Quando posso interpor agravo de instrumento?

Perguntado por: Ivan Xavier Castro de Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)

Agravo de instrumento é o recurso interposto, em regra, contra decisões interlocutórias. Só caberá agravo de instrumento, "quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida".

Quais os requisitos para interpor agravo de instrumento?

Agravo de Instrumento no CPC/1973

O agravo de instrumento será dirigido diretamente ao tribunal competente, através de petição com os seguintes requisitos: a exposição do fato e do direito; as razões do pedido de reforma da decisão; o nome e o endereço completo dos advogados, constantes do processo.

Quem tem legitimidade para interpor agravo de instrumento?

1) O terceiro prejudicado tem legitimidade para interpor agravo de instrumento quando a decisão judicial interferir em direito de que se afirme titular ou que possa discutir em juízo como substituto processual, nos termos do art. 996 , parágrafo único , do CPC/2015 (art.

Quem pode interpor recurso no processo civil?

Legitimidade – Quem pode interpor o recurso – partes, MP, defensoria, terceiro interessado. Regularidade Formal – Forma de apresentação dos recursos. Inexistência de súmula impeditiva – O recurso fica com sua admissibilidade condicionada a ausência de súmula impeditiva.

Onde interpor o agravo de instrumento?

Assim, o agravo de instrumento será interposto diretamente perante o tribunal competente. Será o agravo dirigido ao Presidente do Tribunal.

Você sabe quando interpor o agravo de instrumento? ???‍? l Prof. Luiz Cezare

40 questões relacionadas encontradas

Quando cabe agravo de instrumento no novo CPC?

O Novo CPC definiu que o prazo para interposição do agravo de instrumento é de 15 dias úteis, contados a partir do momento que a decisão interlocutória do magistrado é publicada. O prazo máximo para manifestação do Tribunal em relação ao recurso de agravo de instrumento é também de 15 dias.

Como interpor agravo de instrumento no processo físico?

Interposição de agravo de instrumento eletrônico deve ser comprovada no caso de processo físico. Nos casos em que apenas o agravo de instrumento é eletrônico, mas os autos da ação original são físicos, o agravante deve comprovar a interposição do recurso no juízo de primeiro grau, sob pena de ele não ser admitido.

Como é feito o protocolo do agravo de instrumento?

525, que o recurso de agravo de instrumento deve ser protocolado no tribunal ou postado pelo correio, porém admite expressamente que seu protocolo pode ser realizado na própria comarca, seção ou subseção judiciária, por transmissão via fac-símile ou, ainda, por qualquer outra forma prevista em lei.

É obrigatório informar interposição de agravo de instrumento?

Por outro lado, Moura Ribeiro destacou que, se o processo tramitar fisicamente na Justiça de primeiro grau, permanece a obrigatoriedade de comunicar a interposição do agravo de instrumento no tribunal e também de levar ao magistrado a cópia das peças, para que possa ser exercido o juízo de retratação.

Como protocolar agravo de instrumento no STJ?

O peticionamento no STJ é feito eletronicamente pela Central do Processo Eletrônico (CPE), no site do STJ. Pela CPE, os advogados podem encaminhar suas petições, de forma rápida e segura, dispensando a apresentação de documentos.

Quando não cabe agravo de instrumento?

Por outro lado, a decisão interlocutória que indeferir a admissão de determinado meio de prova na fase de conhecimento, por exemplo, não é impugnável por agravo de instrumento, por ausência de previsão legal. Desse modo, só pode ser recorrida na apelação ou nas contrarrazões.

O que diz o artigo 1.015 do CPC?

1.015, todas têm em comum o fato de não haver perspectiva de interposição de apelação para rediscussão de uma sentença de mérito, não sendo possível, portanto, insurgir-se contra tais decisões em sede de apelação ou contrarrazões de apelação (art. 1.009, § 1º do CPC/15).

Em quais casos é possível no agravo de instrumento Obter-se o efeito suspensivo?

a) No caso de ser o recurso manifestamente improcedente. b) No caso de ser o recurso manifestamente inadmissível. c) No caso de ser o recurso manifestamente contrário à súmula do respectivo tribunal ou tribunal superior.

