Quando pode ser conjunção?

Perguntado por: João Pedro de Simões  |  Última atualização: 22. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»);

Que tipo de conjunção e quando?

Iniciam orações com relação de causa, motivo da oração principal. São conjunções subordinativas causais “que”, “porque”, “como”, entre outras.

Qual é a classificação da conjunção quando?

Temporais: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de tempo. As principais conjunções subordinativas adverbiais temporais são “quando”, “enquanto”, “logo que”.

Como saber quando é conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Quais são as 10 conjunções subordinativas?

Ex: Seria mais poeta, se fosse menos político. Tudo foi planejado para que não houvesse falhas. As conjunções subordinativas classificam-se em CAUSAIS, CONCESSIVAS, CONDICIONAIS, CONFORMATIVAS, COMPARATIVAS, CONSECUTIVAS, FINAIS, PROPORCIONAIS, TEMPORAIS, e INTEGRANTES.

CONJUNÇÃO: O que é Conjunção? Conjunções Coordenativas ou Subordinativas?

28 questões relacionadas encontradas

Como usar a palavra quando?

advérbio interrogativo

No tempo em que; em que ocasião; em que época (ex.: quando chegou?).

Quais são os 3 tipos de conjunção?

  • Leia também: Enfim ou em fim? Tipos de conjunções coordenativas. ...
  • → Conjunções aditivas: expressam soma. ...
  • Exemplos. ...
  • Exemplos. ...
  • → Conjunções alternativas: denotam uma alternância de ideias. ...
  • Exemplos. ...
  • → Conjunções conclusivas: estabelecem uma consequência em relação ao que consta na oração anterior. ...
  • Exemplos.

Como é conjunção explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira. São várias: que, pois, porque, porquanto. Normalmente este porque vem antecedido de verbo no imperativo: «Compra o casaco, porque está frio.»

Quais são as 18 conjunções?

Tipos de conectivos e; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Quando é conjunção coordenativa?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

O que é conjunção de tempo?

As conjunções subordinativas temporais são aquelas que exprimem tempo. Exemplos: antes que, apenas, assim que, até que, depois que, logo que, quando, tanto que. Assim que a vi, me emocionei.

Quais são as conjunções aditivas?

Como já exposto, as conjunções aditivas trazem uma relação de ideias que se somam e complementam-se, podendo ser tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).

Que ou que exemplos?

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Qual é a conjunção de e?

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só...

O que é a conjunção se?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

Qual é a conjunção de porquê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Artigo anterior
Qual serra usar para cortar madeira?
Artigo seguinte
Qual a relação entre utilitarismo é ética?