Quando ocorre a preclusão no processo?

Perguntado por: Melissa Irina de Pereira  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (56 avaliações)

Ocorre quando os prazos próprios não são respeitados e implica na perda da faculdade de praticar o ato processual cabível. O artigo 223 aborda esse tipo de preclusão no novo CPC: Art. 223.

Quando se dá a preclusão?

Diz-se lógica a preclusão quando um ato não mais pode ser praticado, pelo fato de se ter praticado outro ato que, pela lei, é definido como incompatível com o já realizado, ou que esta circunstância deflua inequivocamente do sistema.

Quais os 3 tipos de preclusão?

PRECLUSÃO TEMPORAL, CONSUMATIVA E LÓGICA. A preclusão temporal ocorre com o decurso do prazo assinalado para a prática do ato processual. Opera-se a preclusão consumativa com a prática do ato processual, que não pode ser repetida.

Como saber se o prazo é preclusivo?

A preclusão temporal ocorre quando não se pratica o ato processual no momento oportuno. O exemplo mais comum de preclusão temporal é a perda de um prazo processual para se manifestar, nos autos, sobre determinado assunto ou para interpor algum recurso.

Quais são os efeitos da preclusão?

A preclusão, contudo, não se refere à perda da pretensão, mas à perda da possibilidade de agir processualmente. Ou seja, a pretensão permanece, enquanto um ato processo é por ela alcançado – embora, como se pode imaginar, a perda do direito de manifestação no processo possa ter efeitos drásticos na pretensão.

Você sabe o que é preclusão? A #AGUexplica!

31 questões relacionadas encontradas

O que é a preclusão do processo?

Entendo por preclusão a perda, ou extinção, em consumação de uma faculdade processual que se sofre pelo fato, a) de não haver observado a ordem assinalada por lei para seu exercício, como os temos peremptórios ou a sucessão legal das atividades e das exceções; b) ou de haver realizado uma atividade incompatível com o ...

O que é preclusão exemplo?

As espécies de Preclusão

Em palavras mais simples, é a extinção da possibilidade de agir processualmente porque já houve a oportunidade de praticar determinado ato. Ela se dá pela prática do ato em si. Acontece, por exemplo, quando a parte já praticou o ato e deseja modificar algo, o que é vedado.

O que ocorre depois da preclusão?

Art. 223. Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, ficando assegurado, porém, à parte provar que não o realizou por justa causa.

Quais são os tipos de preclusão previstos no CPC?

Há quatro tipos de preclusão (temporal, lógica, consumativa e punitiva) e saber distingui-los é importantíssimo, já que a preclusão é um dos alicerces da boa marcha processual, seja para preservar a duração razoável do processo, seja para proteger a segurança jurídica e a boa-fé.

Como se classifica a preclusão?

A doutrina classifica a preclusão da seguinte forma: preclusão consumativa, preclusão temporal, preclusão lógica, preclusão ordinária, preclusão máxima e preclusão pro judicato.

Como reverter a preclusão temporal?

Portanto, a preclusão temporal é a única que ainda pode ser revertida, uma vez que a justa causa for comprovada.

Quais prazos não são Preclusivos?

O prazo para manifestação sobre a defesa e documentos não é preclusivo. O princípio da simplicidade que rege o Direito Processual do Trabalho, em conjunto com o da instrumentalidade das formas, impõe seja priorizada a solução da lide, em seu mérito, em detrimento das formas, desde que as partes não sofram prejuízo.

O que acontece se perder prazo para manifestação?

Ultrapassado o prazo concedido para a prática de ato processual sem sua realização pela parte, tem-se operada a preclusão temporal, acarretando a perda do direito de praticá-lo posteriormente.

Qual o sinônimo de preclusão?

1 perder, anular, expirar, prescrever, invalidar.

Qual o artigo da preclusão consumativa?

Em relação à preclusão consumativa, a perda da prerrogativa processual de pratica o ato decorre de a parte já tê-lo praticado; já extinto, portanto. Do contrário, teríamos a repetição daquele, o que é vedado pela Legislação Adjetiva Civil, verbis: Art. 507.

Pode apresentar contestação duas vezes?

Uma vez ofertada a peça de contestação, é defeso ao réu refazê-la, praticando o mesmo ato processual duas vezes, por força da preclusão consumativa.

Qual artigo da preclusão novo CPC?

A preclusão lógica: Segundo Theodoro, "É a que 'decorre da incompatibilidade entre o ato praticado e outro, que se queria praticar também'. Quem, por exemplo, aceitou uma sentença, expressa ou tacitamente, não mais poderá interpor recurso contra ela (art. 1.000 CPC)".

O que é preclusão e perempção?

Perempção é a extinção de um processo por negligência da parte autora. Preclusão é a perda de faculdades processuais por não exercê-las adequadamente. Prescrição é a perda do direito de ação devido ao tempo decorrido. Esses são conceitos distintos no âmbito jurídico.

O que é preclusão maior?

Fenômeno que alcança somente as partes. Para o juiz, só se opera a preclusão maior, ou seja, a coisa julgada.

O que quer dizer preclusa a prova documental?

TRT-16 - 216077220165160023

JUNTADA DE PROVA DOCUMENTAL. PRECLUSÃO. Em fase recursal está preclusa a exibição de documento que não se refere a fato posterior a sentença nem foi provado o justo motivo ou o impedimento da apresentação oportuna.

O que pode ser alegado em agravo de instrumento?

recurso de agravo de instrumento é cabível contra deliberações tomadas pelo juiz no curso do processo, conhecidas como decisões interlocutórias, antes da sentença. Seu objetivo é buscar a reforma ou invalidação desses vereditos, evitando assim causar danos graves e irreversíveis a uma das partes.

O que significa decurso de prazo para o réu?

No Direito, decurso de prazo é o período que o juiz dá às partes para que elas possam se manifestar e adicionar novas informações ao processo que está em andamento. Normalmente isso acontece quando uma das partes pede um pouco mais de tempo para apresentar novos documentos, provas e outros.

O que vem a ser revelia?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

Artigo anterior
O que pode ser ardência na região íntima?
Artigo seguinte
O que aconteceu com a filha do Elvis Presley?