Quando pode ser revogado o livramento condicional?

Perguntado por: Isabela Miriam Pinho Pinho Batista  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

Ocorre a revogação do livramento condicional quando o apenado descumpre quaisquer das condições impostas pelo juízo no momento da concessão do livramento, ou quando venha a sofrer condenação por novo fato delituoso no curso do livramento.

Em que hipótese o juiz deverá revogar o livramento condicional?

Art. 87 - O juiz poderá, também, revogar o livramento, se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigações constantes da sentença, ou for irrecorrivelmente condenado, por crime ou contravenção, a pena que não seja privativa de liberdade.

O que interrompe o livramento condicional?

O cometimento de falta grave interrompe o prazo do livramento condicional, que não poderá ser usufruído nos doze meses seguintes. A Lei 13.964/19 inseriu no art.

Quais são as causas de revogação facultativa do livramento condicional?

São causas de revogação facultativa: o descumprimento de qualquer condição – obrigatória ou facultativa – imposta e a condenação anterior ou contemporânea ao livramento, por crime ou contravenção, a pena que não seja privativa de liberdade.

Quando é vedado o livramento condicional?

Não podem obter livramento condicional os: a) condenados pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se forem primários; b) condenados reincidentes em crime hediondo ou equiparado com resultado morte.

Revogação do Livramento Condicional - Art. 86 e 87 do CP.

38 questões relacionadas encontradas

O que é melhor regime aberto ou livramento condicional?

Dessa forma, é possível concluir que, em princípio e em tese, o regime aberto é mais benéfico do que o livramento condicional e seu requisito objetivo, mais brando. Na prática, no entanto, verifica-se a utilidade do livramento condicional.

Quanto tempo dura a liberdade condicional?

Prazo de livramento condicional deve respeitar tempo máximo de pena, diz STJ. Uma vez concedido o livramento condicional, sua duração deve corresponder ao tempo restante da pena privativa de liberdade a ser cumprida. Esse período não pode exceder o limite de cumprimento de pena previsto no artigo 75 do Código Penal.

O que é revogação facultativa?

Revogação facultativa

Conforme previsto no artigo, a suspensão poderá (por isso é facultativa) ser revogada pelo juiz se houver descumprimento de qualquer outra condição imposta pelo juiz ou ainda se houver condenação transitada em julgado por crime culposo ou contravenção penal.

É facultativa a revogação se o liberado vem a ser condenado à pena privativa de liberdade em sentença irrecorrível por crime cometido durante a vigência do benefício?

Art. 86 - Revoga-se o livramento, se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentença irrecorrível: I - por crime cometido durante a vigência do benefício; II - por crime anterior, observado o disposto no art.

Quais as regras da liberdade condicional?

Quais os requisitos para concessão da liberdade condicional? Para a concessão da liberdade condicional a sentença deve ter sido privativa de liberdade com pena igual ou superior a 2 anos. Devendo o condenado estar cumprindo a pena em quaisquer dos regimes, quais sejam, o regime fechado, semiaberto ou aberto.

O que interrompe a progressão de regime?

A prática de falta grave interrompe o prazo para a progressão de regime, acarretando a modificação da data-base e o início de nova contagem do lapso necessário para o preenchimento do requisito objetivo.

O que interrompe o cumprimento de pena?

INTERRUPÇÃO DO CUMPRIMENTO DE PENA. RECURSO PROVIDO. 1. O período compreendido entre a data da última apresentação do apenado em Juízo e a data do próximo comparecimento deve ser computado para fins de cumprimento de pena, sob pena de se aplicar interpretação prejudicial ao sentenciado, não admitida no Direito Penal.

O que pode ser considerado falta grave?

Anote-se que, nos termos do art. 482, “k”, da CLT, será entendido como falta grave, independentemente de ser promovido no serviço ou fora dele, o ato lesivo físico ou moral praticado contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em casos de legítima defesa, própria ou de outrem.

Em que hipótese a reabilitação penal será revogada?

REVOGAÇÃO DA REABILITAÇÃO

Finalmente, vejamos o que aduz o art. 95 do Código Penal: “A reabilitação será revogada, de oficio ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for condenado, com reincidência, por decisão definitiva, a pena que não seja de multa”.

Como quebrar a condicional?

O preso que “quebra a condicional”, ao ser preso novamente deve cumprir o restante da pena anterior e mais a metade da nova sentença para ter outra chance de liberdade condicional, se a nova sentença for por crime hediondo, deve-se cumprir metade da primeira mais dois terços da nova.

Quais são os requisitos objetivos e subjetivos para concessão do livramento condicional?

O livramento condicional será concedido a partir do preenchimento de uma série de requisitos objetivos e subjetivos. O primeiro grupo corresponde à pena imposta e a reparação do dano. O segundo se concentra no lado pessoal do condenado, o aspecto subjetivo.

O que é uma pena privativa de liberdade?

A privação da liberdade é uma forma de pena adotada pelo Código Penal que consiste na constrição do direito de ir e vir, recolhendo o condenado em estabelecimento prisional com a finalidade de, futuramente, reinserí-lo na sociedade, bem como prevenir a reincidência.

O que significa revogação do benefício?

O benefício será obrigatoriamente revogado nos casos em que: o beneficiado seja definitivamente condenado por crime doloso; não pague a pena de multa; ou descumpra as condições impostas pelo magistrado. Com o fim do prazo de suspensão e mediante o cumprimento das condições o condenado obtém a extinção de sua pena.

É obrigatória a revogação se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigações constantes da sentença concessiva?

obrigatória a revogação se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigações constantes da sentença concessiva. a ausência de suspensão ou revogação antes do término do período de prova enseja extinção da punibilidade pelo integral cumprimento da pena.

Para que serve a revogação da preventiva?

A revogação de prisão preventiva é a medida aplicada para os casos de prisão decretada pela Autoridade Judiciária, seja uma prisão preventiva ou temporária. Por exemplo: você está com uma ação penal e verificou que há uma prisão preventiva decretada, cumprida ou não, nos autos.

Quando o juiz poderá revogar facultativamente Ó sursis?

A revogação facultativa poderá ocorrer se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigações constantes da sentença ou se for irrecorrivelmente condenado em crime ou contravenção a pena que não seja... Expirado o prazo sem que se tenha notícia da causa de revogação, esta não mais poderá ser decretada.

Qual a diferença entre revogação e cassação do sursis?

A Cassação do sursis se verifica quando o benefício fica sem efeito antes do início do período de prova. Não se confunde, pois, com a revogação, que somente pode ser decretada durante a suspensão condicional da penal.

Quanto tempo dura condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

Quanto tempo demora para o juiz julgar uma condicional?

O juiz terá no máximo 15 dias para decidir sobre os pedidos de benefícios no cumprimento da pena, que terão prioridade absoluta na tramitação.

Quem tá de condicional pode viajar?

A resposta é DEPENDE. Para que uma pessoa em Livramento Condicional se ausente da Comarca em que cumpre sua pena é necessário que seja feito um pedido de autorização de viagem ao Juiz da Execução Penal, por meio do qual será analisado o motivo por de trás do pleito.

Artigo anterior
Quais são os malefícios da natação?
Artigo seguinte
Qual a importância da avaliação física na preparação para uma competição de handebol?