Quando ocorre o direito de se recusar atendimento?

Perguntado por: Gaspar Joel de Fonseca  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

Os médicos têm o direito de recusar um determinado atendimento quando ocorrerem fatos que possam prejudicar a relação médico-paciente, nos termos do Código de Ética Médica, que assim dispõe: “Capítulo I, VII – O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames ...

Quando o paciente recusa atendimento?

É aceitável a recusa de terapia clínica se o paciente for plenamente capaz (maior de 18 anos) e não correr risco de morte iminente. ... Por anos prevaleceu esse entendimento e até hoje perdura esse posicionamento quando há iminente risco de vida e não há tempo para contatar familiares a respeito do desejo do paciente.

O que deve ser feito se o paciente recusa ser atendido?

Providenciar o encaminhamento para outro médico equivalente. Prestar quaisquer informações que se façam necessárias para a continuidade do tratamento.

Pode um paciente se recusar a ser submetido a algum tratamento?

O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.

Quando um paciente se nega a receber tratamento quais princípios estão em conflito?

A recusa do paciente de submeter-se a qualquer tipo de procedimento médico, independentemente da iminência de risco de vida, encontra guarida nos princípios da liberdade religiosa, da autonomia da vontade e autodeterminação, na dignidade humana e até mesmo no princípio da legalidade.

Direito de recusa: você sabe o que é e quando pode ser usado?

30 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o paciente recusa o tratamento?

Art. 12. A recusa terapêutica regulamentada nesta Resolução deve ser prestada, preferencialmente, por escrito e perante duas testemunhas quando a falta do tratamento recusado expuser o paciente a perigo de morte.

O que fazer quando o paciente não aceita o tratamento?

Dar instruções de maneira clara e precisa, evitando cenas emocionais desgastantes. Adotar uma atitude solidária: mostre que você também tem problemas e dificuldades na sua vida (evitar a exclusão) Um ambiente familiar tolerante e acolhedor favorece a aceitação da condição de doente e, consequentemente, do tratamento.

Em que situação você poderá se recusar a fazer um procedimento?

Caso o empregado resolva desacatar a ordem e não fazer, estará exercendo o seu direito de recusa. Neste caso, se o empregador não acatar a decisão e ainda exigir que o funcionário execute a tarefa, o empregado poderá pedir despensa do trabalho e receber seus benefícios naturais de uma demissão sem justa causa.

Em que hipóteses é inadmissível a recusa de um tratamento médico?

A lei permite (e até obriga, a depender da interpretação do artigo 135 do CP) ao médico agir contra a decisão de recusa terapêutica, apenas nos casos de risco iminente de vida do paciente. Não há lei que proíba esse modo de agir.

O que é recusa terapêutica?

Ou seja, classifica-se como recusa terapêutica o direito do paciente maior, capaz, orientado e consciente de recusar a proposta médica quanto ao tratamento indicado para o seu quadro clínico....do tratamento puder gerar riscos previsíveis ao paciente, de modo que deve ser adotada a terapêutica que havia sido indicada, ...

O que fazer caso o hospital nega atendimento?

Para dar início ao processo, é importante procurar advogado ou a Defensoria Pública de seu estado, portando toda a documentação necessária (documentos pessoais, laudo médico indicando o tipo de internação/tratamento necessário, a urgência/emergência se houver).

É correto não prestar atendimento a pacientes com dor ao ser procurado em seu consultório?

Inicialmente, dispõe o artigo 58 do Código de Ética Médica, pelo qual veda ao médico: “deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de atendê-lo”.

Por que profissionais da saúde se recusam a atender pessoas em situações de emergência?

Os médicos têm o direito de recusar um determinado atendimento quando ocorrerem fatos que possam prejudicar a relação médico-paciente, nos termos do Código de Ética Médica, que assim dispõe: “Capítulo I, VII – O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames ...

Quando o idoso recusa tratamento?

Geralmente a recusa se dá pelo fato de o idoso não aceitar sua perda de independência, mas também pode ser reflexo de um quadro de demência, confusão mental, perda de memória e até alterações de personalidade que podem ser sinais de depressão.

O que é termo de recusa?

É o documento assinado pelo cliente confirmando que ele se recusou a preencher o questionário de perfil de risco e a fazer a adequação de investimento.

Pode o titular do direito plenamente capaz Recusar-se a tratamento médico ou cirúrgico mesmo correndo risco de morte?

Em regra, ninguém é obrigado a se submeter a tratamento médico ou intervenção cirúrgica de risco, salvo na situação de risco iminente de morte. O artigo 15 do Código Civil Brasileiro dispõe que ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.

Quando o paciente não quer fazer quimioterapia?

Pode ser que os pacientes não utilizem em seus tratamentos esses medicamentos, então é sempre aconselhável esclarecer as dúvidas sobre os tratamentos junto ao seu médico. Mas, de qualquer forma, se o cabelo cair, estimule a paciente a lembrar que é só uma fase.

O que significa Resolução CFM?

Resolução cfm 1974/11

E na medicina não é diferente. Para que as informações sejam passadas de maneira correta e ética, foi criada a Resolução CFM 1974/11. Essa importante norma trata das regras da publicidade médica e visa impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico.

Quando o colaborador se recusa a trabalhar?

Em suma, se um empregado lhe pediu para mandá-lo embora, e após sua recusa, ele passou a ter comportamentos ruins para a empresa, não espere a última "gota d'água" para puni-lo. Aplique advertências e suspensões, e, persistindo o comportamento, proceda com o desligamento por justa causa.

Precisa de tratamento mas não aceita?

Procurar um psicólogo para trabalhar as questões comportamentais e um psiquiatra, para ver a necessidade de medicação são de grande valia. É sempre complicado ajudar quem não quer tratamento.

Como convencer o paciente a aderir ao tratamento?

Para motivar o paciente a aderir ao tratamento, é importante capturar os momentos em que ele começa a aderir a linguagem da mudança, ou seja, sinais em sua fala: Se mostra aberto para escutar suas recomendações. Exemplo: o momento em que o paciente começa a fazer perguntas buscando informações adicionais.

Como fazer uma pessoa aceitar ajuda?

Confiança e Liberdade: Assim como qualquer pessoa, quem está em sofrimento mental precisa se sentir livre e segura para falar dos seus sentimentos, dificuldades e problemas. Não force a barra tentando tirar informações a força, deixar a pessoa tensa e acuada só vai aumentar a barreira entre vocês.

Quais são os direitos de um paciente?

11 direitos do paciente na saúde
  • Receber pronto atendimento em caso de emergência. ...
  • Cuidados humanizados. ...
  • Ser chamado pelo nome. ...
  • Solicitar um acompanhante. ...
  • Não ser abandonado pelo médico. ...
  • Procurar uma segunda opinião. ...
  • Receber documentos de saúde em letra legível.

Qual é a Lei de Proteção em Defesa do paciente?

Art. 196º - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Pode o profissional de enfermagem se recusar a exercer alguma atividade?

Sim. O profissional tem o direito de se recusar a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.

Artigo anterior
O que é conceito de força?
Artigo seguinte
O que è bom p desbloquear o metabolismo?