Quando pedir garantia contratual?

Perguntado por: Raquel Bruna Henriques  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

A garantia contratual é exigida para assegurar que o poder público não terá grandes prejuízos caso a demanda contratada não seja executada como o previsto.

Quando exigir garantia contratual?

Não existe uma regra ou uma situação obrigatória de exigência da garantia contratual, pois a sua adoção varia conforme a complexidade do objeto e, principalmente, os riscos envolvidos, o que deve ser avaliado (e justificado) caso a caso.

Como funciona garantia contratual?

A Garantia Contratual é aquela concedida pelo fornecedor, por uma liberalidade sua, ou seja, não há uma obrigação em sua oferta, mas, uma vez concedida, deve ser cumprida em seus exatos termos pelo fornecedor. O Art. ... A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

Como acionar garantia contratual?

A Garantia contratual é exigida quando o contrato for assinado pela empresa vencedora da licitação, para garantir que esta cumprirá as condições, prazos e custos expressos no contrato. Essa garantia pode ser apresentada através de Seguro Garantia, caução em dinheiro ou Fiança Bancária.

Para que serve a garantia contratual nos contratos administrativos?

A garantia do contrato administrativo é o compromisso de boa execução do serviço e princípio de reparação financeira. ... A garantia está prevista na Lei n° 8.666/93, mas nos últimos recebeu regulamentação pela Instrução Normativa n° 02/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Garantia Legal e Garantia Contratual

23 questões relacionadas encontradas

São tipos de garantia prestado pelo contratado em um contrato administração?

Segundo a Lei 8.666/93, caberá ao contratado, optar por uma modalidade de garantia por ocasião da elaboração do seu contrato com a Administração. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública. Ações comercializadas no mercado de capitais. Seguro-garantia.

São garantias previstas na Lei n º 8666 93 que podem ser oferecidas nos contratos administrativos?

caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública; seguro-garantia; e fiança bancária. depósito em conta bancária ou poupança; cheque administrativo; e seguro-garantia.

Como fazer o seguro garantia?

O Seguro Garantia pode ser contratado por pequenas, médias ou grandes empresas. Se sua empresa deseja participar de licitações ou precisa assegurar um contrato, público ou privado, é possível que o contratante solicite a apresentação de uma garantia para assegurar que o produto ou serviço contratado será entregue.

Como fazer um seguro garantia?

Etapas e normas existentes para o Seguro Garantia

Cada seguradora tem seu processo particular, mas o básico é a realização de um cadastro da empresa que deseja contratar o Seguro Garantia — e dos seus acionistas, se for o caso. A seguradora irá analisar os contratos da garantia e fará uma análise de crédito.

Quem contrata o seguro garantia?

É a instituição privada ou pública que contratou a empresa (tomador) para o fornecimento de bens, execução de obra ou prestação de serviço.

Quando começa a contar a garantia contratual?

O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. O que muita gente não sabe é que, no caso de um vício oculto - aquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto -, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

São características da garantia contratual?

A garantia contratual é complementar à garantia legal e não é obrigatória. O fornecedor pode concedê-la ou não. Assim se um eletrodoméstico tem a garantia legal de três meses e o fabricante concede termo de garantia de um ano, a garantia do produto perfaz um total de um ano e três meses.

Quanto tempo de garantia pelo fabricante?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Qual artigo do Código de Defesa do Consumidor sobre garantia?

O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

É necessária a previsão em edital da exigência de garantia em um contrato administrativo?

Ainda, cabe à Administração escolher se quer ou não exigir a prestação de garantia contratual. Caso queira, deve ter previsão expressa no edital de convocação e no contrato.

O que é garantia da proposta?

A garantia da proposta também é chamada de garantia por participação e deve ser apresentada por todos os licitantes e tem a finalidade de garantir que a proposta mais vantajosa para a administração seja mantida.

Quanto custa um seguro garantia?

O preço pago pelo seguro garantia normalmente é apenas uma pequena porcentagem do valor total do contrato. Esse pagamento é chamado de prêmio. As taxas para contratos maiores (R$ 500.000 ou mais) podem variar de 1% a 1,5%, ou até mais baixas, dependendo do tamanho e da modalidade.

Quanto custa um seguro garantia judicial?

Custo do Seguro

O seguro garantia judicial custa entre 0,2% e 3% ao ano sobre o valor que será garantido, este custo varia conforme o risco de crédito da empresa que está contratando o seguro. Quanto mais sólida a empresa, menor será o custo do seguro. O seguro geralmente é contratado por um prazo de 3 anos.

Como funciona o seguro garantia judicial?

É uma modalidade de seguro empregado em processos na esfera judicial. ... É uma garantia de que a parte que tiver êxito no processo receberá a quantia acordada no momento do cumprimento da sentença. A contratação do seguro garantia judicial é indicada para empresas e órgãos públicos.

Quais seguradoras fazem seguro garantia judicial?

Garantidor – Aqui temos a seguradora, empresa devidamente autorizada pela Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP) a emitir apólices de Seguro Garantia Judicial para garantir as obrigações de um tomador nos processos judiciais.

O que é seguro garantia de pagamento?

Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamento

É a garantia de que o valor pretendido foi corretamente empregado, conforme contrato. ... Ao optar por um seguro garantia, a apólice garantirá que o adiantamento de pagamento para tal compra, deverá ser efetivamente cumprida de acordo com o descrito no contrato.

O que é apólice seguro garantia?

Documento oficial do Seguro Garantia, a apólice detalha sobre o que é assegurado, participantes, prazos e valores. O Seguro Garantia é uma ferramenta que tem o objetivo assegurar o cumprimento de uma obrigação. ... Esse documento é chamado de apólice de Seguro Garantia.

Quais são os tipos de contratos administrativos?

As modalidades dos contratos administrativos subdividem-se em cinco tipos específicos: contrato de obra pública (por empreitada ou por tarefa); contrato de serviço; contrato de fornecimento; contrato de gestão; e contrato de concessão.

Quais os principais contratos administrativos?

Contrato administrativo: o que é, tipos e características
  • O que é a Administração Pública? ...
  • Contratos de obras públicas. ...
  • Contratos de serviço. ...
  • Contratos de fornecimento. ...
  • Contratos de gestão. ...
  • Contratos de concessão. ...
  • Contratos de alienação. ...
  • Finalidade pública.

O que são contratos administrativos e contratos da administração?

Contrato administrativo ou contrato público é o instrumento dado à administração pública para dirigir-se e atuar perante seus administrados sempre que necessite adquirir bens ou serviços dos particulares. ... Assim como o particular, o Poder Público celebra contratos no intuito de alcançar objetivos de interesse público.

Artigo anterior
O que pode atrapalhar o sinal de celular?
Artigo seguinte
Qual o tipo de estrutura mais barata?