Quando posso pedir tutela de urgência?

Perguntado por: Matias Rocha Rocha  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.” ... É para esse tipo de situação que existe a tutela de urgência.

Quando cabe tutela de urgência antecipada?

Se há o perigo de perecimento do direito, a tutela de urgência será antecipada - o juiz antecipa a decisão de mérito, o autor obtém a satisfação total ou parcial da sua pretensão, o que seria concedido somente ao final sentença; ela é satisfativa, portanto.

Quais os requisitos para tutela de urgência?

Regulada pelo art. 300, Novo CPC, a tutela de urgência possui dos requisitos: a probabilidade do direito; o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

Pode pedir tutela de urgência a qualquer momento?

294, parágrafo único; art. 300, caput e §2º; art. 311) Preenchidos os pressupostos de lei, o requerimento de tutela provisória incidental pode ser formulado a qualquer tempo, não se submetendo à preclusão temporal. (Grupo: Tutela de urgência e tutela de evidência)".

Pode pedir tutela de urgência no curso do processo?

Por fim, quanto ao momento em que são requeridas, vale dizer que a tutela de urgência pode ser pleiteada em caráter antecedente ou incidente; e a da evidência, apenas incidentalmente. Ou seja, é possível pleitear a tutela de urgência em caráter preparatório ou no curso de um processo que já esteja em andamento.

Tutelas Provisórias no Processo Civil - Tutela de Urgência

43 questões relacionadas encontradas

Pode pedir tutela de urgência em apelação?

No recurso de apelação, o pedido de tutela de urgência pode ser fundamentado com base no art. 995 do CPC. ... Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso. Parágrafo único.

Como pedir tutela antecipada no meio do processo?

A tutela antecipada pode ser pedida em qualquer fase, inclusive em sede recursal. Nesse caso, o pedido será formulada em simples petição, dirigida ao juiz do feito, que conterá as alegações e indicação das provas referentes aos requisitos da tutela antecipada.

Como eu faço para pedir urgência no meu processo?

Quando há necessidade de uma prestação imediata por parte do judiciário é possível elaborar os pedidos de uma ação solicitando que estes sejam analisados e decididos com urgência, já no início do processo, possibilitando assim uma satisfação provisória, mas imediata, através de uma tutela de urgência.

Como funciona a tutela de urgência?

A tutela de urgência é um dos dois tipos de tutela provisória previstas no Novo Código de Processo Civil (lei nº 13.105/2015). Trata-se de um pedido realizado ao juiz que tem como objetivo pedir para que o mesmo decida sobre algum assunto que é urgente dentro da demanda judicial.

Quando faz o pedido de tutela antecipada quanto tempo leva para receber?

Quanto tempo leva para ser decidido um pedido liminar ou de tutela antecipada? Considerando-se a urgência dos casos envolvendo questões de saúde, as decisões são proferidas em até 72 horas da propositura da ação, podendo inclusive serem decididas no mesmo dia, dependendo de cada caso.

Quais são os pressupostos para a concessão de tutela de urgência antecipada?

A tutela de urgência tem como pressupostos essenciais o periculum in mora e o fumus boni iuris, enquanto que a tutela da evidência não exige que seja demonstrado um perigo de dano, basta que o direito esteja evidente e comprovado conforme estipulado taxativamente pelo legislador.

Quais são os requisitos fundamentais para a concessão liminar de uma tutela provisória de urgência?

Existem três requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência antecedente, (I) Urgência contemporânea à propositura da ação; (II) Exposição do direito que se busca realizar; (III) Perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

Quais são os requisitos exigíveis para a concessão da tutela provisória de urgência?

Dois, portanto, são os requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência. Deve haver elementos que evidenciem: a probabilidade do direito; e, o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

O que é liminar tutela antecipada?

O pedido de tutela antecipada é o meio pelo qual o Autor pede no início do processo que receba aquilo que se pede na ação antes da hora, que seria o momento em que o juiz termina de julgar o caso.

