Quando pedir prorrogação de auxílio-doença?
Perguntado por: Júlia Francisca de Matos | Última atualização: 30. Mai 2025Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)
É necessário realizar o pedido nos 15 dias anteriores da data para a alta médica. Após a liberação, a prorrogação terá duração de 30 dias. No entanto, caso o segurado permaneça doente, deverá fazer novo pedido a cada 30 dias, até que se recupere e retorne ao trabalho.
Quando o auxílio-doença é prorrogado automaticamente?
O segurado pode solicitar a prorrogação automática do benefício a partir do dia 16 de dezembro de 2023, mesmo que o tempo de espera para agendar uma perícia médica seja inferior a 30 dias.
Quanto tempo antes Posso pedir a prorrogação do auxílio-doença?
O pedido deve ser feito nos últimos 15 dias antes do encerramento do auxílio-doença. Importante!
Como funciona a perícia de prorrogação?
Para ter direito à prorrogação, o trabalhador afastado deve fazer o pedido ao INSS nos 15 dias que antecedem a data prevista para a alta médica. A prorrogação automática terá duração de 30 dias e, caso permaneça doente, o segurado deve fazer novo pedido a cada 30 dias, até que se recupere e volte ao trabalho.
Quanto tempo de auxílio-doença para se aposentar por invalidez?
Não existe um tempo para transformar o auxílio-doença em aposentadoria, pois depende da saúde do beneficiário do INSS e da possibilidade dele retornar ao trabalho.
Pedido de Prorrogação no INSS Passo a passo para pedir CORRETAMENTE
Como saber se meu auxílio-doença foi convertido em aposentadoria por invalidez?
Em seguida, deve clicar na opção “Meus Benefícios” e verificar se há alguma mudança no status ou no valor do seu benefício. O segurado também pode consultar se o auxílio-doença foi convertido em aposentadoria por invalidez pelo telefone 135 ou em uma agência do INSS, mediante agendamento prévio.
Quando o auxílio-doença se torna aposentadoria?
Sim, é possível transformar o auxílio-doença em aposentadoria, mas não de forma automática ou após um período específico, como muitos acreditam. Essa conversão ocorre quando a incapacidade para o trabalho se torna permanente e impede o segurado de exercer qualquer outra atividade profissional.
Como é feito o pedido de prorrogação do auxílio-doença?
O requerimento poderá ser feito nos últimos 15 dias do auxílio-doença, através do telefone 135 ou pelo MEU INSS. Caso o segurado não possa comparecer à perícia médica no dia e hora agendados, ele pode solicitar a remarcação, no prazo de 7 dias, uma única vez.
Quantas vezes o INSS prorroga o auxílio-doença?
Mudanças na prorrogação automática
Com as novas disposições, que permanecerão em vigor até abril de 2024, o auxílio passa a ser prorrogado automaticamente quantas vezes for solicitado pelo segurado, independentemente do tempo de espera para realização do exame ou da unidade em que o benefício foi requerido.
Como saber se a perícia de prorrogação foi aprovada?
Consulta online
O segurado pode saber o resultado da sua perícia do INSS pela internet, no site oficial da Previdência Social.
É necessário esperar a perícia médica para voltar a trabalhar?
Existem algumas circunstâncias em que o trabalhador pode voltar ao trabalho antes de passar pela perícia médica. São elas: Se o trabalhador já estiver recuperado antes do procedimento; Se o atestado chegar ao fim do prazo e a data da perícia ainda não tiver chegado.
Quantas vezes posso pedir a prorrogação?
A nova portaria estabelece que a prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias pode ser solicitada quantas vezes for necessário, sem agendamento de exame médico-pericial, desde que a solicitação tenha sido realizada antes de 15 dias do término do benefício (art.
Quem libera o retorno ao trabalho?
O atestado de retorno é um documento legal, emitido por médico do trabalho devidamente registrado nos respectivos conselhos regional e federal de medicina, e que tem por objetivo comprovar a aptidão do trabalhador ao retorno ao trabalho após período de afastamento.
O que fazer quando o atestado vence antes da perícia?
Consulte seu médico, pegue outro atestado, apresente para a empresa, e aguarde a perícia. Retornar ao trabalho sem estar em plenas condições poderá agravar sua doença e te gerar sequelas, não faça isso.
O que fazer se a prorrogação do benefício e negado?
o primeiro passo é fazer um recurso na Junta de Recursos da Previdência Social, ela irá reanalisar o indeferimento do pedido feito pelo INSS. o segundo caminho é buscar o seu direito com uma ação judicial, para que o juiz possa analisar especificamente o seu caso e verificar se você tem ou não direito ao benefício.
Pode voltar a trabalhar antes da perícia?
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.
O que mudou no auxílio-doença em 2024?
A reforma da previdência alterou o cálculo do auxílio doença? Não, os benefícios de auxílio-doença e auxílio-acidente não foram tratados especificamente na EC 103. Porém, o INSS mudou a forma de calcular o salário de benefício, passando a utilizar a média de 100% das contribuições.
Não precisa mais fazer perícia no INSS?
De acordo com a legislação brasileira, especificamente o artigo 46 do decreto 3.048/99 e o artigo 101 da lei 8.213/91, após 15 anos da concessão da aposentadoria por invalidez, o aposentado fica isento de novas perícias, desde que tenha mais de 55 anos de idade.
De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica?
Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.
O que significa um laudo médico por tempo indeterminado?
O significado do laudo médico por tempo indeterminado é indicar que a condição de saúde do paciente não possui um prazo específico para recuperação ou melhora. Isso pode implicar em tratamentos contínuos, acompanhamento médico regular e possíveis limitações ou restrições na vida do paciente.
Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?
Mas há situações em que a solicitação por meio do mecanismo que substitui o atendimento médico-pericial por análise documental para benefícios de até 180 dias, é concedida em espaço de tempo bem menor que a média de 26 dias.
Quanto tempo o benefício fica em análise?
Para a maioria dos benefícios, o prazo máximo para uma resposta é de 45 dias. Caso esse prazo seja ultrapassado, o segurado deve entrar em contato com o INSS, por telefone ou em uma agência, para obter informações sobre o motivo da demora. É importante anotar o número de protocolo do atendimento.
Como saber se meu auxílio-doença foi prorrogado?
Até a adaptação do sistema, não é necessário apresentar um novo atestado. O segurado deve apenas solicitar a prorrogação através do Meu INSS (site ou aplicativo) ou através do telefone do INSS, número 135. A mudança será válida pelo período de seis meses, até abril de 2024.
O que é mais vantajoso auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?
Para o cálculo da média, ambos os benefícios utilizam a mesma forma de aferição. Portanto, depois da Reforma, o benefício mais vantajoso é o de auxílio doença. Assim, é preciso sopesar os prós e os contras antes de fazer o pedido de conversão de benefício.
Quem determina o tempo do auxílio-doença?
A carência estipulada para o pagamento do auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária é de 12 meses. Isso significa que o trabalhador precisa ter feito pelo menos 12 contribuições mensais ao INSS para receber o benefício.
O que é dB em áudio?
O que posso dar para os peixes quando não tem ração?