Quando o tribunal decretar a nulidade de sentença?

Perguntado por: Diego Rúben Lourenço  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

7 do STJ. Deverá o Tribunal, nos dizeres do inciso II, decretar a nulidade da sentença quando esta não respeitar o princípio da congruência, i.e., discrepante em relação aos limites do pedido ou da causa de pedir (ultra petita ou extra petita).

Quando ocorre a nulidade da sentença?

Assim, se na fundamentação da sentença o julgador seguir determinada linha de raciocínio, conduzindo a uma determinada conclusão e, ao final, decidir de modo diverso, em manifesta contradição entre os fundamentos e a decisão, a sentença será nula.

Quando a sentença pode ser anulada?

Entre eles, estão a nulidade da convenção de arbitragem, decisão proferida fora dos limites da convenção de arbitragem, e sentença proferida por quem não podia ser árbitro. Os casos mais frequentes de pedido de anulação de sentença são ligados a uma possível parcialidade de um dos árbitros que compôs o tribunal.

Quando o tribunal decretar a nulidade de sentença por falta de fundamentação e verificar que o processo está em condições para imediato julgamento?

Quando o tribunal decretar a nulidade de sentença por falta de fundamentação e verificar que o processo está em condições para imediato julgamento, decidirá logo o mérito, sem determinar o retorno dos autos ao juízo de primeiro grau.

Quando um processo pode ser anulado?

Em regra, os atos das partes poderão ser invalidados apenas quando não houver coisa julgada material, e podem ser declarados inválidos ex oficio ou por simples peticionamento ao juiz, e são as exceções a essa regra em que a invalidade pode ilidir a própria coisa julgada, como nos casos do artigo 485, VIII, do Código de ...

NULIDADE DA SENTENÇA E JULGAMENTO ANTECIPADO: O CERCEAMENTO DEFESA

43 questões relacionadas encontradas

Como pedir anulação de um processo?

O pedido de anulação do processo em razão de suposta nulidade deve ser formulado em apelação criminal, e o indeferimento do pedido feito por meio de petição não é "indeferimento de prova ou de diligência" (art. 507, II, 'c', do RITJMG).

O que é anular um processo?

Anular, portanto, um ato ou todo o processo, por preterição de formalidade que não influiu na apuração dos fatos ou na decisão da causa, será render exagerado preito de vassalagem à lei e imolar na ara do frívolo curialismo[1].

Será decretada a nulidade da sentença quando está carecer de fundamentação?

De início, é caso de acolher a preliminar de nulidade da sentença por falta de fundamentação. ... Com isso, em razão da ausência de fundamentação da sentença (art. 489, §1º, IV, CPC), deve ser decretada sua nulidade.

Qual a consequência da ausência de fundamentação da sentença?

Reconhecida a insuficiência da sua fundamentação, o tribunal decretará a nulidade da sentença e, preenchidos os pressupostos do § 3º do art. 1.013, decidirá desde logo o mérito da causa.

O que ocorre quando uma decisão não é fundamentada?

Em síntese, se o autor demonstrar que não tem condições de trabalhar e o juiz, ao analisar o mérito, não apreciar essa questão, mas a suscitar como possível, a decisão será considerada como não fundamentada, possibilitando a interposição de embargos declaratórios em razão de contradição.

Quando a sentença pode ser reformada ou anulada?

Com relação à modificação da sentença recorrida, existem duas possibilidades: (i) reforma da sentença quando se percebe a existência de erro do magistrado na análise da lide (“error in iudicando”) ou (ii) anulação da sentença quando notada a existência de erro na estrutura da decisão (“error in procedendo”).

Quem pode anular a sentença de um juiz?

Ao juiz é defeso anular a própria sentença, devendo o inconformismo do agravante ser manejado na via recursal da apelação ou, eventualmente, por meio de ação rescisória.

É possível anular uma sentença transitada em julgado?

- A nulidade da sentença transitada em julgado somente pode ser declarada a qualquer tempo, independentemente de procedimento especial, quando tal ato decisório for nulo de pleno direito, pois neste caso considera-se inexistente a sentença.

O que ocorre quando o processo é nulo?

No plano do direito substancial, apresentase enfim como nulo o ato jurídico quando praticado por agente absolutamente incapaz, quando for ilícito ou impossível o seu objeto, quando não revestir a forma prescrita em lei, ou quando a própria lei taxativamente o declarar nulo ou lhe negar efeito (CC, art. 145).

Quando o juiz poderá reconhecer a nulidade do processo de execução?

178, a nulidade só poderá ser decretada depois que o Parquet for efetivamente intimado e se manifestar sobre a existência ou inexistência de prejuízo (art. 279, § 2º).

O que gera nulidade no processo civil?

Nulidade - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É a ineficácia do ato ou relação processual, causada pela não observância da lei. Pode ser absoluta, quando a grave violação à lei torna o vício insanável, ou relativa, quando torna o ato apenas anulável, possibilitando que o vício seja suprido pelas partes.

Quando o juiz não fundamenta a sentença?

Quando a lei impõe ao juiz o dever de fundamentar as decisões, é defeso ao julgador, por preguiça ou descaso, valer-se exclusivamente de argumentos alheios para declinar a sua ratio decidendi.

É nula a sentença que por falta de fundamentação?

AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO - NULIDADE DA SENTENÇA POR FALTA DE FUNDAMENTAÇÃO E OMISSÃO, ART. 458 , II , DO CPC - SENTENÇA DECLARADA NULA É nula a sentença que por falta de fundamentação, silencia sobre argumento relevante manifestado por uma das partes.

É nula a sentença sem fundamentação?

SENTENÇA - Ausência de fundamentação – Nulidade - Nula é a sentença sem fundamentação bem assim aquela que não examina todas as questões suscitadas pelas partes – Recurso ao qual se DÁ PROVIMENTO.

É nula a decisão interlocutória sem nenhuma fundamentação?

§ 1º Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: I - se limitar à indicação, à reprodução ou...ou que esteja eivada de algum vício que a torne nula.

É nula a decisão que sem fundamentação indefere a liminar?

AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO. É nula, nos termos do art. 489 , II , do Código de Processo Civil ( CPC ) e do art. 93 , IX , da Constituição Federal , a decisão interlocutória que indefere o pedido de tutela de evidência na ausência de risco de dano grave, que não é um dos requisitos do art.

Quando a sentença poderá ser considerada como não fundamentada e por consequência passível de anulação ou revisão?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

O que é revogar a sentença?

Revogação (ou revocação, do latim revocatĭo) é a acção e o efeito de revogar (ou revogar). Este verbo faz referência a deixar sem efeito uma resolução ou um mandato; afastar ou dissuadir alguém de um desígnio; ou fazer retroceder/recuar alguma coisa.

O que é nulidade de processo administrativo Detran?

É nulo o ato administrativo que determina a suspensão do direito de dirigir quando não houver prévia notificação do infrator acerca da instauração de processo administrativo com a finalidade de impor tal penalidade.

Quais são as nulidades no processo penal?

Assim, a nulidade pode ser classificada como: a) inexistência; b) nulidade absoluta; c) nulidade relativa; d) irregularidade.

Artigo anterior
O que é um infográfico resposta?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura a depilação com creme?