Qual a diferença de liminar e tutela antecipada?

Importante é salientar que, a partir do preenchimento dos requisitos, a tutela antecipada pode ser requerida a qualquer momento no processo, um ponto diferente da liminar, que somente é deferida de imediato, antes mesmo da abertura do contraditório.

Qual a finalidade da tutela provisória antecipada?

Tutela provisória é o mecanismo processual pelo qual o magistrado antecipa a uma das partes um provimento judicial de mérito ou acautelatório antes da prolação da decisão final, seja em virtude da urgência ou da plausibilidade do direito.

Como pedir agilidade em um processo?

Saiba como é possível acelerar o processo de uma ação na justiça?
  1. Usar os documentos eletrônicos. ...
  2. Enviar peças objetivas. ...
  3. Despachar diretamente com o juiz. ...
  4. Evitar protocolar uma ação na justiça no último dia. ...
  5. Manter um bom relacionamento com os servidores.

O que significa urgente em um processo?

Urgência é precisamente definida por De Plácido e Silva[1]: “Do latim urgentia, de urgere (urgir, estar iminente), exprime a qualidade do que é urgente, isto é, é premente, é imperioso, é de necessidade imediata, não deve ser protelado, sob pena de provocar, ou ocasionar um dano, ou um prejuízo.

Quem pode solicitar liminar?

Quem pode solicitar liminar? Quem move a ação pode solicitar a liminar caso exista urgência no caso. A decisão do juiz é formada a partir e uma análise, onde ele avalia se o quadro, de fato, precisa ser resolvido com prontidão. Para isso, a decisão envolve o nível de urgência da situação.

Quem tem direito a tutela antecipada?

Estando presente o requisito da prova inequívoca, capaz de levar o magistrado a um juízo de verossimilhança, se o direito material que a parte pleiteia sofrer um receio de dano irreparável ou de difícil reparação em virtude da demora processual, o magistrado deverá conceder tutela antecipada.

O que acontece com o pedido de tutela antecipada que não fora mencionado na apelação?

"A tutela antecipada concedida antes da sentença não provoca nenhuma divergência na doutrina, admitindo-se contra ela o agravo de instrumento nos termos do art. 522 do CPC; até mesmo em sede mandamental, a liminar é impugnável mediante o recurso de agravo.

É possível o requerimento e a concessão de tutelas provisórias na fase recursal?

A possibilidade de concessão em qualquer momento de tutela provisória em primeiro grau é totalmente possível e pacifica, por outro lado, seria totalmente contraditório dizer que o relator não poderia conceder tal beneficie, visto que a urgência pode surgir a qualquer momento num processo além de ser instância superior.

É possível a concessão de tutela provisória após a sentença?

A tutela provisória que o juiz pode conceder na sentença ou antes dela é a mesma (ou seja, a descrita pelos arts. 294 a 311 do CPC/2015), e deve sempre respeitar seus específicos requisitos de cabimento.

Quais os requisitos comuns da tutela provisória Cite e explique os?

os requisitos são três: “(…) que a evidência seja demonstrada pelo autor e não seja abalada pelo réu mediante prova exclusivamente documental (…) que o autor traga prova documental (ou documentada) suficiente dos fatos constitutivos do seu direito, que, por isso, já é evidente (…) e ausência de contraprova documental ...

Quais os fundamentos sob os quais Pode-se fundar a concessão da tutela provisória e qual natureza?

“A concessão da tutela provisória é fundada em juízo de probabilidade, ou seja, não há certeza da existência do direito da parte, mas uma aparência de que esse direito exista. ... Assim, segundo o ilustre mestre, quanto ao fundamento, as tutelas provisórias podem ser concedidas em virtude da urgência ou da evidência.

Artigo anterior
Qual o melhor caminhão para se trabalhar?
Artigo seguinte
Quantas garrafas de vinho posso trazer da Argentina 2021?