidróxido de cálcio?

Indicado como material curativo intracanal. É excelente para estimular a formação de dentina reparadora, aumentando sua espessura e proporcionando maior proteção ao tecido pulpar.

Em qual parede é aplicado o hidróxido de cálcio?

amplamente usado na proteção pulpar em cavidades. profundas e muito profundas.

Quando usar Hydcal?

Hydcal é produzido à base de hidróxido de cálcio a partir da reação de dois componentes: pasta base e pasta catalisadora. É utilizado para forramento de cavidades e proteção pulpar, em procedimentos restauradores, sem inibir a polimerização de resinas compostas.

Para que serve o óxido de zinco e eugenol?

O composto formado por Óxido de Zinco e Eugenol é utilizado, em alguns casos, para fixação provisória em tratamentos de restauração definitiva na odontologia.

Quem usa hidróxido de cálcio?

Os dentistas estão muito habituados com o hidróxido de cálcio, isso porque ele é altamente utilizado nos procedimentos de obturação do canal radicular.

Qual material mais adequado para proteção direta da polpa dentária?

Podemos concluir com o presente estudo que o MTA é o material odontológico mais indicado nos casos de proteção direta. O hidróxido de cálcio, apesar de sua grande utilização e biocompatibilidade, possui algumas restrições de uso. O sistema adesivo está contraindicado nesses casos.

Quais protocolos de Proteção pulpar podem ser utilizados?

  • Hemostasia com soro fisiológico.
  • Secagem da cavidade.
  • Recobrimento do tecido pulpar.
  • com pasta à base de hidróxido.
  • de cálcio (p.a.)
  • Aplicação de cimento de.
  • hidróxido de cálcio.
  • Aplicação de cimento de.

Para que serve o hidróxido de cálcio na odontologia?

As formas P.A. e pasta, são empregados em casos de proteção pulpar direta(1). Uma das principais propriedades do hidróxido de cálcio é a sua atividade antimicrobiana, que ocorre devido ao seu pH alcalino, e está relacionada à dissociação iônica em íons hidroxila e íons cálcio(1,2).

Artigo anterior
O que fazer para diminuir a dor das contrações?
Artigo seguinte
Como contestar um boleto bancário?