Quando ocorre o arresto de bens?
Perguntado por: Rodrigo Martim Matos | Última atualização: 24. April 2022Pontuação: 5/5 (13 avaliações)
Os artigos 829 e 830 do Código de Processo Civil determinam que o devedor executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contados da citação, se o oficial de justiça não encontrar o executado, arrestar-lhe-á tantos bens quantos bastem para garantir a execução.
Quando cabe o arresto de bens?
O arresto é a forma do credor requerer uma penhora antes mesmo da citação do devedor no processo de execução. Ou seja, é o elemento surpresa! Ele pode ser requerido desde que comprovada a probabilidade do direito e o risco ao processo.
Quando é possível o arresto?
A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que é possível fazer arresto eletrônico de valores, antes da citação, quando o executado não for localizado pelo oficial de Justiça.
O que é arresto dos bens?
Arresto é uma medida judicial preventiva, determinada por um juiz com a finalidade de apreender bens do devedor para garantir ao credor o recebimento de seu crédito. É essencial que se apresente mandado ou certidão extraída dos autos de execução, da qual conste cópia do auto ou termo de arresto.
O que prevalece arresto ou penhora?
STJ reafirma entendimento de que o arresto anterior tem preferência sobre a penhora posterior.
Profa. Ana Reale. Arresto Executivo ou Pré-Penhora, o que é?
Qual penhora Prevalece?
havendo, em juízos diferentes, mais de uma penhora contra o mesmo devedor, deve prevalecer a competência do juízo onde se efetivou a primeira penhora." (ut.
Pode vender imóvel com arresto?
RESPOSTA: A existência de averbação de arresto (o ato previsto na LRP é o de registro) não impede a venda do imóvel, desde que o título contenha ressalva ao gravame. Quem adquirir com a ressalva sabe que o imóvel permanece respondendo por dívidas ou obrigações objeto de demanda judicial.
O que é arresto do imóvel?
O arresto representa, portanto, uma medida preventiva que antecede a penhora e que serve para garantir o cumprimento de uma obrigação por parte do devedor. Os bens a serem arrestados podem ser imóveis ou móveis e devem possuir o valor necessário para assegurar o valor a ser recebido pelo credor.
O que acontece depois do arresto?
Uma vez efetivado o arresto, o exequente deverá providenciar a citação por edital do executado – caso não haja seu comparecimento espontâneo ou não seja realizada a citação por hora certa, por exemplo. Após a citação, o arresto será convertido em penhora (NCPC, art. 830, § 3º).
O que acontece após o arresto?
Nos 10 (dez) dias seguintes à efetivação do arresto, o oficial de justiça procurará o executado 2 (duas) vezes em dias distintos e, havendo suspeita de ocultação, realizará a citação com hora certa, certificando pormenorizadamente o ocorrido.
É possível arresto antes da citação?
O ordenamento jurídico autoriza o arresto de bens antes de aperfeiçoada a citação, nos termos do art. 830 do NCPC, cujo objetivo precípuo, além de garantir a execução, é fazer o executado não localizado ou que se oculta comparecer aos autos.
Quando é possível realizar o arresto ou pré penhora de bens do executado?
STJ permite arresto on-line antes da citação em execução de título extrajudicial. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em julgamento inédito, que é possível realizar arresto eletrônico de valores, antes da citação, quando o executado não for localizado pelo oficial de Justiça.
Qual a diferença de arresto e sequestro?
No arresto, faz-se a constrição de bens indeterminados, bastantes para garantir futura execução por quantia certa. No sequestro, a constrição recai sobre bem determinado que esteja sendo objeto de disputa ou que venha a ser disputado.
Quais são as modalidades de arresto?
O CAO-CRIM entende que o arresto é uma medida que se quer ver adotada nas Promotorias de Justiça Criminal. Vejamos aqui como a Doutrina costuma esquematizar o arresto em preventivo e subsidiário. Nesta modalidade devemos destacar que é um arresto de caráter facultativo.
Para que se destina o arresto?
Já o ARRESTO é uma medida cautelar típica prevista no artigo 813 do CPC e destina-se a assegurar a efetividade de uma execução contra devedor solvente, na medida em que retira bens da esfera de domínio do devedor, impedindo-o de alienar ou desviar os referidos bens.
Quais bens podem ser arrestados?
- dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
- títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
- títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
- veículos de via terrestre;
- bens imóveis;
Qual é o procedimento do arresto?
ARRESTO COMO FORMA DE GARANTIR O CRÉDITO
O arresto consiste na apreensão dos bens do devedor fundada em decisão judicial como forma acauteladora para assegurar ou garantir que o credor possa receber seus créditos, evitando que seja prejudicado injustamente nos casos de desvio de bens.
Como funciona o arresto Executivo?
O arresto executivo, também designado arresto prévio ou pré-penhora, de que trata o art. 653 do CPC, objetiva assegurar a efetivação de futura penhora na execução por título extrajudicial, na hipótese de o executado não ser encontrado para citação.
Como o oficial de justiça faz o arresto?
Para que o arresto se confirme será necessário que o oficial de justiça lavre um termo e nomeie um depositário....Quando iniciada a ação o credor deverá indicar os bens à penhora, caso não indique o oficial de justiça deverá buscar os bens do devedor de maneira que sejam suficientes para o débito.
Quem pode pedir arresto?
A medida somente poderá ser decretada pelo juiz criminal competente, de modo que, quando decretada antes da denúncia, gera prevenção. Quando decretada no curso do processo criminal, tramitará em autos apartados, mas vinculada ao processo criminal (principal).
O que é arresto em processo civil?
Arresto - Cautelar - Novo CPC (Lei n° 13.105/15)
É a apreensão judicial dos bens do devedor que podem ser posteriormente reivindicados para o pagamento de uma dívida comprovada.
O que significa aresto ou arresto?
A forma correta é Arresto! 1) Conceito: é uma medida preventiva para garantir a futura cobrança da dívida, ocorre quando apreende judicialmente os bens do devedor.
Qual é a ordem de preferência para a penhora?
655, do Código de Processo Civil/1973, dispunha sobre a ordem preferencial para penhora de bens, a saber: I) dinheiro, em espécie ou depositado ou aplicado em instituição financeira; II) veículos terrestres; III) bens móveis em geral; IV) bens imóveis; V) navios e aeronaves; VI) ações e quotas de sociedades empresárias ...
Pode haver duas penhoras sobre o mesmo bem?
POSSIBILIDADE. Havendo duas ou mais execuções movidas contra o mesmo devedor é possível que haja pluralidade de penhoras sobre o mesmo bem imóvel e a sua posterior alienação judicial, devendo, apenas, observar-se a ordem de prioridade de pagamento.
Qual a ordem de preferência dos credores?
Qual é a ordem de preferências no concurso de credores? Crédito preferencial referencia-se ao tratamento preferencial dado por lei a certos credores em relação aos concorrentes na solicitação de crédito. A ordem de prioridade é a seguinte: 1 Créditos alimentícios: Pensão, salários e dívidas trabalhistas.
Como para o sangramento de Polipo endometrial?
Qual é o hormônio do crescimento?