Quando o valor justo deve ser reconhecido?

Perguntado por: Nelson Silva Araújo  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

O ganho ou a perda em ativo financeiro mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, deve ser reconhecido em outros resultados abrangentes, exceto ganhos ou perdas por redução ao valor recuperável e ganhos e perdas de câmbio, até que o ativo financeiro seja desreconhecido ou reclassificado.

Como definir o valor justo?

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 46 – Mensuração do Valor Justo, a definição de Valor Justo é: “o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data da mensuração”.

O que é valor justo CPC?

TCU – CPC 46: Aprendendo a Mensuração do Valor Justo – O que é valor justo. De acordo com esse CPC valor justo é o preço que iria ser recebido pela venda de um ativo ou que iria ser pago pela transferência de um passivo em uma transação que fosse “não forçada” entre os participantes do mercado na data da mensuração.

Em quais circunstâncias o valor justo de um ativo financeiro não deve ser reconhecido?

Os investimentos em títulos patrimoniais que não possuem cotação de preço em mercado ativo, e cujo valor justo não pode ser confiavelmente mensurado, não devem ser registrados pelo valor justo por meio do resultado.

O que orienta o CPC 38?

O objetivo deste CPC é estabelecer princípios para reconhecer e mensurar ativos financeiros, passivos financeiros e alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros.

Contabilidade - Custo Corrente x Valor Realizável x Valor Justo

44 questões relacionadas encontradas

Qual a função da conta ajuste de avaliação patrimonial?

AJUSTE DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL EM LANÇAMENTO CONTÁBIL

A conta Ajuste de Avaliação Patrimonial alcança o objetivo primordial da Lei 11.638/07 que é a transparência das informações contábeis, considerando que o valor justo reflete a realidade mais próxima das instituições que o valor histórico.

O que o CPC 39 instrumentos financeiros considera como ativos financeiros?

Dentro desta definição podemos ver que um INSTRUMENTO FINANCEIRO ATIVO é caixa ou um contrato cuja finalidade é receber um ATIVO FINANCEIRO em uma data futura. ... Sua principal intenção é receber fluxos de caixa em uma data futura – novamente não há o que se falar em valor intrínseco do contrato.

Quando a entidade deve reconhecer um ativo financeiro?

A entidade deve reconhecer um ativo ou passivo financeiro em seu balanço patrimonial quando, e apenas quando, a entidade se tornar parte das disposições contratuais do instrumento.

Quando a entidade deve reconhecer um ativo passivo financeiro?

1.3, no reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar o ativofinanceiro ou o passivo financeiro ao seu valor justo, mais ou menos,no caso de ativo financeiro ou passivo financeiro que não seja aovalor justo por meio do resultado, os custos de transação que sejamdiretamente atribuíveis à aquisição ou à emissão do ...

Quais as três possíveis classificações para ativos financeiros?

Segundo a norma antiga, os ativos financeiros eram classificados entre (a) mantidos até o vencimento; (b) Empréstimos e recebíveis; (c) Disponível para venda e (d) mantidos para negociação.

O que diz o CPC 47?

O CPC 47 é um pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que define a forma como é feita a demonstração da receita decorrente de contratos com clientes. Ele unifica um conjunto de regras anteriores (CPC 17, CPC 30, ICPC 02 e ICPC 11) em uma única regra.

Qual a diferença entre valor presente e valor justo?

O valor presente é utilizado para atualizar o valor do dinheiro no tempo, considerando inflação, juros e desvalorização da moeda, por exemplo. Além disso, são consideradas as incertezas que envolvem tanto os ativos quanto os passivos do negócio. ... Já o Valor Justo é aquele pelo qual o ativo pode ser negociado.

Qual a diferença entre valor de mercado e valor justo?

Valor Justo é o valor mensurado a partir da pesquisa de mercado no qual representa o valor atual do ativo; Valor de mercado é o valor mensurado baseado em pesquisa de mercado; Valor lembrar também que existe também a questão do fluxo de caixa descontado para apurar o valor justo e aplicar o impairment.

