Quando o teste de Romberg é negativo?

Perguntado por: Diana Eva Marques Esteves  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

Ao final, o especialista da saúde e segurança ocupacional emite o resultado, que, se for negativo, evidencia que a pessoa não apresenta ataxia, isto é, falta de coordenação, sendo a sua propriocepção normal.

Como interpretar o teste de Romberg?

O Sinal de Romberg ou de Brauch-Romberg se dá quando há diferença de equilíbrio com os olhos abertos e fechados. Portanto, a prova de Romberg é dita positiva quando o paciente consegue manter-se em equilíbrio com os olhos abertos, mas apresenta oscilações importantes ou tendência à queda ao fechar os olhos.

O que é teste de Romberg negativo?

Durante todas as fases, o paciente deve ser capaz de manter a postura ereta, ainda que com pequenas oscilações. Esse quadro caracteriza resultado negativo para o teste de Romberg. Já quando o paciente mostra tendência a cair para frente ou para os lados, o Romberg é positivo.

O que causa Romberg positivo?

O teste de Romberg é positivo em doenças que causam ataxia sensorial como: Doenças que afetem as colunas dorsais da medula espinhal, como tabes dorsalis (neurosífilis). Doenças que afetam os nervos sensitivos (neuropatias sensoriais periféricas), como a polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória crônica.

O que é Romberg sensibilizado?

– Estático (Pesquisa do sinal de Romberg), por vezes é necessário sensibilizá-lo (Romberg sensibilizado) colocando-se um pé a frente do outro ou manter-se apoiado num pé só.

TESTE DE ROMBERG - AVALIAÇÃO DE EQUILÍBRIO ESTÁTICO

32 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do teste de Romberg e suas variações?

O Teste de Romberg é utilizado para avaliar possíveis alterações de equilíbrio estático dos indivíduos. Essas disfunções correlacionam-se a alguma condição neurológica. As atividades laborais, de qualquer setor, requerem um bom equilíbrio, bem como boa estabilidade física e mental.

Como avaliar a sensibilidade do paciente?

Para testar a sensibilidade vibratória, o examinador coloca o dedo sob a articulação interfalângica distal e percute levemente com um diapasão de 128 Hz no lado oposto da articulação. O paciente deve perceber o fim da vibração ao mesmo tempo que o examinador, que a sente pela articulação do paciente.

Como testar ataxia cerebelar?

O teste deve ser realizado com os olhos fechados para avaliar a propriocepção na extremidade superior. Um teste para a função cerebelar que enfatiza as extremidades inferiores é o teste do calcanhar-joelho.

Como avaliar ataxia?

Dentre os principais sintomas de ataxia, estão:
  1. Dificuldade para ficar em pé ou andar;
  2. Tontura;
  3. Dificuldade para realizar movimentos com os membros, especialmente movimentos finos;
  4. Dificuldade para falar (disartria);
  5. Movimentos oculares anormais, como nistagmo;
  6. Náuseas e vômitos.

Quais são os testes de equilíbrio?

Os artigos que compõem esta revisão de literatura apresentam os testes mais utilizados, tais como: Teste Timed Up and Go (TUG), a Escala de Lawton, a escala de Katz ou Índice de Katz. São testes rápidos que avaliam o equilíbrio do idoso.

O que é ataxia de marcha?

A marcha atáxica é o termo médico para descrever as alterações de caminhar caracterizadas por incoordenação dos membros inferiores. Essa alteração não ocorre em indivíduos normais e sempre indica disfunção de estruturas neurológicas importantes para o equilíbrio.

Quem inventou o teste de Romberg?

Sir William Richard Gowers (1845-1915), neurologista britânico.

Como é feito teste de equilíbrio?

Para realização do teste, o sensor é posto na região lombo-sacra (na linha de S1 – S2), juntamente da faixa sobreposta a cintura. No Teste de índice de queda é somente monopodálico, com olhos abertos ou fechados. O avaliado deve se manter na posição ortostática até o final da fase estabilização.

Para que servem os testes de equilíbrio?

O teste de equilíbrio estático na posição semi- tandem é uma medida de estabilidade lateral e tem sido utilizado para identificar idosos com risco de quedas.

O que é equilíbrio estático na fisioterapia?

No equilíbrio estático, a base de suporte dos pés, mantém-se fixa, enquanto o centro de gravidade movimenta-se. Neste caso, o senso de equilíbrio mantém o centro de gravidade dentro da base de suporte dos pés.

Como avaliar o equilíbrio dinâmico?

Com um goniômetro, marque 135º entre a direção anterior e as demais direções (póstero-medial e póstero-lateral), que deverão estar a 90º entre si. O examinador mede o ponto mais distante que o indivíduo alcança com a ponta do hálux nas 3 direções.

Quais são os 3 tipos de ataxia?

Há três tipos de ataxia : ataxia cerebelar, ataxia vestibular e ataxia sensorial.

Como saber se a pessoa tem ataxia?

Alguns dos sinais de ataxia podem ser bem sutis, como tropeçar muito e andar cambaleando, ter dificuldade com tarefas de coordenação motora avançada, como fechar um botão, escrever e segurar um lápis.

Como identificar ataxia?

Decomposição dos movimentos, tremores, hipotonia (perda da força) muscular, dificuldade para articular as palavras, distúrbios da movimentação ocular e dificuldades para marchas são algumas das manifestações clínicas que portadores de ataxia apresentam.

Quais os primeiros sintomas de ataxia cerebelar?

Em comum permanecem a perda progressiva da coordenação da marcha, dos movimentos da mão, dos olhos, os distúrbios da fala e o início tardio das manifestações clínicas. Outros sintomas possíveis são a rigidez muscular, diminuição da sensibilidade nos pés e nas mãos, incontinência urinária, perda da memória e cegueira.

Qual órgão a ataxia acomete?

Qualquer fator que lesione o cerebelo pode causar perda de coordenação (ataxia). No entanto, muitos outros problemas também podem causar perda de coordenação.

Onde a ataxia ataca?

Além de lesão do cerebelo, a ataxia pode ser causada por distúrbios em outras partes do sistema nervoso (por exemplo: tronco cerebral, medula espinhal e nervos periféricos).

O que avaliar em um paciente neurológico?

Anamnese, nível de consciência, reflexos, equilíbrio e sensibilidade são algumas etapas do exame neurológico. Traumas, concussões, suspeita de tumores ou AVC (acidente vascular cerebral) podem motivar a avaliação, que também costuma ser realizada em pacientes internados.

Como avaliar a coordenação motora de um paciente neurológico?

O dedo indicador o terapeuta é mantido a frente do paciente, pede-se para o paciente que toque com a ponta de seu dedo indicador a ponta do dedo indicador do terapeuta, repetir algumas vezes para observar o movimento se tem alteração no alcance, na execução e no acerto do dedo.

Quais são os tipos de sensibilidade?

Geralmente, são divididos em três tipos: mecanoreceptivos, termoreceptivos e dor. Os primeiros podem ser de tato (pressão, cócegas) e posição (velocidade do movimento , estática). Já as sensações são geralmente classificadas em quatro tipos: exteroceptiva, proprioceptivo, viscerais e profundas.

Artigo anterior
Qual a voltagem da fita de LED?
Artigo seguinte
Por que não devemos tomar leite?