Quando cabe o efeito suspensivo?

Quando o recurso tem efeito suspensivo? O efeito suspensivo, resumidamente, é o que suspende a eficácia da sentença expressa. Isto significa que após proferida a sentença e intermédio recurso, será concedido a ele tal efeito. A decisão que foi recorrida não poderá surtir efeitos até que ocorra um novo julgamento.

O que é o efeito suspensivo no agravo de instrumento?

Efeito suspensivo é a paralisação da execução de uma sentença. É produzido por alguns tipos de recurso, seja por força de disposição legal ou de decisão judicial, e dura até que a causa interposta seja julgada.

Quando deve ser pedido o efeito suspensivo?

Diz ainda o § 3º do artigo 1.012 do Novo CPC que o pedido de concessão do efeito de suspensivo, nos casos do § 1º deste mesmo artigo, deverão ser formulado por requerimento dirigido ao Tribunal, quando ainda não distribuído o recurso, ou ao relator se o pedido for após a distribuição.

Qual será o recurso cabível contra decisão interlocutória não contemplada no art 1015 do CPC?

O agravo previsto no art. 1015 do CPC é voltado para combater decisões interlocutórias proferidas em primeiro grau de jurisdição, e as hipóteses em que cabível o agravo para o STJ são somente as mencionadas nos arts. 1.027, § 1°, e 1042 do Código de Processo Civil.

O que vem depois de um agravo de instrumento?

O agravo de instrumento, em regra, é recurso não dotado de efeito suspensivo (art. 497 do CPC). Decorre disso que, habitualmente, o processo acaba por ser sentenciado antes mesmo do julgamento, pelo Tribunal, do recurso de agravo.

Quem julga o agravo de instrumento?

Compete exclusivamente ao Tribunal Superior do Trabalho julgar Agravo de Instrumento em recurso de revista.

Não é cabível em regra agravo de instrumento em caso de decisão que indefira produção de provas?

Com o CPC/2015 o agravo de instrumento passou a ter cabimento apenas contra as decisões interlocutórias expressamente taxadas pelo legislador, não se admitindo sua interposição em nenhum outro caso. O deferimento ou indeferimento da prova pericial não está incluída no rol taxativo do artigo 1015 do CPC/2015 .

Como saber se é apelação ou agravo de instrumento?

É o recurso cabível contra a decisão que coloca fim à fase de conhecimento ou extingue a execução. É o único recurso cabível da sentença. Assim, se as matérias passíveis de agravo de instrumento estiverem contidas na sentença, deverão ser abordadas na apelação.

Quais as hipóteses em que poderão ser requeridas efeito suspensivo?

Diz o § 4º do art. 1.012: “a eficácia da sentença poderá ser suspensa pelo relator se o apelante demonstrar a probabilidade de provimento do recurso [evidência] ou se, sendo relevante a fundamentação [fumus boni iuris], houver risco de dano grave ou de difícil reparação [periculum in mora]” – colchetes nossos.

Como peticionar no STJ passo a passo?

Cadastro de petição inicial

1. Clique no menu “Cadastro de Petição inicial” à esquerda da tela e preencha os dados solicitados. Selecione a OAB que irá utilizar e no campo “Classe Sugerida” selecione a classe processual correspondente ao seu pedido. No campo origem, preencha a Unidade da Federação.

Como peticionar agravo interno no STJ?

Acesse a página de peticionamento e clique em “Entrar para Peticionar”; 2. Insira seu cartão inteligente na leitora de cartões ou o token na entrada USB de seu computador e digite sua senha; 3.

Como protocolar uma reclamação no STJ?

  • Juizado Especial Estadual: Reclamação para o TJ (Resolução 03/2016 do STJ). Hipóteses de cabimento: Cabível quando a decisão da Turma contrariar jurisprudência do STJ consolidada em: ...
  • Juizado Especial Federal: Pedido de uniformização de jurisprudência (art. 14 da Lei nº 10.259/2001). ...
  • Juizado da Fazenda Pública:

Artigo anterior
O que é uma escola Meritocratica?
Artigo seguinte
Qual é o bairro mais rico do Brasil?