Quando ocorre elipse?

Perguntado por: Hélder Bernardo Rocha  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

Figura de linguagem que utiliza a omissão do termo na oração
A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

O que significa elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Como identificar a elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

O que é elipse na gramática?

Em estilística, trata-se de uma figura de sintaxe em que se verifica a supressão de uma ou mais palavras que podem ser contudo adivinhadas pelo contexto semântico e sintático da frase.

Qual a diferença entre zeugma e elipse?

Zeugma, assim como a elipse, também é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo. Porém, na elipse, o elemento omitido fica subentendido pelo contexto. No zeugma, essa omissão se dá especificamente com um elemento que já apareceu explicitamente em momento anterior no enunciado.

? Figura de linguagem: elipse [Prof. Alda]

42 questões relacionadas encontradas

O que é zeugma é um exemplo?

O que é Zeugma:

Exemplo: “Eu gosto de sorvete; Maria, de chocolate” / “Sua casa é enorme, a minha é mais simples”. O zeugma é classificado como uma figura de construção, utilizado na linguagem oral e escrita para conceder maior expressividade ao texto.

Como identificar zeugma?

A zeugma é uma figura de linguagem caracterizada por suprimir as palavras da oração sem que modifique o entendimento da mensagem. Através desse recurso, é possível fazer a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente por meio do contexto e de outros elementos gramaticais da oração.

O que é Nominalização na língua portuguesa?

Significado de Nominalização

substantivo feminino [Linguística] Operação que consiste em transformar uma oração em sintagma nominal para sua inserção numa frase matriz. ... Nominalização infinitiva: utiliza afixo zero mais o infinitivo do verbo. Ex: O governo constrói estradas. Construir estradas.

O que significa coesão por elipse?

⇒ Coesão por elipse: Ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem que isso comprometa a clareza de ideias da oração: Maria faz o almoço e ao mesmo tempo conversa ao telefone com a amiga. Em vez de: Maria faz o almoço e ao mesmo tempo Maria conversa ao telefone com a amiga.

Quando há a elipse de um termo feminino?

A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. ... A elipse está categorizada nas figuras de linguagem como figura de construção, a qual tem como principal objetivo conferir maior expressividade ao significado de um texto.

O que é Assindeto e exemplos?

Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.

O que é coesão e dê exemplos?

A coesão referencial existe principalmente para evitar o uso de repetição nas orações. Exemplos: ... Nesse caso, Vitória é o termo referente na oração. A cada vez que for preciso retomar esta palavra, pode-se usar termos parecidos ou sinônimos como o pronome “ela”, ou “a garota” ou outras opções desde que haja sentido.

Quais são os tipos de coesão?

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

O que é uma elipse do sujeito?

A elipse é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de sintaxe (ou de construção). Isso porque ela está relacionada com a construção sintática dos enunciados. Ela é utilizada para omitir termos numa sentença que não forem mencionados anteriormente. ... Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.

O que é sinonímia e exemplos?

É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

O que é Nominalizar um verbo?

Significado de Normalizar

verbo transitivo Tornar normal. verbo pronominal Tornar-se normal.

Como usar o zeugma?

A Zeugma é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de sintaxe ou de construção. Isso porque ela interfere na construção sintática das frases. Ela é usada para omitir termos na oração com o intuito de evitar a repetição desnecessária de alguns termos, como o verbo ou o substantivo.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Qual é a diferença entre aliteração e assonância?

Aliteração e assonância

A assonância é uma figura de linguagem similar à aliteração, porém se caracteriza pela repetição de sons vocálicos, especialmente das sílabas tônicas, para gerar o efeito discursivo. Portanto, trata-se de uma figura sonora equivalente à aliteração, mas que utiliza as vogais.

É um vocativo?

Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.

Quais são os três tipos de coesão por referência *?

São cinco os tipos de coesão: por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico. A coesão textual é um importante elemento que não deve ser esquecido em uma boa redação.

Quais os tipos de coesão sequencial?

→ Separamos para você alguns termos responsáveis pela coesão sequencial nos textos: Adição/inclusão - Além disso; também; vale lembrar; pois; outrossim; agora; de modo geral; por iguais razões; inclusive; até; é certo que; é inegável; em outras palavras; além desse fator...

O que é coesão sequencial e referencial?

A coesão referencial pode ocorrer por meio de algumas figuras de construção/sintaxe, como as anáforas, catáforas e elipses, e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações). A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão.

Artigo anterior
O que é a involução uterina?
Artigo seguinte
Porque não pode beijar em Dubai?