Quando poderá ser concedido o interrogatório por videoconferência?

Perguntado por: Alexandre Carvalho  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

Nos termos do art. 185, § 2º, inciso I, do CPP, é possível o interrogatório por videoconferência para prevenir risco à segurança pública, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organização criminosa ou de que, por outra razão, possa fugir durante o deslocamento.

Em que momento é realizado o interrogatório?

Momento de realização do Interrogatório

A partir de 2008, passou a ser o último ato da instrução. Se o acusado estiver preso, o interrogatório pode ocorrer no próprio estabelecimento prisional, desde que haja condições adequadas de segurança.

O que diz o artigo 400 do CPP?

400. Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art.

É válida a realização do interrogatório por videoconferência no caso de dificuldade de deslocamento do acusado até o local da audiência?

para o Superior Tribunal de Justiça, é válida a realização do interrogatório do réu por videoconferência, em razão da dificuldade de deslocamento do acusado até o local da audiência, bem como pelo risco à segurança pública, haja vista a insuficiência de agentes para realizar a escolta.

Em quais hipóteses do Código de Processo Penal o juiz permitirá a videoconferência no depoimento do réu?

217, CPP - Se o juiz verificar que a presença do réu poderá causar humilhação, temor, ou sério constrangimento à testemunha ou ao ofendido, de modo que prejudique a verdade do depoimento, fará a inquirição por videoconferência e, somente na impossibilidade dessa forma, determinará a re- tirada do réu, prosseguindo na ...

Detalhes sobre o interrogatório do réu por videoconferência.

43 questões relacionadas encontradas

Quais as hipóteses em que é possível o interrogatório por videoconferência?

Nos termos do art. 185, § 2º, inciso I, do CPP, é possível o interrogatório por videoconferência para prevenir risco à segurança pública, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organização criminosa ou de que, por outra razão, possa fugir durante o deslocamento.

Qual is Os critérios para está apto a validação por videoconferência?

A validação ocorre de forma eletrônica, por meio de vídeo, com o agente de registro da AASP e o titular do certificado digital. O certificado digital deve estar ativo; portanto, certificados com as senhas PIN e PUK bloqueadas não poderão ser renovados por videoconferência.

É obrigatório o interrogatório do réu?

O caput do artigo 185 é claro ao dizer que o acusado que comparecer perante a autoridade judiciária “no curso do processo penal” deve ser interrogado. No curso do processo penal significa até o trânsito em julgado.

Como funciona o interrogatório?

O interrogatório constitui meio de prova e, como conseqüência, também recurso de defesa, daí a sua importância como ato processual feito entre o juiz e a pessoa do acusado, em que aquele tem o primeiro contato pessoal com o denunciado. É o princípio da imediação, em que é exigido o contato do juiz com as partes.

É possível a realização de videoconferências durante a fase de execução?

3º A realização de audiências por meio de videoconferência em processos criminais e de execução penal é medida voltada à continuidade da prestação jurisdicional, condicionada à decisão fundamentada do magistrado.

Quando usar o art 415 do CPP?

O mesmo diploma legal, em seu artigo 415, também prevê que o acusado pode ser sumariamente absolvido quando: 1) for provado que o fato não ocorreu; 2) houver prova de que o acusado não praticou o crime; 3) o fato não constituir infração penal; 4) for demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

O que diz o art 244 do processo penal?

244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

O que diz o artigo 479 do CPP?

Durante o julgamento não será permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que não tiver sido juntado aos autos com a antecedência mínima de 3 (três) dias úteis, dando-se ciência à outra parte. (Redação dada pela Lei nº 11.689, de 2008)

Quais são as duas fases do interrogatório?

Percebam que a violação que gera a nulidade se dá quando não oportunizado ao réu o direito de ser ouvido. Sabemos que a persecução criminal se divide em duas fases, a fase de investigação e a fase processual. O interrogatório se dará nessas duas fase da persecução criminal.

Quais as formas de interrogatório?

Temos 4 possibilidades no interrogatório: o silêncio do acusado, a negativa, a confissão ou a mentira.

Qual a diferença entre entrevista e interrogatório?

Enquanto a primeira tem por objetivo obter informações do entrevistado, a segunda tem como proposta confirmar informações já obtidas por uma investigação interna, por exemplo.

Quando ocorre o interrogatório no processo penal?

Essa entrevista deve acontecer depois de produzida a prova em audiência e momentos antes de dar prosseguimento à audiência com o interrogatório. Logo, conclui-se, a audiência, havendo requerimento da defesa, deverá ser interrompida. O parágrafo 5º não distingue, vale tanto para réu solto como para réu preso.

Qual a ordem do interrogatório no processo penal?

Já no Tribunal do Júri, embora a ordem de perguntas seja a mesma (1º o juiz; 2º a acusação; 3º a defesa), as perguntas da acusação e da defesa são direcionadas ao próprio réu.

Quais perguntas são feitas em um interrogatório?

Algumas perguntas importantes são:
  • Entendeu qual é a acusação?
  • Qual é a sua versão sobre os fatos?
  • Quais são as provas contra você? ...
  • Quais são as provas que você tem? ...
  • A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

Quem faz o interrogatório do réu?

O ato é do juiz.

Devido processo legal impõe reconhecer que o feito é conduzido por um juiz natural que tem o direito e dever de interrogar o réu, o qual, por sua vez, pode optar por não responder as perguntas formuladas pelo juiz.

O que vem depois do interrogatório?

Depois o acusado será interrogado e, por último, as alegações. As alegações serão orais, concedendo-se a palavra, respectivamente, à acusação e à defesa por 20 minutos, prorrogáveis por mais 10 minutos. Havendo mais de um acusado, o tempo previsto para acusação em defesa será in- dividual.

O que diz o artigo 367?

Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo. Art.

Como funciona o certificado por videoconferência?

Como funciona? Resumidamente, uma videoconferência é agendada com um órgão competente para emitir a documentação digital, neste caso são coletados os dados biométricos do requerente, que é a captura facial durante a videoconferência assistida.

Como fazer certificado por videoconferência?

O funcionamento da emissão de certificado digital por videoconferência
  1. inicialmente, deve ser feito o agendamento junto à autoridade certificadora;
  2. em seguida, são apresentados os documentos exigidos;
  3. feito isso, deve ser agendado um horário com o titular para a coleta da sua biometria por meio de videoconferência;

Qual das seguintes opções e a aplicação mais adequada para fazer uma videoconferência?

Se você está buscando os melhores aplicativos de videoconferência grátis para usar em 2020, dá uma olhada nessa lista com cinco opções excelentes!
  • Zoom. O Zoom é um dos aplicativos mais famosos para videoconferência grátis. ...
  • Google Meet (Hangout Meet) ...
  • WhatsApp. ...
  • Google Duo. ...
  • Skype.

Artigo anterior
O que usar para fazer o tapete de Corpus Christi?
Artigo seguinte
Qual exame para neuroma de Morton?