Quando podemos dizer que uma população está em Equilíbrio de Hardy-Weinberg?

Perguntado por: Rafaela Mariana Reis de Freitas  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

De acordo com Hardy e Weinberg, uma população que não está evoluindo apresenta, de uma geração para outra, frequência dos alelos e genótipos constante. Nesses casos, nos quais se observa apenas a recombinação de acordo com as leis de Mendel, dizemos que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Quando é que uma população está em Equilíbrio de Hardy?

Quando uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg para um gene, ela não está evoluindo, e a frequência dos alelos continuará a mesma por gerações.

Qual das seguintes situações compromete o equilíbrio de Hardy-Weinberg?

Para que uma população permaneça em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessária a ausência de seleção natural, mutação e fluxo gênico.

Quando uma população não está em equilíbrio de Hardy-Weinberg?

Quando uma população não atende aos pressupostos do teorema, ou seja, quando há mutação, o tamanho da população é pequeno, os acasalamentos não são ao acaso e há seleção natural, a população se desvia do equilíbrio de Hardy-Weinberg. A migração e a deriva genética também afetam esse equilíbrio.

O que diz o princípio de Hardy-Weinberg?

O princípio de Hardy-Weinberg diz que, caso fatores evolutivos não atuem sobre uma população, as frequências gênicas não se alterarão. Entretanto, esse princípio só se aplica em populações teóricas, uma vez que muitas premissas exigidas não ocorrem na natureza.

Como saber se uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg?

29 questões relacionadas encontradas

O que diz o teorema de Hardy-Weinberg sobre as frequência dos alelos e genótipos?

O princípio de Hardy-Weinberg estabelece que, para um determinado par de alelos com frequências p e q, em uma população mendeliana em equilíbrio, a frequência dos diferentes genótipos em cada geração estará de acordo com a expressão p2 + 2pq + q2 = 1.

O que é a teoria sintética da evolução?

NEODARWINISMO – Ou teoria sintética da evolução, afirma que a evolução se dá sobre dois pilares: o rearranjo dos genes e as alterações bioquímicas que ocorrem aleatoriamente nos genes.

Quais são os fatores que podem afetar o equilíbrio gênico de uma população?

Fatores que alteram o equilíbrio gênico

Os principais fatores que afetam o equilíbrio gênico são a mutação, a migração, a seleção e a deriva gênica.

Como saber se a doença é dominante ou recessiva?

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

Qual é o genotipo heterozigoto?

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.

Quais fatores alteram o equilíbrio de Hardy-Weinberg?

Os fatores evolutivos que alteram o equilíbrio de Hardy-Weinberg são:
  • Migração: a chegada e a saída de indivíduos podem provocar mudanças nas frequências alélicas e genotípicas da população, pois genes estão sendo retirados e introduzidos. ...
  • Mutação: ocorrem ao acaso, sendo responsáveis pelo surgimento de novos alelos.

Quais os 3 fatores evolutivos?

É ela: a) seleção natural. b) reprodução. c) excitabilidade.

Quais são os tipos de processos evolutivos e dê exemplos?

A seleção natural é um dos mecanismos básicos da evolução propostos por Darwin e pode ser classificada em três tipos: a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva. A seleção natural é um mecanismo evolutivo em que o organismo mais adaptado a viver em uma determinada área e em um período de tempo é selecionado.

Que significa seleção S 1?

Seleção total (S = 1)

Neste caso a seleção será contra alelos recessivos de uma população. Os genótipos recessivos são reconhecidos fenotipicamente, portanto é fácil retirá-los da população.

Quais os requisitos de uma população mendeliana ideal?

Essa população ideal foi chamada de população mendeliana, e apresenta as seguintes características:
  • Deve ser uma população muito grande.
  • Todos os cruzamentos podem ocorrer com igual probabilidade, casualmente, permitindo uma perfeita distribuição dos seus genes entre todos os seus indivíduos.

Como determinar a frequência de alelos?

Frequência do alelo refere-se a quão comum um alelo é em uma população. A frequência é determinada contando-se quantas vezes o alelo aparece na população, em seguida, dividindo-se pelo número total de cópias do gene.

Como saber quem é o gene dominante?

Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV. Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.

Como saber se uma característica é dominante ou recessiva heredograma?

A primeira coisa a ser identificada em um heredograma é se a herança é dominante ou recessiva. Mas como saber isso? Uma forma de tentar perceber esse dado é observando se há casais com a mesma característica que têm filhos diferentes.

Quais são os traços dominantes e recessivos?

Características dominantes são aquelas características que são expressas mesmo na presença de uma cópia de um alelo para uma característica particular no gene. Entretanto, traços recessivos são aqueles que são expressos apenas quando duas cópias de um alelo estão presentes no gene.

Quais são os fatores que afetam as frequências gênicas e genotípicas de uma população?

Fatores que Podem Alterar as Frequências Gênicas e Genotípicas de uma População. - Mutação: mudanças na seqüência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. ... - Migração: a incorporação de alelos de uma população em outra é denominada migração.

O que é migração e como ela pode afetar o equilíbrio da população?

O fluxo gênico, também chamado de migração gênica, é a atividade migratória que um determinado gene pode desempenhar ao longo de uma população. Como consequência, os alelos que migraram ao longo de uma população são transferidos entre os indivíduos, e passa a depender das frequências do gene nas duas populações.

Quais são os fatores que influenciam a diversidade genética dentro de uma população?

Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.

Quais são os principais fatores evolutivos da Teoria Sintética da evolução?

Na Teoria sintética da evolução os principais fatores evolutivos são a mutação gênica, a recombinação gênica e a seleção natural.

O que é frequência Alélica e genotípica?

✓ Freqüências Gênicas ou Alélicas: ➯ Corresponde a proporção dos diferentes alelos de um gene na população. ✓ Freqüências Genotípicas: ➯ Corresponde as proporções dos diferentes genótipos para o gene considerado.

Artigo anterior
Como e onde começar a investir?
Artigo seguinte
Qual a importância dos trabalhos de Pasteur para o desenvolvimento da microbiologia?