Quando os moluscos se originaram?

Perguntado por: Nuno Oliveira de Morais  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.

Qual é a origem dos moluscos?

O nome do grupo já fornece uma pista sobre uma característica compartilhada por todos eles. Mollusca vem do latim Mollis, que significa "mole". Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes.

Quando os moluscos surgiram na Terra?

Os moluscos mais antigos datam do período Cambriano, há 570 milhões de anos, e a maioria das espécies é aquática, mas existem espécies amplamente distribuídas em ambientes terrestres.

Como moluscos se reproduz?

A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). ... Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente.

O que é um molusco?

Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.

ZOOLOGIA - MOLUSCOS

17 questões relacionadas encontradas

Como se pega o vírus molusco?

As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.

O que são moluscos na pele?

Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.

Como ocorre a reprodução dos anelídeos e moluscos?

A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).

Como que os moluscos respiram?

Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais.

Como é a reprodução das conchas?

Portanto, moluscos aquáticos têm fecundação externa. Tanto as fêmeas quanto os machos liberam seus gametas no meio ambiente, eles se fecundam, desenvolvem, eclodem e vivem como larvas livres até atingir o estado adulto, que em algumas espécies é praticamente séssil ou rastejante, e em outros, é de nadadores livres.

Qual é o maior molusco do mundo?

As ostras-gigantes (nome científico: Tridacna gigas) são os maiores moluscos bivalves existentes do mundo, podendo chegar a ter 1,2 metro de comprimento e pesar mais de 200 quilogramas.

Qual a evolução dos moluscos?

Uma das características dos moluscos é terem uma rádula, uma espécie de língua com dentes que é usada para raspar os alimentos. ... A rádula tem centenas de dentes, que podem ser usados para determinar o tipo de dieta destes animais e identificar as espécies.

Qual é o animal invertebrado?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

Qual é a principal característica dos moluscos?

Características gerais dos moluscos

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

Quais são os tipos de moluscos?

O que são moluscos?
  • mexilhões;
  • caramujos;
  • lesmas;
  • caracóis;
  • lulas;
  • polvos.

Qual é o tipo de respiração dos insetos?

A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.

Qual é a função da rádula?

A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.

Como é a respiração dos artrópodes?

Em crustáceos, a respiração é branquial, ou seja, através de projeções chamadas de brânquias, o oxigênio presente na água é capturado. A classe dos insetos, por outro lado, apresenta respiração traqueal, na qual o corpo do inseto possui uma pequena abertura chamada espiráculo, por onde ocorrem as trocas gasosas.

Como funciona a reprodução dos anelídeos?

A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. Excluindo os poliquetos que são dióicos, os outros anelídeos são hermafroditas. No caso dos hermafroditas, a exemplo da minhoca, existe uma parte do corpo que ajuda na reprodução, o clitelo.

Qual a diferença entre os anelídeos e os moluscos?

Os anelídeos, animais de corpo segmentado, possuem sistemas típicos de excreção, reprodução e coordenação nervosa. Os moluscos, por sua vez, são animais de corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral e reprodução sexuada.

Quais os principais exemplos de anelídeos e moluscos?

Representantes dos Moluscos: Animais de corpo mole, envolvido por uma concha calcária.
...
Os anelídeos são classificados de acordo com a quantidade de cerdas que possuem.
  • Classe Polichaeta – gênero Nereis e Eunice. ...
  • Classe Oligochaeta – minhoca da terra (Lumbricus terrestris).

Como curar molusco contagioso naturalmente?

Devido a presença da alicina, o alho é um alimento que apresenta propriedades antivirais e antifúngicas. Por esse motivo, pode ser favorável no combate ao vírus do molusco contagioso.

Pode espremer o molusco?

É comum que os indivíduos tentem espremer essa região e retirar a substância, porém, esse procedimento é desaconselhado, uma vez que permitirá o contato do vírus com outras regiões da pele.

Qual a melhor pomada para molusco contagioso?

O molusco contagioso é causado por um vírus e não existem boas opções terapêuticas em creme ou pomada. O tratamento consiste em realizar a retirada de lesão por lesão. Podem ser usados métodos como curetagem (raspagem), extração manual, crioterapia (congelamento), entre outros.

Artigo anterior
O quê Bartimeu pediu?
Artigo seguinte
Tem cianeto da maçã?