Quando preencher o Registro 0900 SPED Contribuições?

Perguntado por: Vasco Ivo Borges Alves Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

O que deve ser preenchido no registro 0900?

O registro 0900 deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo contribuinte que não transmitir dentro do prazo (10º dia útil do 2º mês subsequente) a EFD-Contribuições. Este registro será gerado e validado a partir da versão 4.0 do PGE da EFD-Contribuições para os períodos de apuração igual ou posterior a 01/01/2014.

O que é o registro 1900 SPED Contribuições?

O registro 1900 é o registro para a pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro presumido, que procedeu à escrituração de suas receitas de forma consolidada. O 1900 vai ser gerado apenas para empresas que optarem para gerar o SPED Contribuições consolidado.

Quando vence o SPED Contribuições?

A periodicidade de apresentação do arquivo da EFD-Contribuições é mensal, devendo ser transmitido, após a sua validação e assinatura digital, até o 10º dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração.

Qual o prazo de entrega do SPED Fiscal 2021?

O prazo para cumprir o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal inicialmente iria até o dia 21/01/2021. Porém, a prorrogação do prazo do ocorreu por meio da Instrução Normativa 2.039/2021 e o prazo para entrega do SPED Fiscal foi prorrogado até o dia 30 do mês de setembro deste ano.

REGISTRO 0900 SPED CONTRIBUIÇÕES - COMO PREENCHER [ATUALIZADO] 2021 | Contábil Play

43 questões relacionadas encontradas

Qual o vencimento da GPS 07 2021?

Não havendo expediente bancário no dia 20 o recolhimento será efetuado até o dia útil imediatamente anterior. Portanto, até 20.08.2021 (sexta-feira), devem ser recolhidas as contribuições relativas à competência Julho/2021. O recolhimento é feito por meio de GPS, mediante débito em conta.

O que é o SPED Contribuições?

A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e ...

O que é o registro F100 SPED Contribuições?

Registro F100: Demais Documentos e Operações Geradoras de Contribuição e Créditos. Para o lançamento de outros documentos em geral – como receitas financeiras, aluguéis, aquisição de serviços de frete, informática, manutenção etc.

Quais são os blocos do SPED Contribuições?

Quais informações devem ser prestadas?
  • Bloco 0 — Abertura, Identificação e Referências.
  • Bloco A — Documentos Fiscais – Serviços (ISS)
  • Bloco C — Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D — Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
  • Bloco F — Demais Documentos e Operações.

O que é o registro 0900 na EFD?

No novo Guia Prático da EFD Contribuições 1.32, foi instituído o registro “0900-Composição das Receitas do Período – Receita Bruta e Demais Receitas”, válido a partir de jan/2020. IV – as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos incisos I a III.”

Qual o valor da multa por atraso de SPED Contribuições?

Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

O que é receita total escriturada no Bloco A?

A receita total escriturada em cada Bloco Da escrituração corresponde ao somatório da receita bruta auferida e das demais receitas, não classificadas como receita bruta.

Como preencher Darf multa atraso entrega Efd-contribuições?

Preenchimento do DARF para recolhimento da multa

O código de DARF para recolhimento da multa é o 2203, segundo o Ato Declaratório Executivo CODAC n° 38/2011. Período de apuração: no formato dd/mm/aaaa, correspondente 1° dia útil após o término do prazo fixado para a entrega da escrituração.

Como fazer a retificação do Sped contribuições?

Pode restaurar a cópia original, clicar em editar, ir no Bloco 0000 e alterar para retificadora. Daí é só alterar o que deseja e validar, assinar e transmitir novamente!

Como fazer Efd-contribuições manualmente?

Na hora de elaborar a EFD-Contribuições, as empresas devem informar todas as receitas financeiras como custos, despesas, aquisições, encargos, receitas operacionais e não operacionais e, também, aquisições geradoras de créditos do regime não cumulativo e os ajustes como estornos e devoluções.

Como gerar o registro F100 por documentos de entrada?

MP - FIS - EFD CONTRIBUIÇÕES - Como gerar o registro F100 por Documentos de Entrada
  1. Crie no Configurador na Tabela Genérica 42 uma espécie de documento. ...
  2. Informe a espécie criada no parâmetro MV_DOCSPD. ...
  3. Verifique o conteúdo do parâmetro. ...
  4. Crie a natureza, preencha os campos: ...
  5. Crie uma TES: ...
  6. Gere uma nota com a espécie criada;

Como lançar receita financeira no SPED Contribuições?

Mesmo a receita financeira sendo tributada à alíquota zero, esta deve ser escriturada em Blocos específicos no SPED, como o F100 ou Registro 1800 que trata da incorporação imobiliária. Para esses casos, deve-se ser utilizado o CST nº 06 “Operação Tributável a Alíquota Zero”.

Como gerar o registro F550?

Como gerar os registros F100 e/ou F550 no EFD Contribuições referente aos lançamentos de documentos não fiscais?
  1. 1 - Acesse o menu ARQUIVOS, submenu TABELAS, clique em ESPÉCIES; ...
  2. 5 - No campo MODELO selecione a opção 'Documento Não Fiscal'; ...
  3. 1 - Acesse o menu ARQUIVOS, e clique em ACUMULADORES;

Qual a diferença entre SPED Fiscal e contribuições?

Diferenças entre o SPED Fiscal e o SPED Contribuições

O primeiro se refere as informações mensais que abrangem a apuração de impostos de ICMS e IPI de pessoas jurídicas, enquanto o segundo envolve pessoas jurídicas para a escrituração das contribuições referentes ao PIS/PASEP e da COFINS.

Como usar o SPED Contribuições?

Para geração do arquivo no Sistema Fiscal, acesse:
  1. Aba Cadastros/ Empresas e localize a empresa;
  2. Vá até a aba Área Federal / Sub aba SPED Contribuições;
  3. Cadastre o ano, após preencha os campos e clique em Gravar.

Como faço para transmitir o SPED Contribuições?

Como utilizar?
  1. Importar o arquivo com o leiaute da EFD-Contribuições definido pela RFB;
  2. Criar uma nova escrituração, mediante digitação completa dos dados;
  3. Validar o conteúdo da escrituração e indicar dos erros e avisos;
  4. Editar via digitação os registros criados ou importados;
  5. Emissão de relatórios da escrituração;

Que dia do mês vence o GPS?

Para pessoas jurídicas (empresas) e órgãos do poder público, o vencimento da guia GPS é no dia 20 de cada mês. O pagamento deve ser antecipado, caso o dia 20 seja dia não útil.

Qual data de vencimento da GPS?

O vencimento será no dia 15 do mês seguinte ao de cada trimestre civil, prorrogando-se para o dia útil subsequente, quando não houver expediente bancário.

Qual a data limite para pagar o GPS?

Contribuintes Pessoa Física

Deverão efetuar o recolhimento da contribuição até o dia 15 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição. Por exemplo, a contribuição referente ao mês de janeiro deverá ser paga até o dia 15 de fevereiro.

Artigo anterior
Quanto um médico ganha por cesárea?
Artigo seguinte
O que foi o movimento cartista e Ludista?