Quando os gases são preocupantes?

Perguntado por: Anna Moura de Borges  |  Última atualização: 7. September 2024
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

Geralmente, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais de 20 gases por dia, o que indica a necessidade de procurar um especialista para investigação do problema.

Qual o tipo de doença que causa muito gases?

Existem casos em que o excesso de gases, acompanhado por diarreia ou prisão de ventre, ocorre juntamente com intolerâncias alimentares. A intolerância à lactose, por exemplo, é o quadro mais frequente. Mas, existe também a intolerância ao glúten.

Quando os gases não são normais?

Os gases são produzidos pelas bactérias que vivem no trato digestivo. É mais propenso a desenvolver gases quem tem uma dieta rica em frutas, legumes, vegetais e grãos, quem toma refrigerantes com frequência, quem tem problemas intestinais crônicos ou intolerância à lactose ou glúten.

Quando o excesso de gases e perigoso?

Quando consultar um médico

Pessoas com sensação de inchaço no tórax, especialmente se a sensação for acompanhada de dor torácica, devem consultar um médico imediatamente, pois pode se tratar de um sinal de doença cardíaca.

O que é bom para acabar com os gases?

Gases no estômago: como eliminar? 8 dicas
  1. Movimente-se. Sabe o que é bom para eliminar gases no estômago? ...
  2. Faça massagens no abdome. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça chá com ervas. ...
  5. Tome bicarbonato de sódio. ...
  6. Tome enzimas digestivas em caso de intolerância à lactose. ...
  7. Alimente-se melhor. ...
  8. Administre fármacos que agem contra a dor.

3 causas muito comuns dos gases intestinais

38 questões relacionadas encontradas

Como eliminar gases em 5 minutos?

8 dicas para eliminar os gases presos
  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Beber um suco laxante. ...
  3. Fazer uma massagem abdominal. ...
  4. Aplicar calor. ...
  5. Tomar chás contra gases. ...
  6. Caminhar depois de comer. ...
  7. Usar um remédio de farmácia. ...
  8. Fazer um clister em casa.

Como eliminar os gases em minutos?

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases
  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

O que acontece se não eliminar os gases?

“Tentar segurar o pum leva a um acúmulo de pressão e grande desconforto. Um acúmulo de gases intestinais pode desencadear distensão abdominal, com alguns sendo reabsorvidos na circulação e exalados na respiração.

O que pode ser muito gases e barulho na barriga?

Em algumas pessoas, o barulho na barriga pode ser causado por excesso de gases, mas na maioria dos casos é apenas um sinal de que o intestino está funcionando, sendo causado pelo movimento de líquidos e/ou ar no seu interior durante as contrações intestinais (peristaltismo).

Como saber se é gases ou não?

Os gases são o acúmulo de ar no estômago ou intestino, que levam ao surgimento de sintomas como barriga inchada, dor abdominal, flatulência excessiva com ou sem mau cheiro, dor no peito ou arrotos constantes, por exemplo.

Como acabar com os gases de uma vez por todas?

9 hábitos que evitam a formação dos gases
  1. Aposte em receitas com laranja. ...
  2. Evite carboidrato em excesso. ...
  3. Evite leite. ...
  4. Faça um desjejum saudável. ...
  5. Evite beber enquanto come. ...
  6. Evite bebidas alcóolicas em excesso. ...
  7. Mastigue bem os alimentos. ...
  8. Pegue leve na gordura.

Quantos dias pode durar uma crise de gases?

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico.

Qual o melhor remédio para gases e barriga inchada?

Os remédios para gases, como a simeticona, o carvão vegetal ativado ou a enzima alfa-D-galactosidase, são excelentes opções para aliviar a dor e o desconforto causados pelo excesso de gases gastrointestinais.

O que significa barriga fazendo barulhos estranhos?

São essas contrações que, quando há comida no sistema, ajudam a mover os alimentos ao longo do trato digestivo. Mesmo se você não comeu essas contrações acontecem, e o ronco nada mais é do que ar e fluídos se deslocando pelo estômago e intestino.

O que pode ser quando a barriga fica borbulhando?

Os barulhos na barriga são normais, sendo principalmente sinal de fome ou de que a digestão está acontecendo. Porém, quando surgem outros sintomas, podem ser sinal de problemas mais sérios, como infecção ou hérnia.

Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?

As fezes são de consistência variável (pastosas e/ou líquidas), e as evacuações não costumam ocorrer à noite, durante o sono, ao contrário das diarréias de causa orgânica. Não há sangue nas fezes (com exceção dos casos de fissura ou hemorróida), mas pode haver muco.

Estou com a barriga inchada e soltando gases fedidos?

A principal causa da barriga inchada é o acúmulo de gases no estômago. É um sintoma temporário que acontece quando uma refeição foi farta demais ou pelo excesso de algum alimento que libera mais gases durante sua digestão.

Qual é o melhor Antigases?

Abaixo listamos os melhores remédios para aliviar a sensação de barriga inchada e dores abdominais causadas pelos gases:
  • Luftal;
  • Flagass;
  • Lufbem 75mg/ml;
  • Dulcogas 5mg/ml;
  • Antigases Flatuliv;
  • Dimeftal 125 mg;
  • For Gas 75mg/ml;
  • Simeticona 125mg.

O que comer quando está com excesso de gases?

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

Onde os gases podem causar dor?

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

O que é melhor LUFTAL ou simeticona?

A diferença entre os dois produtos é que o Luftal Gotas Infantil, diferente do Luftal Gotas, não possui corante. A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças.

Qual é a diferença de LUFTAL para simeticona?

LUFTAL, cujo componente ativo é a simeticona, é um silicone antiespumante com ação antiflatulenta, que alivia o mal estar gástrico causado pelo excesso de gases. A simeticona atua localmente, o que significa que ela não é absorvida.

Como eliminar gases com bicarbonato?

Beba um copo de 200ml de água com meia colher de chá de bicarbonato de sódio bela dissolvido.

É normal ficar 4 dias com gases?

Porém, se os gases persistirem por vários dias é indispensável buscar por um especialista, pois pode ser o sinal de alguma patologia mais grave. Além do mais, alguns sintomas e características específicas são preocupantes, tornando a busca pelo médico imediata.

Qual a diferença entre Buscopan e simeticona?

Há muitas apresentações farmaceuticas da Simeticona, sendo algumas bem concentradas o que, em teoria, permitiria um efeito mais intenso. Já o Buscopan(hioscina) é uma medicação que diminui a motilidade do trato digestivo.

Artigo anterior
Qual o objetivo da escovação na educação infantil?
Artigo seguinte
O que é phono?