Quando o verbo fazer vai para o plural?

Perguntado por: Nádia Iara Almeida Garcia  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbofazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbofazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Quando o verbo vai para o plural?

Regra geral:

O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).

Qual é o plural de faz?

Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.

Como conjugar verbo fazer?

Conjugação do verbo: fazer
  1. Presente. eu. faço. tu. fazes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. fazia. tu. fazias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. farei. tu. farás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. faça. que tu. faças. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. fizer. se tu. fizeres. ...
  6. Pessoal. eu. fazer. tu. fazeres. ...
  7. eu. faria. tu. farias. ele/ ela/ você

Como é o verbo ter no plural?

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

Verbo fazer ? Singular ou plural?? #24

40 questões relacionadas encontradas

Quando usar havia ou haviam?

A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter” No sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”.

Tinha 3 ou tinham 3?

Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3. ª pessoa do plural: Eles tinham saudades de ti.

Qual a diferença entre fazer e fizer?

Como devemos escrever: quando eu fazer ou quando eu fizer? Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer".

Quantas conjugações tem o verbo fazer?

Conjugações verbais: verbo Fazer

Presente: faço, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem. Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram.

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Faz quase ou fazem?

Por isso, use sempre faz; faz dez anos, faz quase dois anos, faz mil anos, etc. Se esse mesmo verbo fazer vier acompanhado de um auxiliar (sempre antes dele), este ficará também no singular: vai fazer dez anos, está fazendo quase dois anos, ia fazer mil anos, etc.

É correto falar houveram?

No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Que deverão ser ou serem?

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

Precisa-se no plural?

Exemplos de precisa-se com objeto indireto no plural

Precisa-se de trabalhadores. Precisa-se de empregados. Precisa-se de ajudantes. Precisa-se de recepcionistas.

O que acontece com os verbos quando mudamos as pessoas?

Quando conjugados, os verbos flexionam-se em pessoa a fim de evidenciar quem fala, para quem se fala ou aquele de quem se fala. Vamos observar os seguintes exemplos: Eu trabalho.

O que é Fá-lo-ei?

Em “fá-lo-ei”, ocorre mesóclise pronominal com o VTD “fazer” (verbo irregular da segunda conjugação) na primeira pessoa do singular do futuro do presente (simples) do indicativo (tempo que nunca admite ênclise), que apresenta a forma infinitiva reduzida e irregular (far = fazer), seguida da terminação -ei (do presente ...

Fizeram ou fazerem?

Fazer é a forma do verbo no infinitivo impessoal, também chamado de infinitivo não flexionado. Exemplo: Eles vieram fazer este trabalho. Fazerem indica a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado.

Como se escreve a palavra fazer?

O verbo fazer deriva do latim "facere", com o sentido de cometer, realizar, fazer.

Tinha ou tinham muitas pessoas?

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Tinham duas ou tinha duas?

Ou seja, sem sujeito, e sem conjugação, e utilizamos sempre a forma tinha. Agora, se você vê um sujeito antes do verbo, você deve sempre conjugar o verbo de acordo com o sujeito, e após ele, deve escrever tinha, e após eles, deve escrever tinham.

Tinham-se passado ou tinha se passado?

Porque o verbo concorda com seu sujeito, a concordância flui com facilidade. 3) Diga-se, em seguida, o exemplo de outro modo: "Tinha-se passado um ano...". A novidade é que, em vez de um tempo simples, tem-se um tempo composto, com o verbo em locução (dois verbos fazendo o papel de um só): tinha-se passado.

Tinha visto ou havia visto?

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.

Artigo anterior
Qual o melhor horário para tomar o losartana?
Artigo seguinte
É possível jogar Minecraft Java no Windows 10?