Quando ocorre o transudato?

Perguntado por: Afonso Wilson Amorim  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

Transudato é caracterizado pela baixa quantidade proteínas. Sua causa é pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas. As possíveis causas são insuficiência cardíaca, renal e hepática. Ele é o oposto do exsudato por não ser decorrente de um processo inflamatório.

Como saber se é transudato ou exsudato?

Definindo-o como transudato, a princípio, descarta-se doença pleural primária situando o derrame num contexto de doença sistêmica sem envolvimento pleural direto. Já no exsudato gera o raciocínio de processo acometendo a diretamente a pleura por doenças infeccciosas ou neoplásicas.

O que causa transudato?

As causas mais comuns de derrames transudativos são insuficiência cardíaca, cirrose com ascite e hipoalbuminemia (geralmente em decorrência da síndrome nefrótica). As causas mais frequentes do derrames exsudativos são pneumonia, câncer, embolia pulmonar e tuberculose.

O que é líquido transudato?

Líquido que se acumula em uma cavidade do corpo por desequilíbrio entre a pressão capilar, que empurra líquido para fora do vaso, e o conteúdo de proteínas do sangue, que mantém líquido dentro do capilar. O líquido acumulado é claro, com baixa quantidade de proteínas e de células.

O que é transudato simples?

Desta forma, transudatos simples são efusões que apresentam pouca concentração de proteínas e de células. Transudatos modificados, como o próprio nome se refere, são transudatos que se modificaram devido à adição de proteínas ou de células. Já os exsudatos são efusões ricas em proteínas e células.

Classificação: transudato puro. Quais são as doenças?

31 questões relacionadas encontradas

O que é transudato e como ele é formado?

Transudato é caracterizado pela baixa quantidade proteínas. Sua causa é pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas. As possíveis causas são insuficiência cardíaca, renal e hepática. Ele é o oposto do exsudato por não ser decorrente de um processo inflamatório.

O que é exsudado?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Para que serve o exsudato?

O exsudato tem papel fundamental no processo de cicatrização das lesões de pele, pois mantém o leito da ferida úmido, favorecendo a migração celular e acelerando a cicatrização.

Qual o principal motivo pelo qual transudato e exsudato apresentam quantidades diferentes de proteínas?

A transudação ocorre devido a alterações na dinâmica dos líquidos, aumenta a quantidade de fluido e dilui a concentração de proteínas e células, e a exsudação ocorre devido a permeabilidade vascular alterada e à resposta quimiotática de fagócitos (O'BRIEN e LUMSDEN, 1988).

O que é inflamação exsudativa?

Processo inflamatório onde após a lesão começam a aparecer estrias avermelhadas em direção distal para a proximal; estas estrias que se formam se caracterizam por uma reparação de estruturas.

O que provoca água na pleura?

Causas de derrame pleural

Câncer, infecções como pneumonia, pancreatite e tuberculose, artrite reumatoide, sangramentos, lúpus, doenças cardíacas, renais ou hepáticas, como a cirrose. Cóagulos nos vasos do pulmão (embolia pulmonar) são também causas possíveis da enfermidade.

Que causa derrame pleural?

O derrame pleural pode ser causado por lesões no pulmão ou por outras condições e geralmente seu aparecimento está relacionado a outras doenças e condições, como a embolia pulmonar, a tuberculose, a pneumonia, a pancreatite e a cirrose.

Como se forma o transudato e exsudato?

Os transudatos originam-se do aumento da pressão hidrostática ou diminuição da pressão oncótica. Geralmente indicam que as membranas pleurais não estão afetadas. Os exsudatos formam-se devido a vazamento de líquido e proteínas ao longo de uma membrana capilar alterada com aumento da permeabilidade.

Quais as diferenças dos líquidos exsudatos e transudatos do derrame pleural?

Os derrames transudativos são provocados por alguma combinação de aumento da pressão hidrostática e diminuição da pressão oncótica na circulação pulmonar ou sistêmica. Os derrames exsudativos resultam de maior permeabilidade capilar, levando à perda de proteínas, células e outros constituintes séricos.

Como identificar um derrame pleural?

Os principais sintomas do derrame pleural são a dificuldade em respirar, dor na região torácica que piora durante a respiração e falta de ar, gerados pela pressão elevada nos pulmões que reduz sua mobilidade plena. O paciente também pode ter febre alta, acima dos 37,5º, e tosse seca e persistente.

Como interpretar líquido pleural?

Interpretação clínica: A contagem global e específica de células tem valor limitado no auxílio do diagnóstico diferencial. Líquido pleural: Acima de 1.000 células são encontrados nos exsudatos. O predomínio de neutrófilos ocorre em 90% dos casos de pneumonia, infarto pulmonar e pancreatite.

O que é um exsudato e qual a sua relação com o processo inflamatório?

Exsudato (do latim exsūdāre significa fluir pra fora) se refere a saída de líquidos orgânicos através das paredes e membranas celulares, tanto de animais quanto de plantas, por lesão ou por inflamação. No caso de exsudação sanguínea por ferimento há passagem de proteínas do plasma, leucócitos, plaquetas e hemácias.

Por que a concentração de proteína do fluido de efusão é utilizada juntamente com a contagem total de células nucleadas?

A determinação da concentração de proteínas em líquidos peritoneais é utilizada, juntamente com a contagem total células nucleadas, para a classificação das efusões e para estimar a severidade das inflamações (COWELL et al., 1999).

Quais as principais características de um processo de inflamação aguda?

Inflamação aguda quando se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.

Quando fazer um curativo oclusivo?

No caso dos curativos oclusivos, eles são utilizados em casos onde é desejável um isolamento total da ferida, mantendo a pele livre de qualquer contato com o ambiente externo e possivelmente bactérias e fungos. Nesses casos, é necessário absorver totalmente os líquidos da ferida e manter o isolamento térmico do local.

O que significa presença de exsudato no exame de Papanicolau?

Resumidamente o exsudato netrofílico é uma reação inflamatória com fluido seroso , viscoso ou purulento que aparece secundariamente a um processo inflamatório . Isso não deve ser interpretado como algo grave. Esse processo inflamatório e/ou infecção pode variar em graus leve, moderado e elevado.

O que usar em ferida com exsudato?

Deixar gaze úmida de soro na ferida colocar apositos após gazes atadura etc. Por fim, o que for necessário para fechar e fixar curativo. Nos demais curativos do dia trocar somente o aposito e manter a gaze úmida com soro morno que está em contato com a ferida, devido formação de tecido de epitelização.

Quais são os tipos de exsudato?

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

O que significa a palavra exsudação?

Expelir líquido em forma de gotas.

Qual a diferença entre exsudato e secreção?

O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências de Lisboa, consigna exsudato apenas como secreção líquida, serosa, resultante, por vezes, de processo inflamatório, e exsudado apenas como particípio passado de exsudar; que sofreu eliminação sob a forma de suor; que se evaporou.

Artigo anterior
Qual é a massa de um elétron?
Artigo seguinte
Qual o fim de Raquel na Bíblia?