Como o passivo financeiro é reconhecido aponte dois exemplos de reconhecimento?

O passivo deve ser reconhecido quando: (I) a entidade possuir uma obrigação que seja resultado de fatos contábeis passados; (II) seja provável a transferência de recursos econômicos ou financeiros para a liquidação desta obrigação; (III) e seu valor de liquidação ou realização possa ser mensurado em bases confiáveis.

Quando reconhecer um ativo contingente?

O ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência é confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade, segundo o CPC 25 que trata de Provisão, Passivo Contingente e Ativo Contingente.

O que é CPC 48?

Desde 1º de janeiro de 2018, entrou em vigor a nova norma contábil emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 48 – Instrumentos Financeiros. Esse pronunciamento substitui o CPC 38 – Instrumentos Financeiros – reconhecimento e mensuração.

Quando da contratação de um financiamento os juros devem ser reconhecidos de que forma em quais contas?

A receita de juros ou a despesa de juros deve ser reconhecida somente na medida em que ativo (ou recebível) de contrato ou passivo de contrato for reconhecido na contabilização do contrato com o cliente.

Como contabilizar investimentos financeiros?

As aplicações com prazo maior que um mês devem ter os registros de rendimentos feitos em partidas mensais. Por sua vez, os investimentos de curto prazo, em que o resgate é feito no mesmo mês da aplicação, devem ter seus rendimentos registrados no ato do resgate.

O que atende o CPC 37?

O CPC 37 é um pronunciamento técnico elaborado para orientar os procedimentos contábeis relativos às mudanças de GAAP (do brasileiro para o internacional) e se aplica às demonstrações contábeis consolidadas. ... Quando suas demonstrações contábeis já eram preparadas segundo IFRS, porém apenas para uso interno.

O que são instrumentos financeiros ativos?

Instrumentos financeiros são títulos financeiros, ou contratos, que geram um ativo para uma parte e um passivo (ou instrumento patrimonial) para a outra. O ativo é o caixa, a quantia recebida por dinheiro corrente. ... Por fim, o instrumento patrimonial é semelhante ao passivo, mas ainda possui um resquício de ativo.

São itens que podem ser considerados instrumentos financeiros ativos?

O que são Instrumentos Financeiros?
  • Ativo financeiro: é todo caixa ou similar a caixa a ser recebido. ...
  • Passivo financeiro: como sugere o nome, é o lado diretamente oposto ao ativo financeiro; são contas, empréstimos e duplicatas a pagar, ou títulos de dividas emitidos pela parte.

O que são instrumentos financeiros como se classificam e qual sua finalidade?

“Instrumentos financeiros” são títulos financeiros, mas também os contratos financeiros. Isso porque o termo se aplica aos contratos que gerem um ativo financeiro para um dos lados e um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para o outro. Ou seja, enquanto um dos envolvidos faz um pagamento, o outro o recebe.

Qual o objetivo do lançamento de ajuste?

A tela de lançamento de ajuste deve ser utilizada nas seguintes situações: abertura dos saldos das contas contábeis; lançamentos adicionais de processos não controlados pelo ERPFlex; verificação dos lançamentos gerados automaticamente pelo encerramento do exercício.

O que deve ser classificado como ajuste de avaliação patrimonial?

“serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo.”

O que são os ajustes de avaliação patrimonial que serão registrados no patrimônio líquido de acordo com a Lei 11638 07?

11.638/2007 alega que o ajuste de avaliação patrimonial é uma conta que junta o patrimônio líquido de uma empresa para corrigir os valores de bens dela. ... O verdadeiro objetivo é corrigir os valores dos bens que fazem parte da empresa a um valor justo. Essa é uma medida do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Artigo anterior
Qual a melhor série para definição muscular?
Artigo seguinte
Qual a melhor série para definição muscular?