Quando ocorre a deficiência na secreção do hormônio ADH acontece a produção de?

Perguntado por: Matias António Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

(Fuvest) O hormônio ADH atua sobre os túbulos renais promovendo absorção de água do filtrado glomerular. A deficiência na secreção desse hormônio faz com que a pessoa produza: a) muita urina, com alta concentração de excreções.

O que acontece com a deficiência do hormônio ADH?

A micção frequente e em grande quantidade chama-se poliúria e ocorre quando há diminuição da ação do hormônio antidiurético (ADH), que é o hormônio que controla a quantidade de água que os rins eliminam. Sem o estímulo do ADH, os rins não reabsorvem a água filtrada e o paciente acaba por urinar com grande frequência.

Como ocorre a secreção de ADH?

O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Esse hormônio é um polipeptídeo que apresenta nove aminoácidos e atua, principalmente, nos rins, nos quais proporciona uma maior reabsorção de água.

Quando a produção de ADH e baixa surge uma doença chamada?

O diabetes insipidus é resultado de uma deficiência na produção de ADH ou de um problema na resposta dos túbulos renais ao hormônio. O diabetes é uma doença relativamente comum, entretanto sempre a associamos com a insulina, esquecendo-nos dos outros tipos.

Qual o mecanismo de ação do hormônio ADH?

A ADH aumenta a permeabilidade dos túbulos uriníferos, favorecendo a reabsorção de água pelos rins e a produção de urina hipertónica. A produção da ADH é estimulada por uma osmolaridade plasmática elevada e por um baixo volume sanguíneo, consequências diretas da perda excessiva de água.

ADH - Hormônio Antidiurético e a Reabsorção da Água

39 questões relacionadas encontradas

Qual a principal ação do hormônio aldosterona?

Sua produção é normalmente regulada por duas... A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.

O que é ADH no sistema Urinario?

O ADH é liberado pela hipófise, uma glândula do sistema endócrino. O hormônio atua nos dutos que deixam os néfrons, favorecendo a reabsorção e, assim, aumentando a quantidade de líquido que retorna ao sangue. Portanto, o resultado é a formação de uma urina mais concentrada.

Qual é o nome da doença causada pela baixa produção de insulina?

Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células.

Quando surge diabetes insipidus?

O diabetes insipidus acontece devido a uma alteração no equilíbrio de líquidos no corpo, que é administrado pelo hormônio antidiurético (ADH), também chamado de hormônio vasopressina.

Qual é a doença causada pela deficiência de insulina?

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.

Qual a ação do ADH nos néfrons como sua secreção é estimulada?

Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água (aquaporinas) nas células do túbulo de conexão e túbulo coletor.

Qual a glândula responsável pela secreção do hormônio?

A neuroipófise é considerada uma expansão do hipotálamo. Ela armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.

Qual a Glandula que secreta o ADH?

saiba mais. O outro hormônio, que também trabalha na reabsorção de água, é o ADH, produzido pelo hipotálamo e liberado pela neurohipófise. “Ele atua diretamente na reabsorção de água, por osmose, aumentando a quantidade de uma proteína, chamada aquaporina, nos túbulos renais.”

Quais as consequências da diabetes insipidus?

Com relação ao diabetes insípidus, isoladamente, a principal complicação é a desidratação. Nos pacientes com sensação de sede normal e com acesso normal a água, o maior inconveniente é ter de beber água constantemente e ir ao banheiro com muita frequência.

Quando o ADH e liberado?

Quando ocorre redução da pressão arterial, sensores localizados no seio carotídeo percebem a redução, e então enviam sinais ao hipotálamo para que haja liberação de ADH.

O que faz a desmopressina?

Acetato de Desmopressina, para o que é indicado e para o que serve? O Acetato de Desmopressina spray nasal é destinado ao tratamento de diabetes insipidus central1 e para teste de capacidade de concentração renal. CID: Hipofunção e outros transtornos da hipófise – Diabetes insípidus.

Qual a diferença de diabetes insipidus e diabetes mellitus?

Mellitus significa mel em latim, um comparativo do odor e sabor adocicado característico da urina desse pacientes (urina com glicose). Já insipidus, quer dizer “sem sabor”, pois a urina não era adocicada. O diabetes insípido é raro e caracterizado por uma disfunção na hipófise.

Qual a diferença entre diabetes insipidus e mellitus tipo 1 e 2?

Ao contrário do diabetes tipo 2, o diabetes tipo 1 não ocorre devido ao estilo de vida, mas devido a um defeito no sistema imunológico, que ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, impedindo que o pâncreas possa desempenhar a sua função corretamente.

Quais os tipos de diabetes insipidus?

Existem dois tipos de diabetes insipidus: No diabetes insipidus nefrogênico, os rins não respondem à vasopressina (hormônio antidiurético), de modo que continuam a excretar uma grande quantidade de urina diluída. No diabetes insipidus central.

O que é glucagon e qual a sua função?

O glucagon é um dos hormônios responsáveis pela homeostase da glicose. Ele promove a liberação da glicose no sangue quando o nível detectado está abaixo do normal.

Como consequência da ação do hormônio ADH a urina fica mais concentrada?

Quando bebemos pouca água, o corpo se desidrata e a tonicidade do sangue aumenta. Certas células do encéfalo percebem a mudança e estimulam a hipófise a liberar ADH. Como consequência há maior reabsorção de água pelo túbulos renais. A urina torna-se mais concentrada e a quantidade de água eliminada diminui.

Onde é armazenado o ADH?

O hormônio antidiurético, também chamado de arginina vasopressina (AVP), é um hormônio produzido pelo hipotálamo no cérebro e armazenado na glândula pituitária posterior na base do cérebro. ADH ajuda a regular o equilíbrio da água no corpo.

Quais os hormônios liberados pelos rins?

O Rim
  • Controlam a pressão arterial, produzindo o hormônio renina.
  • Produzem o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.

Quem estimula a aldosterona?

A renina, uma enzima produzida nos rins, controla a ativação do hormônio angiotensina, que estimula as glândulas adrenais a produzirem aldosterona.

Qual é a ação da aldosterona sobre os túbulos renais?

O primeiro sítio de ação da aldosterona é o conjunto de células principais do túbulo coletor cortical. A aldosterona age aumentando a bomba sódio-potássio-ATPase, na face basolateral da membrana dessas células, assim como atua aumentando a permeabilidade ao sódio da face luminal da membrana.

Artigo anterior
Para que serve o lápis de olho?
Artigo seguinte
Quais as etapas fundamentais da gestão estratégica de pessoas?