Quando posso aproveitar crédito de IPI?

Perguntado por: Luciana Andrade Maia  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Quando houver a transferência a estabelecimento comercial atacadista ou industrial, o destinatário poderá escriturar os créditos de IPI pelo valor do imposto na transferência, uma vez que a saída subsequente deverá ser tributada.

Como aproveitar crédito de IPI?

Da mesma forma que o Ressarcimento do Saldo Credor, o crédito apurado pelo benefício do Crédito Presumido do IPI é requerido por meio do programa PerDcomp e pode ser utilizado em compensação, abatendo outros débitos.

Pode aproveitar o crédito do IPI na venda dos produtos a seus clientes?

O IPI é um imposto não cumulativo, conforme o artigo 153, §3º, inc. II, da Constituição Federal e o artigo 49, do Código Tributário Nacional. Na apuração não cumulativa os contribuintes podem realizar o encontro de contas, aproveitando os créditos de IPI para abater do valor do IPI devido na venda de seus produtos.

Qual é o percentual que pode ser aproveitado crédito do IPI nas aquisições de comerciante atacadista?

Neste sentido desde equiparada a indústria a empresa ao adquirir de empresas comerciantes/atacadistas poderá se aproveitar do crédito de 50% do IPI.

Como transferir saldo credor de IPI?

COLUNA FISCAL

Em regra o saldo credor de IPI não pode ser transferido entre os estabelecimentos. Não há no Regulamento do IPI – Decreto 7.212/10 previsão para tal procedimento.

Ressarcimento e Compensação do Crédito de IPI

44 questões relacionadas encontradas

Tem IPI na transferência entre filiais?

IPI não incide na transferência de produtos entre filiais.

Como fazer o ressarcimento do crédito de IPI?

Os contribuintes enquadrados nesta situação podem solicitar o pedido através do site do Programa PER/DCOMP. Atualmente, o pedido de ressarcimento do IPI pode ser realizado exclusivamente no fim de cada trimestre civil.

Qual a porcentagem de IPI sobre produtos industrializados?

Alíquota: variam de 0% a 30%, de acordo com o produto vendido. Isso pode ser consultado na Tipi (Tabela de incidência do Imposto sobre produtos industrializados).

Qual é a alíquota do IPI?

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, editou um decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% para a maioria dos produtos. Para alguns tipos de automóveis, de acordo com as políticas de incentivos vigentes, as alíquotas serão reduzidas em 18,5%.

Como calcular crédito de IPI?

O cálculo do IPI é feito com base na alíquota presente na TIPI para a classe de produtos correspondente. No caso das indústrias, o valor do IPI é calculado em relação ao valor da nota fiscal da mercadoria despachada, que pode eventualmente incluir valores sobre o frete e despesas acessórias (juros, taxas e outras).

Porque o IPI é um imposto não cumulativo?

Dentre estes marcos destacamos – neste trabalho - a não cumulatividade do imposto, regida pelo art. 153 da Constituição Federal de 1988: Art. 153, § 3º, inciso II - o IPI será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores.

O que é saldo credor de IPI?

SALDO CREDOR. ... O saldo, credor ou devedor, diz respeito ao confronto entre débitos e créditos, básicos e presumidos, na escrita fiscal do contribuinte, em cumprimento à característica fundamental, constitucional do tributo IPI, que é estar submetido ao princípio da não-cumulatividade.

Como saber se o IPI e Recuperavel?

O IPI é recuperável nas aquisições de matérias-primas e demais bens destinados à industrialização de produtos sujeitos ao imposto. Não é recuperável nas aquisições de bens para o ativo fixo e de material para uso ou consumo da indústria. Nesses casos, o IPI deve integrar o custo de aquisição.

Como saber a alíquota de IPI de um produto?

A alíquota do IPI está definida pela Tabela de Incidência do IPI (Tabela TIPI). Não existe uma única alíquota e ela pode ser, inclusive, zero. Ela vai variar conforme a NCM dos produtos. Então, para saber qual a alíquota de imposto a ser paga, deve-se observar a NCM do produto e localizar essa informação na TIPI.

Tem IPI na industrialização por encomenda?

Na industrialização por encomenda incide o IPI e ICMS e não o ISS – Justiça Federal. A Justiça Federal recentemente decidiu um processo que trata da tributação da operação de industrialização por encomenda.

Tem IPI na revenda de mercadoria?

INCIDÊNCIA. O IPI incide na saída do estabelecimento industrial de produtos que nele foram submetidos a operação de industrialização, bem como na saída de bens de produção adquiridos de terceiros, com destino a outros estabelecimentos, para industrialização ou revenda.

Qual o fato gerador do Imposto sobre Produtos Industrializados IPI?

Fato gerador do IPI é: 1 – o desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira; 2 – a saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.

Como lançar ressarcimento de IPI no SPED Fiscal?

Registra-se que no caso de Sped-Fiscal, o estorno deverá ser efetuado mediante lançamento dos respectivos valores, entre outros, no Registro E520 da EFD-ICMS/IPI e no Registro E530 da EFD-ICMS/IPI.

Como preencher pedido de restituição ou ressarcimento?

  1. IDENTIFICAÇÃO. Nome/ Nome Empresarial. ...
  2. VALOR DO CRÉDITO SOLICITADO E INFORMAÇÕES BANCÁRIAS. ...
  3. ORIGEM E VALOR TOTAL DO DIREITO CREDITÓRIO. ...
  4. MOTIVO DO PEDIDO. ...
  5. DEMONSTRATIVO DO CÁLCULO DA RESTITUIÇÃO OU DO RESSARCIMENTO. ...
  6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS. ...
  7. ASSINATURA. ...
  8. IDENTIFICAÇÃO.

O que é ressarcimento de IPI residual?

A ficha Ressarcimento de IPI (Residual) será disponibilizada pelo programa, dentro da pasta Créditos, na hipótese de elaboração de Pedido Eletrônico de Ressarcimento de crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) apurados por estabelecimento filial ou por estabelecimento matriz contribuinte do IPI: a) que ...

Como emitir nota fiscal de transferência de mercadoria para filial?

O documento deverá ser emitido com CFOP próprio. Como citado, o ICMS é um imposto cuja legislação está sob competência dos estados. Portanto, é necessário conhecimento aprofundado sobre aspectos legais deste imposto. Assim há menos risco de que pontos importantes sejam esquecidos.

Como lançar transferência de mercadorias entre filiais?

As transferências de mercadorias entre Matriz e Filiais podem ser registradas pelo custo (a exemplo do que você faz) ou pelo Lucro. Em ambos os casos, a contrapartida será sempre a levada a débito ou a crédito de Conta Corrente.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

Quando o IPI é recuperável ou não?

O IPI, quando não recuperável, que é o caso dos comerciantes varejistas, integra o custo de aquisição, portanto é aproveitado o crédito do PIS e COFINS do IPI destacado na nota fiscal de compra.

Artigo anterior
Quais são os elementos pré textuais de acordo com a NBR 14724?
Artigo seguinte
Como calcular o valor da coleta?