Quando podemos cortar o comprimido?

Perguntado por: Vera Pereira  |  Última atualização: 11. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Quando é indicado cortar? Apesar da contraindicação no geral, a divisão do comprimido pode ser indicada em dois casos: Quando a orientação dos especialistas é que o paciente aumente a dose de um remédio aos poucos; Quando o paciente deve parar de tomar a medicação, mas gradualmente, em um processo chamado de "desmame".

Como saber se o comprimido pode ser partido?

Por outro lado, os comprimidos que têm aquele sulco no meio, não têm revestimento, e podem ser mastigados, amassados para misturar com algum suco ou comida. Mas lembre-se que isso NÃO é o ideal. O gosto do medicamento pode ser bem pior e provocar o vômito, se você mastigar.

Pode cortar o comprimido ao meio para tomar?

Seja pela indisponibilidade da dose certa na farmácia ou uma tentativa de fazer o medicamento render mais, cortar os comprimidos na metade pode gerar riscos à saúde. Além de não garantir uma proporção igual do princípio ativo do remédio nas duas partes, a prática pode interferir no tratamento do paciente.

Pode cortar o comprimido em 4 partes?

De acordo com o farmacêutico Ademir Valério, presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, os comprimidos partidos ao meio ou em 4 partes podem prejudicar o tratamento porque as partes após o corte não são idênticas, o que acarreta diferenças no conteúdo de medicamentos em cada uma das partes.

Tem problema dividir o comprimido?

Quando umcomprimido é partido ou esmagado, ou uma cápsula é aberta, este tempo é diretamente alterado e muda a forma de ação do medicamento", explica a especialista. Além de comprometer a eficácia da substância, partir um comprimido não garante que se está tomando exatamente "meia dose".

Como Dar Comprimido Para Um Gato

22 questões relacionadas encontradas

Porque existe um risco no meio do comprimido?

Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo até uma farmácia para fazer o descarte correto. Outro risco ligado à divisão de um comprimido é que não existe uma garantia de que as duas partes terão exatamente a mesma dose.

Pode guardar metade de comprimido?

Não cortar uma grande quantidade de comprimidos e armazenar as metades todas para facilitar as tomas. Isto pode comprometer a estabilidade do medicamento.

Como tomar um comprimido grande?

Na hora de engolir, faça um bico com a boca, isso evita a entrada de ar nos lábios e facilita a ingestão do comprimido. Beba bastante água: o líquido ajuda o comprimido a viajar pelo sistema digestivo. Assim, facilitando sua chegada no fundo do estômago, próximo ao intestino, onde a dissolução gera mais efeito.

O que fazer com a outra metade do comprimido?

Caso seja necessário o corte, a indicação é guardar a metade restante na cartela rompida, dentro da embalagem original, para diminuir a interferência na ação do medicamento.

Como dividir um quarto de um comprimido?

Divida o comprimido em metades: Com cuidado, corte o comprimido ao meio, criando duas partes iguais. Corte uma das metades novamente: Pegue uma das metades e corte-a ao meio novamente, obtendo assim 1/4 do comprimido.

Porque não pode cortar remédio no meio?

Quando são expostos ao ambiente, esses remédios já passam a sofrer as ações do oxigênio, luz e umidade, e podem ter a eficácia diminuída. Além disso, alguns comprimidos são de liberação lenta no organismo, e o revestimento serve justamente para que o efeito seja feito no tempo correto. Outro problema é a dosagem.

Pode quebrar remédio para tomar?

Quebrar o comprimido ao meio também não é indicado, pois se torna difícil garantir a dose exata da medicação a ser ingerida, uma vez que essa divisão não é homogênea. Laboratórios produzem comprimidos com ranhura para facilitar a divisão somente quando esse processo for viável e seguro.

Qual a diferença entre comprimido revestido e não revestido?

A diferença está numa película externa, que impede a degradação dos seus compostos.

Tem algum problema mastigar o comprimido?

Pare de esmagar o comprimido antes de tomar

Embora esmagar o comprimido para que fique mais fácil de engolir seja uma prática comum, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer, sim, sua eficácia, principalmente os revestidos.

Pode cortar o comprimido de sertralina no meio?

A sertralina é vendida em dosagens de 25mg, 50mg, 75mg e 100mg. Portanto, a quantidade ingerida depende dessa dosagem. Por exemplo: se você comprou comprimidos de 100mg, corte ao meio para tomar 50mg. Já se você tem comprimidos de 25g, deve tomar dois para os 50mg necessários.

Como faço para dividir um comprimido em 3 4?

Explicação passo a passo: 3/4 representa 3 partes de 4, ou seja, 75%. Se você tem que tomar 3/4 de um comprimido, basta parti-lo em 4 partes iguais, e tomar 3 delas.

Pode abrir o comprimido e tomar só o pó?

Não. A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo.

Pode guardar remédio partido?

Caso o blister não traga o comprimido ou a cápsula de forma individualizada, sugere-se recortá-lo. Os comprimidos não devem ser partidos ou triturados, embora haja exceções. De qualquer forma, não se deve guardar comprimidos partidos ou triturados no organizador.

Pode partir o comprimido de Viagra?

Você deve tomar citrato de sildenafila por via oral (pela boca). Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

É normal sentir o comprimido na garganta?

Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo. Mas também pode ocorrer no câncer de tireoide.

Como saber se o remédio foi para o pulmão?

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

O que fazer quando o remédio fica parado na garganta?

O indicado é procurar avaliação com fonoaudiólogo especializado em disfagia. Muitas são as causas que trazem essa sensação de algo "entalado" na garganta, inclusive estresse. Procure um profissional especializado e faça uma avaliação.

Pode cortar comprimido de liberação prolongada?

Regra geral os comprimidos não devem ser cortados ao meio. Porquê? Alguns comprimidos são de libertação modificada, quer isto dizer que, a velocidade de libertação da substância ativa (que faz efeito) é modificada consoante a zona do organismo onde deve ser absorvida.

Por que nem todo medicamento em comprimido pode ser fracionado?

Alguns comprimidos não são, de uma forma geral, passíveis de ser partidos, pois o seu fracionamento pode resultar na administração de doses incorretas, alterações das suas características, produção de efeitos irritantes para o organismo ou perda de eficácia.

O que quer dizer um comprimido e meio?

Quando é prescrito desta forma significa que deve tomar 1 comprimido + a metade de outro.

Artigo anterior
Como parar com a menstruação?
Artigo seguinte
Como se escreve trezentos ou trezentas?